Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 15/05/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 15/05/2024

Desde março deste 2024, o mercado editorial brasileiro passou a ter uma faculdade para chamar de sua com a agora Faculdade LabPub. Criada no contexto do livro como escola de educação a distância em 2018, a empresa fundada por André Castro (ex-Ediouro e HSM, entre outras experiências, agora reitor) e Cassia Carrenho (curadora de muitos eventos do mercado, ex-PublishNews e agora vice-reitora) sempre voltou sua atenção para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos no setor. De lá para cá, foram mais de 120 cursos e 4 mil alunos. Agora, a empresa dá mais um passo em direção à expansão. A motivação principal para a transformação em instituição de ensino superior foi justamente qualificar e expandir os cursos: um diploma de uma IES é diferente do certificado de conclusão de curso de uma escola qualquer, destaca o agora reitor da LabPub, André Castro. “Abrir uma faculdade é completamente diferente de abrir um centro de cursos, porque não depende da sua vontade, mas sim de diversas adequações ao que exige o Ministério da Educação”, explica. “O processo dura no mínimo dois anos e meio e demanda muito, muito trabalho. Acho que um aspecto positivo também é que a decisão de se transformar em faculdade partiu muito de uma vontade nossa de ir para o lado da economia criativa. O nosso foco é e continua sendo o mercado editorial, que está dentro desse nicho, mas uma faculdade possibilita a gente criar um pouco e incorporar as discussões sobre economia criativa, que são algo muito importante para o Brasil”. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/05/2024

A nona edição do Istanbul Publishing Fellowship terminou com resultados positivos para o mercado nacional. O evento na Turquia foi o primeiro encontro editorial internacional de 2024 e gerou resultados de US$ 36 mil para os três representantes brasileiros. A participação do time brasileiro foi promovida pelo Brazilian Publishers (BP), o projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A delegação brasileira foi composta por Gabriela Colicigno, da Agência Magh; Isabel Diegues, da Editora Cobogó; Paulo Fuzinelli, da Leiturinha Sandbox Group; e Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers. O Istanbul Publishing Fellowship foi organizado pela Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo turco, e tem como objetivo promover a literatura no país e uma cooperação mútua entre o mercado editorial. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 15/05/2024

O Book Friday de 2024, um dos maiores eventos de compra e venda de livros do ano da Amazon, será realizado esta semana, de 16 a 20 de maio, e contará com descontos de até 80% em mais de 40 mil itens entre livros, e-books e aparelhos eletrônicos. O evento surgiu no Brasil em 2014 e é bastante aguardado pela comunidade literária todos os anos, pela ampla seleção e pelos descontos oferecidos. Além das promoções da Book Friday, assinantes Prime possuem acesso a frete grátis e rápido e à plataforma Prime Reading, que disponibiliza centenas de títulos de livros de forma gratuita. “Na Amazon, acreditamos na leitura como um pilar fundamental para a disseminação do conhecimento e a Book Friday é um dos exemplos do que fazemos para expandir o acesso à leitura, com milhares de itens com descontos que chegam a 80%”, ressalta Ricardo Perez, líder do negócio de livros da Amazon no Brasil. Clique no Leia mais para conferir as principais ofertas da Book Friday.

PublishNews, Magno Paganelli*, 15/05/2024

A literatura devocional – como chamamos hoje –, nasceu no século passado, nos países do norte e, naturalmente, influenciaram a produção cristã no Brasil, com títulos como Boa semente e Pão diário. Este último surgiu nos Estados Unidos, em 1938, como reprodução transcrita de conteúdos de rádio, que passaram a ser utilizados no formato impresso. O livro foi traduzido para dezenas de idiomas e distribuídos em 150 países, dentre os quais o nosso. (...) Já nos anos 2000, com o percebido crescimento dos evangélicos, deu-se a proliferação dos devocionais temáticos. Editoras identificaram um público próximo dos conteúdos que cabiam naquele formato, e vimos o lançamento de devocionais para casais, família, mulheres, pequenos grupos, além de antigos sermões de pregadores consagrados, sendo vertidos para o formado devocional. Este é o caso das mensagens de Charles Spurgeon, Billy Graham, Max Lucado, John Piper e tantos outros. Com a onda dos influenciadores nas redes sociais, o papel dos devocionais foi potencializado, levando alguns títulos a se tornarem best-sellers e a figurarem nas listas dos livros mais vendidos do país por meses. Não somente um título, mas alguns deles têm marcado presença firme na lembrança e no interesse do público leitor. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 15/05/2024

