Publicidade
Publicidade

Ivani Cardoso é formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação de Santos e em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos. Trabalhou nos jornais Cidade de Santos, O Estado de S. Paulo e A Tribuna, de Santos. De 2001 até fevereiro de 2012 trabalhou no atendimento e coordenação de contas na Agência Lu Fernandes Comunicação e Imprensa. Na área de eventos coordenou a divulgação da Flip 2007, Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2002), Viradas Culturais da Prefeitura de São Paulo e quatro edições da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, Flipoços 2013, entre outros. Na área editorial, também coordenou o trabalho de divulgação a Câmara Brasileira do Livro e das editoras Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Planeta Brasil, Summus, Thomas Nelson Brasil e Sesc Edições. É editora do Publishing Perspectives Educação, newsletter da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil. Sua coluna mensal abordará os fatores que podem ajudar ou complicar a divulgação de um livro. Entre os assuntos abordados, estão o grande número de lançamentos no mercado, os espaços na mídia, as colunas dedicadas ao livro e à leitura, o trabalho com os autores, as dificuldades das noites de autógrafos, as estratégias especiais para divulgação, as coletivas de imprensa e muitos outros.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

PublishNews, Ivani Cardoso, 14/07/2015
Segundo Ivani Cardoso, algumas editoras mandam embora seus assessores e jogam a divulgação para cima dos editores que não têm tempo e nem entendem do assunto
PublishNews, 08/04/2014
Ser assessor de imprensa também é um trabalho que exige envolvimento e paixão. Não dá para divulgar um livro, uma editora ou um evento de literatura sem uma ligação maior e interesse pelo tema
PublishNews, 07/01/2014
Resoluções de Ano Novo
PublishNews, 01/10/2013
Admirável novo tempo
PublishNews, 02/07/2013
Levanta, sacode a poeira e “Plano B” em ação!
PublishNews, 02/04/2013
Nem só de Flip vivem os jornalistas
PublishNews, 08/01/2013
De assessor chato e de louco todos têm um pouco
PublishNews, 02/10/2012
Pé de pato, mangalô, três vezes. E se nem assim a divulgação funciona...
PublishNews, 19/06/2012
Eu divulgo, tu divulgas, ele divulga...
PublishNews, 28/01/2015
Entre tantos desafios da nossa profissão de assessor de imprensa um dos maiores é, certamente, conseguir satisfazer o cliente, mas e quando ele não faz a parte dele?
PublishNews, 11/03/2014
É essencial produzir um bom relatório porque ajuda o cliente a entender melhor o universo de trabalho do assessor
PublishNews, 10/12/2013
Um blog para chamar de fonte
PublishNews, 03/09/2013
Uma jornada pela Jornada de Literatura
PublishNews, 04/06/2013
Tempos difíceis para assessoria de imprensa
PublishNews, 05/03/2013
Sufocados pelos livros digitais
PublishNews, 04/12/2012
Autores, autores, divulgação à parte
PublishNews, 28/08/2012
Redes sociais e o gerenciamento de crises
PublishNews, 28/05/2014
Muitos assessores reclamam da arrogância dos jornalistas de veículos, mas o contrário também é verdadeiro
PublishNews, 11/02/2014
Por que não fazer uma pequena mensagem no site da editora para lembrar que o respeito, a cidadania e a paz não podem ser sufocadas pelo medo e pela violência?
PublishNews, 29/10/2013
O que os escritores querem?
PublishNews, 06/08/2013
Lançamento é tudo de bom. Ou deveria ser
PublishNews, 07/05/2013
Os textos nossos de cada dia
PublishNews, 05/02/2013
Ei, você aí, me dá um dinheiro aí...
PublishNews, 06/11/2012
O Clipping nosso de cada dia
PublishNews, 17/07/2012
No meio do caminho tem um briefing
Você precisa ver uma criança de dois anos no iPad para ver que tem uma mudança grande acontecendo aqui.
John Makinson
CEO da Penguin

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar