Publicidade
Evento em SP vai debater o ‘Ecad dos livros’
PublishNews, Leonardo Neto, 16/08/2016
Realizado pela ABDR, com apoio do SNEL, o seminário ‘A gestão coletiva de direitos autorais no Brasil’ acontece no dia 23/08

Qualquer pessoa que já trabalhou em rádio, TV, restaurantes ou organizando eventos sabe: é necessário pagar as taxas do Ecad. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição recolhe os valores apurados na execução pública de músicas e os repassa aos detentores dos direitos autorais da música. Assim, pelo menos na teoria, quando uma música – ou trecho dela – é executada – seja como fundo musical em um restaurante, por uma emissora de rádio ou por uma banda em uma festa de casamento – os seus autores receberão o que lhe for de direito pela execução.

No mundo do livro não há, hoje no Brasil, nada semelhante. Então, se, por exemplo, um laboratório farmacêutico está criando um novo medicamento e utiliza um livro – ou trechos dele – na documentação que será enviada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o autor – ou o detentor dos direitos do livro – poderá não receber nada pelo conteúdo utilizado.

Evento em SP vai debater o ‘Ecad dos livros’ | © PDPics / WikiCommons
Evento em SP vai debater o ‘Ecad dos livros’ | © PDPics / WikiCommons

No campo do material didático, o processo é ainda mais complicado. As editoras até licenciam conteúdos (trechos de livros, um poema ou um excerto de uma crônica, por exemplo). Mas a queixa geral é que o trabalho que se tem no licenciamento desses conteúdos é muito grande.

Frente a esse cenário é que a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) marcou para o próximo dia 23 um evento para debater a gestão coletiva de direitos autorais do livro, nos moldes da que hoje faz o Ecad pela música. O seminário, que tem o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), acontecerá no auditório da ABDR (Av. Angélica, 2.530 – São Paulo / SP), das 9h às 12h45.

“O nosso objetivo com o seminário é informar a editores e autores sobre essa possibilidade nova de receita. A remuneração por outros usos já é uma realidade na Argentina, nos EUA e em alguns países da Europa”, explicou ao PublishNews Danton Morato, diretor jurídico da ABDR. A ideia, segundo adiantou ao PublishNews é que seja criada uma nova entidade que reúna editores e autores e que gerencie esse licenciamento coletivo de conteúdos.

“Esse assunto é inescapável. É mais do que preciso debater isso”, disse Sintia Mattar, especialista em direitos autorais e sócia da Trevisan | Mattar. “Um livro didático, por exemplo, pode ter até quatro mil itens a licenciar. É uma das coisas mais desgastantes que há nesse trabalho, porque cada um desses itens segue um padrão de licenciamento e de cobrança. Faltam parâmetros e a gestão coletiva de direitos autorais facilitaria muito a vida das editoras”, sentenciou.

Um dos assuntos que deve ser tema de discussão no evento do dia 23 é justamente essa parametrização das cobranças por esses conteúdos. Internacionalmente, existem plataformas de licenciamentos, como, por exemplo, a Copyright Clearance Center (CCC), cuja missão é “facilitar para que pessoas peguem, usem e compartilhem conteúdos globalmente e, ao mesmo tempo, proteger os interesses dos criadores, editores e outros detentores de direitos autorais”. “Lidar com conteúdos licenciados pelo CCC é uma maravilha. Você informa o que vai usar, qual a extensão do uso e ele dá um preço. É um estímulo para que as pessoas ajam corretamente”, comentou Sintia.

Programação

Entre 9h45 e 10h45, acontece o primeiro painel da programação que vai fazer um panorama da gestão coletiva de direitos autorais na Argentina e em países europeus. Para falar sobre a realidade dos nossos vizinhos, foi convidada Ana Maria Cabanellas, editora e membro do comitê executivo da International Federation of Reproduction Rights Organization (IFRRO). Já a realidade europeia será apresentada por Victoriano Colodron, diretor da Copyright Clearance Center (CCC).

A programação segue com o segundo painel (das 10h45 às 12h15), que contará com a presença de um representante do Ministério da Cultura (MinC), que vai falar sobre a regulamentação da gestão coletiva de direitos autorais no Brasil; do professor Antonio Carlos Morato, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), que aborda o tema Pessoas jurídicas e a titularidade originária de direitos autorais; e da professora Elizabeth Saad, da Escola de Comunicação e Artes da USP, que vai falar sobre Livros digitais no Brasil.

Encerrando a programação, Daniela Manole, presidente da ABDR, fala sobre a implementação da gestão de direitos autorais de livros no Brasil, a partir das 12h15.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail administrativo@abdr.org.br indicando o nome completo e empresa onde trabalha. A participação é gratuita.

[16/08/2016 09:25:00]
Matérias relacionadas
Pesquisa da Nielsen BookScan divulgada pelo SNEL apresentou, neste quarto período, crescimento de 3,12% no faturamento graças ao aumento do preço médio do livro; no acumulado do ano, crescimento no valor é de 7,56%
Ações promocionais realizadas pelos varejistas em março por conta da Semana do consumidor resultaram em variação positiva de 15,95% no faturamento e de 8,95% no volume
Ao apresentar um panorama da publicação de livros em países de língua portuguesa, Jaime Mendes comenta sobre fronteiras encontradas na circulação dos livros
Leia também
Festa Literária Internacional de Paraty será celebrada de 9 a 13 de outubro, na chamada de semana do "saco cheio", adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil
Inspirada na tradição ensaística de autoras como Susan Sontag, autora reflete sobre os variados aspectos da vida masculina a partir da sua experiência como mulher e leitora
Evento entre 23 e 25 de maio terá a presença de mais de vinte escritores, entre eles o autor e filósofo espanhol Santiago Beruete e o brasileiro Milton Hatoum