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana são três novidades: A primeira é o livro do poeta, romancista e artista plástico Daniel Pimentel, O coração submerso (Clube de Autores). Na obra, ele aborda o transbordamento do amor declarado, passa pela traição, pelos relacionamentos que deram errado, deixando a mágoa como paradigma de histórias vividas por todos nós, até chegar, finalmente, à superação e valorização da vida. A segunda é o livro Bel e o admirável escudo invisível (Moah! Editora), escrito por Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina da USP, cientista e colunista do jornal Folha de S.Paulo, e ilustrado por Catarina Bessell. Na publicação, em meio às aventuras de Bel e sua turma, o autor aborda o tema das vacinas e explica como o medicamento atua no corpo, salvando vidas e erradicando doenças. A obra será lançada neste sábado (18), às 10h30, na Livraria Miúda (Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 - Pompeia, São Paulo / SP). E a terceira novidade é a Coleção pets (Moah! Editora), idealizada por Heloisa Hernandez. São quatro livros que funcionam como um diário, em que os tutores podem contar a sua história com o seu pet, desde o momento em que o conheceram à chegada em casa e todas as aventuras vividas junto. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 15/05/2024

A Global Editora abriu duas vagas em seu time para os cargos de gerente editorial e analista financeiro. Para a primeira é preciso ter graduação em Editoração, Produção Editorial, Letras ou outros cursos da área de Ciências Humanas. É desejável também pós-graduação ou MBA no campo editorial; experiência profissional de no mínimo cinco anos no ramo editorial literário, gerenciando equipes. As funções incluem acompanhar o processo de edição dos livros da editora; prospectar originais de qualidade; participar de reuniões com a direção da editora; realizar contato com os autores antes, durante e após o processo de publicação de obras; delegar tarefas de trabalho para a equipe e checar a execução delas; entre outros. Para a vaga de analista financeiro é pedido curso superior em Ciências Contábeis e/ou Administração de Empresas; conhecimentos em controladoria e sistema operacional Totvs; e experiência profissional de três anos em editoras. Trabalhar em conjunto com outras áreas no auxílio das informações do financeiro/contábil /fiscal/custos; prestar suporte à área contábil na elaboração de relatórios gerenciais para a Diretoria e sócios; cumprir prazo de entrega de relatórios mensais para a geração do SIG; acompanhar os fechamentos financeiros/contábeis (conciliar contas); e apoiar a emissão de ordens de serviços; estão entre as atribuições do cargo. Ambas as vagas são 100% presencial e interessados devem encaminhar currículos para recrutamento@globaleditora.com.br sinalizando no assunto o nome do cargo desejado.

PublishNews, Guilherme Sobota, 14/05/2024

A escritora canadense Alice Munro – considerada uma das maiores mestras do conto de todos os tempos – morreu nesta terça-feira (14), aos 92 anos, em sua casa em Ontario (Canadá). Vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013, ela sofria de demência há mais de uma década. A família confirmou a morte ao jornal The Globe and Mail. Em 2013, a Academia Sueca a premiou justamente com esta simples e direta justificativa: "mestre do conto contemporâneo". No Brasil, alguns de seus livros foram publicados mais recentemente pela Biblioteca Azul (selo da Globo Livros), como O progresso do amor (2017, com tradução de Pedro Sette-Câmara), Falsos segredos (2015, Celina Portocarrero), e Amiga de juventude (2014, tradução Elton Mesquita), entre outros. Antes, alguns títulos também foram lançados pela Companhia das Letras: Vida querida (2013, com tradução de Caetano Galindo); O amor de uma boa mulher (2013, com tradução de Jorio Dauster); e Felicidade demais (2010, com tradução de Alexandre Barbosa de Souza). A editora publicou uma nota lamentando a morte. "A autora deixa como legado obras atemporais que, ao explorar temas como memória, identidade, família e os pequenos dramas da vida cotidiana, revelam uma perspicácia e uma sensibilidade singulares", diz o comunicado. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 15/05/2024

O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – tem essa semana dois novos editais. O primeiro diz respeito ao registro de preços para aquisição de livros literários voltados para o público infantil, e ultrapassa os R$ 4 milhões em valor. O segundo é voltado para livros paradidáticos desenvolvidos para o trabalho socioemocional em sistema de ensino. O valor chega a R$ 19 milhões. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.

