Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 10/05/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 10/05/2024

Um novo pódio aparece na Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (10): em primeiro lugar, está Ou vai ou voa (Buzz), de Hendel Favarin e Josef Rubin, seguido por Tríade do poder (Vida), de Márcio Micheli, e Café com Deus Pai 2024 (Vélos), de Junior Rostirola. Os três livros de autores brasileiros lideram a relação, que contabiliza as vendas em livrarias de 29/04 a 05/05 – e nesta semana registrou uma queda de 14% no volume de exemplares comercializados. A Lista de Mais Vendidos do PublishNews faz um retrato das vendas em algumas das principais livrarias físicas e virtuais do país, coletando dados de 39 redes e lojas de todo o Brasil a partir do sistema da Bookinfo. Uma das novidades da semana é a nova edição do livro Ayrton (Tordesilhas), de Ernesto Rodrigues, biografia do piloto cuja morte completou 30 anos no último dia 1º de maio. Livros que geralmente retornam à Lista na época do Dia das Mães, como Mãe, me conta sua história? e Vó, me conta sua história?, de Elma Van Vliet, ambos pela Sextante, também apareceram novamente na Lista em boas posições. No ranking geral entre as editoras, quem lidera a semana é a Sextante, com 16 títulos entre as diferentes categorias, seguida por Grupo Editorial Record (13), e Planeta (10). Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

O principal assunto da semana na imprensa brasileira foi a repercussão da tregédia causada por enchentes no Rio Grande do Sul. O caderno de economia do g1 falou mais sobre o livro E a chuva..., escrito pela psicóloga Sabrina Führ. O objetivo do livro é dialogar com crianças afetadas pela tragédia no Rio Grande do Sul. N'O Globo, a lembrança do retrato de Mario Quintana das enchentes de Porto Alegre em 1941, numa "época em que era absolutamente desnecessário fazer poemas". Walter Porto usou o Painel das Letras para falar sobre o livro inédito que narra relatos colhidos e escritos por pesquisadores yanomami sobre a devastação e violências sofridas pelo povo yanomami nos últimos anos. Os responsáveis pelo projeto são o Instituto Socioambiental e a Hutukara Associação Yanomami. No caderno Pensar, do Estado de Minas, a notícia de que o autor francês Matthias Lehmann, sobrinho do escritor Roberto Drummond, e escritor da HQ Chumbo (Nemo), que aborda a ditadura militar, fará turnê pelo Brasil e estará em Belo Horizonte entre os dias 21 e 26 de maio. O Olhar Digital fez um guia de como baixar e-books grátis no celular através do Google Play. O podcast da revista Quatro Cinco Um convidou a crítica literária Ligia Gonçalves Diniz e o historiador Júlio Pimentel Pinto para falar sobre crítica literária. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

Alice Oseman, R. F. Kuang e Monica Heisey | © Redes SociaisO Indie Book Awards divulgou os finalistas da sua edição de 2024 e nomes conhecidos dos leitores brasileiros estão na lista. Na categoria ficção, R. F. Kuang concorre com Yellowface (The Borough Press) e Babel ou a necessidade de violência (HarperVoyager), recém-publicado por aqui pela Intrínseca. Ela é acompanhada por Emilia Hart, selecionada com a obra Weyward (Jangada / The Borough Press), e Monica Heisey, na lista selecionada com Eu tô ótima (Rocco / Fourth Estate). Sebastian Barry também está na lista deste ano, com Old God’s Time (Faber & Faber), ao lado de Dan Jones com Essex Dogs (Áries). Os prêmios são organizados por livrarias independentes e acontecem como parte da Independent Bookshop Week (IBW), organizada pela Associação de Livreiros, de 15 a 22 de junho. Eles celebram os melhores livros de bolso do verão em ficção, não ficção, ficção infantil e livros ilustrados. Além disso, um júri de livreiros independentes decidirá os quatro vencedores, a serem anunciados no dia 20 de junho na Scala Radio, no programa Penny Smith. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

A Editora Escuta está à procura de um diagramador freelancer com experiência prévia e formação em Produção Editorial. O colaborador irá realizar a diagramação de livros e serviços correlatos, como metadados. A editora dará preferência para candidatos da cidade de São Paulo e Atibaia (SP). Interessados devem encaminhar currículos para editoraseleciona@outlook.com.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