“Preparo meus livros como quem faz empanadas, aos poucos e com carinho.”
Isabel Allende
Escritora chilena
1.
Ou vai ou voa
2.
Tríade do poder
3.
Café com Deus pai - 2024
4.
Acima de tudo o amor
5.
Mais esperto que o diabo
6.
O código dos negócios extraordinários
7.
Intoxicação digital
8.
Mãe, me conta sua história?
9.
A cada passo
10.
A biblioteca da meia-noite
 
PublishNews, Redação, 15/05/2024

Com o objetivo de difundir a literatura regional, a plataforma Estante Mineira surge para reunir e representar editoras independentes de Minas Gerais. Lançamento inédito da Crivo Editorial, a loja virtual possibilita o acesso a uma parte significativa da produção literária independente do estado, e conta, até então, com a participação de 31 editoras e mais de 400 títulos. O lançamento da plataforma ocorre no dia 16 de maio, quinta-feira, às 15h30, na Biblioteca Luís de Bessa – Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. De acordo com Lucas Maroca, editor-chefe da Crivo Editorial, nos bastidores do mercado, já há um tempo, se discute a ideia das editoras de Minas terem um lugar coletivo para expor, vender e distribuir seus livros e obras. A ideia é potencializar o alcance e centralizar para juntas, as editoras vencerem desafios comuns de suas rotinas e ganharem visibilidade. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Lorenzo Herrero*, 15/05/2024

Feira de Buenos Aires | © DivulgaçãoNa segunda (13) terminou a 48ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, na qual foram registrados 1,126 milhão de visitantes, segundo dados da Fundação El Libro, durante os 19 dias do evento. Em comparação com a edição de 2023, a adesão do público caiu 9,53%. Este ano, o ingresso teve o valor de 3,5 mil pesos (aproximadamente R$ 20,30) de segunda a sexta e 5 mil (aproximadamente R$ 29) aos sábados e domingos, um valor alto, mas que incluía benefícios para compras nos diversos estandes e livrarias. Para amenizar de alguma forma a queda de visitantes devido à crise econômica que assola o país – e graças ao apoio financeiro do Governo de Buenos Aires – a entrada gratuita foi permitida nos dias úteis das 20h às 22h. Em relação às vendas, os editores indicaram que houve uma queda entre 30% e 50%. Apesar desse declínio, a participação massiva reflete que a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires continua a ser o grande evento cultural da Argentina e um dos principais da América Latina; e que, apesar da crise, seus salões, propostas e atividades têm estado lotados, despertando o interesse de todos os visitantes. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 15/05/2024

Fundação Gilberto Freyre, situada em Recife (PE) | © DivulgaçãoCom objetivo de conhecer e discutir sobre a riqueza das casas museus brasileiras, a Casa Museu Ema Klabin realiza nesta quinta (16), às 11h, a terceira edição da série Bate-papo em casa: tipologia casa museu que reúne pesquisadores e os setores de educação de casas museus brasileiras. O encontro terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin. O evento contará com as presenças de Simone Trindade, diretora adjunta cultural do Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, instituição localizada em Salvador (BA) e Francisco Pereira, responsável pelo setor educativo da Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre, situada em Recife (PE), espaço cultural gerido pela Fundação Gilberto Freyre. A mediação é de educadores da Casa Museu Ema Klabin (SP) e da Casa Museu Eva Klabin (RJ). O encontro dará continuidade ao tema Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado e faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM, cujo tema deste ano é Museus, Educação e Pesquisa. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 15/05/2024

Toda família tem um passado. Ele impacta nossas vidas, molda nossos relacionamentos e nos acompanha ao longo de toda a jornada. Se, por um lado, é inegável o papel fundamental que a criação exerce na construção de quem somos, por outro, é possível, sim, encontrar maneiras saudáveis de lidar com nossos afetos familiares. Em Sem drama (Intrínseca, 288 pp, R$ 59,90 – Trad.: Helen Pandolfi), um guia abrangente sobre relacionamentos familiares, Nedra Tawwab oferece um plano de ação para compreender e superar as mais diversas dificuldades e limitações ― para que você possa viver sua vida à sua maneira. Mais do que lidar com o passado, a autora ensina formas de agir no presente, a fim de que padrões de comportamento nocivos não se repitam. Segundo Tawwab, a falta de limites e de assertividade é o cerne da maioria dos problemas interpessoais, e sua missão é ajudar as pessoas a criar uma relação saudável com o próprio eu ― o passaporte de entrada para relações mais saudáveis com todos ao redor. Ao abordar traumas, negligência emocional, dificuldades de convívio, vícios ou transtornos mentais, entre outros assuntos, ela nos oferece pontos de vista que ampliam nosso leque de ferramentas.

PublishNews, Redação, 15/05/2024

Como podemos contribuir para tornar o mundo um lugar mais consciente, em que as novas gerações valorizem tanto a importância das emoções quanto da razão em seu desenvolvimento? Em Mundo mais consciente (Novo Século, 304 pp, R$ 79,90), os autores Leo Chaves, Vivian e Maurício Dias respondem a essa questão de muitas maneiras, todas elas embasadas em estudos, pesquisas e reflexões sobre a importância de educar nossas crianças e jovens levando-se em conta o equilíbrio entre emoção e razão. Em vez de uma receita definitiva, Leo, Vivian e Maurício convidam os leitores a explorar possibilidades e reflexões. Isso é feito pela apresentação dos oito pilares que representam um conjunto de habilidades socioemocionais a serem aprendidas e cultivadas. Com uma conversa enriquecedora, repleta de experiências pessoais e profissionais, os autores apontam muitas possibilidades, porém sempre conscientes de que cada pessoa encontrará sua própria maneira de realizar a desafiadora missão de educar as novas gerações neste complexo século XXI.

PublishNews, Redação, 15/05/2024

Em um mundo cada vez mais complexo e desafiador, a clareza do pensamento e a capacidade de tomar decisões inteligentes se tornam ferramentas essenciais para o sucesso individual e social. Para lidar com esses desafios, o livro Como pensar de forma direta e inteligente (Cultrix, 264 pp, R$ 62 – Trad.: Felipe de Gusmão Riedel) apresenta um guia prático e revelador para desvendar os mistérios do pensamento humano escrito pela renomada psicóloga e professora universitária Woo-kyoung Ahn. Ela criou um curso na Universidade de Yale chamado Thinking, com o objetivo de ajudar os alunos a analisar crenças e formas de pensar que causam diversos problemas na rotina diária. Em pouco tempo o curso se tornou um grande sucesso e, em suas aulas, a professora e os alunos analisavam os “problemas de pensamento” – como viés de confirmação, atribuição causal e recompensas futuras – e como isso tudo afetava a vida deles e contribuía para resolver os mais variados problemas sociais. Agora, pela primeira vez, ela apresenta neste livro os principais insights reunidos durante seus longos anos de ensino e pesquisas. Com base em décadas de pesquisa em psicologia cognitiva, estudos inovadores – criados por ela própria –, e a experiência adquirida em seu concorridíssimo curso, a autora usa de exemplos da cultura pop e uma linguagem acessível capazes de ajudar o leitor a desvenda as armadilhas cognitivas que podem levar a erros de julgamento e decisões precipitadas.

PublishNews, Redação, 15/05/2024

Você certamente já leu um livro ou assistiu a um filme em que o casal principal parece ter uma conexão indescritível, muitas vezes evidenciada por coisas não ditas, como um toque ou uma simples troca de olhares. E, certamente, você já desejou ter isso com alguém. Mas o caminho para tamanha intimidade pode ser difícil, exigindo uma vulnerabilidade e confiança que nem sempre nos sentimos prontos ou dispostos a demonstrar. Ciente disso, depois de quase uma década observando as conversas extraordinárias entre casais reais para a série documental e ganhadora de um Emmy (The And), Topaz Adizes oferece um caminho para que você e quem você ama se sintam confortáveis para explorar essa conexão a partir de 12 perguntas, cuidadosamente pensadas para extrair o melhor de cada um e do relacionamento. Em Amor em 12 perguntas (Harlequin, 288 pp, R$ 59,90 – Trad.: Roberta Clapp), você encontrará ferramentas para criar um ambiente seguro ― emocional e fisicamente ― a fim de ter diálogos atentos e relevantes; assim como exemplos comoventes de outras pessoas que já discutiram questões similares. Afinal, para ter as respostas certas, primeiro você precisa aprender a fazer as perguntas.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.