O Grupo Ediouro realiza, na próxima segunda (13), o 1º Ediouro Funfest, um encontro de livreiros e criadores de conteúdo. O evento acontecerá na sede do TikTok, em São Paulo, e o público poderá conhecer os principais lançamentos do Grupo para 2024. O encontro revelará ainda algumas novidades e segredos do que vem por aí. O evento será dividido em duas sessões, que acontecem no mesmo dia, às 9h e às 16h. São esperados 150 convidados, contabilizando os dois encontros. A presença de grandes nomes da criação de conteúdo literário nas redes sociais, como Paulo Ratz, Tiago Valente, Lorena Simili e Camilla Mazzoni, está confirmada. Também estão confirmados todos os autores brasileiros que fazem parte do selo Livros da Alice, destinado ao público Young Adult. Cínthia Zagatto, Chris Melo, Vinicius Grossos e Leonardo Oliveira estarão presentes para discutir com os convidados sobre os seus respectivos livros. Como lançamento do mês, Vinícius Grossos poderá contar um pouco mais sobre Cruzeiro do Amor. O livro narra a história de Alessandro, que, após uma traição amorosa, se vê obrigado a encarar uma inusitada jornada a bordo de um cruzeiro especial para o Dia dos Namorados, chega às livrarias no final de maio. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – emitiu uma nota para lamentar a perda de vidas e se solidarizar com a população do Rio Grande do Sul. "Neste momento de luto e tristeza, a instituição cumpre sua vocação cidadã e se une aos esforços federativos de solidariedade e apoio à população do estado, liderados pela ministra Margareth Menezes", diz o comunicado. De segunda a sexta-feira entre 10h e 17h, a FBN receberá doações de itens de higiene pessoal, cobertores, lençóis e agasalhos – além de mensagens textuais destinadas aos afetados pelas enchentes, que serão publicadas em nossas redes e integrarão o acervo de memória para gerações futuras. Para garantir a segurança dos acervos sob guarda da FBN, não serão coletados alimentos, água e produtos inflamáveis. As doações podem ser entregues na entrada principal da Biblioteca Nacional, na Av. Rio Branco, 219, Cinelândia – Rio de Janeiro / RJ.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

O escritor e jornalista Rodrigo Casarin será o convidado do bate-papo Segundas Intenções, realizado na Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana – São Paulo / SP), neste sábado, dia 11 de maio, às 15h, para uma conversa sobre a sua vida como jornalista de livros e autor de A biblioteca no fim do túnel (Arquipélago Editorial). Casarin é especialista em Jornalismo Literário. Desde 2015, edita a Página Cinco, coluna de livros no UOL que lhe rendeu o Prêmio IPL de 2019 na categoria Mídia. Hoje, o projeto se desdobra em um podcast de entrevistas e em uma newsletter. Foi jurado do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa e do Prêmio Jabuti, do qual também integrou o Conselho Curador em 2022. Em sua obra mais recente, A Biblioteca no fim do túnel (Arquipélago Editorial), o jornalista conta, por meio de crônicas, dilemas corriqueiros da vida entre os livros, e narra com bom humor e sem rodeios suas próprias experiências como leitor. A conversa será mediada pelo também jornalista Manuel da Costa Pinto. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

Do dia 20 a 23 de maio de 2024, a Casa de Inovação da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro / RJ) recebe a primeira edição da ExpoLivro. O evento vai oferecer atividades gratuitas ministradas por representantes e autores de editoras renomadas de todo o Brasil, como o Grupo Editorial Record, Editora PUC-Rio, Editora Vozes, UBU Editora, EdiPUCRS, Edições Loyola e Numa Editora. Com o objetivo de promover trocas e fomentar o aprendizado sobre o mercado editorial, a ExpoLivro contará com workshops, debates, lançamentos e cases do mercado editorial, sobre temas relevantes para o mercado, que vão desde Inteligência Artificial, até o Carnaval. As inscrições podem ser feitas neste formulário. A programação é gratuita. A ExpoLivro ocorrerá no mesmo período da Reunião Anual da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), em que a Editora PUC-Rio será a anfitriã. No campus da universidade, estarão presentes editores e o corpo técnico de mais de 70 editoras de instituições de ensino superior brasileiras. A ideia é conectar livros com o ambiente universitário por meio da troca entre academia, pesquisadores, professores, estudantes, e profissionais de renome do mercado editorial brasileiro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Estou a léguas de distância dessa geração, estou muito defasada em relação a esses e-books. Sou uma leitora voraz dos livros de papel.”
Anna Maria Martins
Escritora brasileira
1.
Ou vai ou voa
2.
Tríade do poder
3.
Café com Deus pai - 2024
4.
Acima de tudo o amor
5.
Mais esperto que o diabo
6.
O código dos negócios extraordinários
7.
Intoxicação digital
8.
Mãe, me conta sua história?
9.
A cada passo
10.
A biblioteca da meia-noite
 
PublishNews, Redação, 10/05/2024

Exposição temporária 'Línguas africanas que fazem o Brasil' estreia no final de maio | © Ciete SilvérioUma exposição temporária dedicada à influência das línguas africanas no Brasil vai abrir no fim de maio no Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/n – São Paulo / SP). A nova exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil conta com curadoria do músico e poeta Tiganá Santana. O projeto destaca a forte presença das línguas banto, iorubá e eve-fon na configuração do português falado no Brasil, seja em seu vocabulário, seja na sua maneira de pronunciar as palavras e de entoar as frases. A exposição apresenta ainda linguagens não-verbais da África, que se manifestam por meio de turbantes, cabelos trançados e tambores, e mostra como a nossa cultura está impregnada dessa presença negro-africana, que deu uma nova fisionomia ao país. O Museu também vai promover novas edições do clube de leitura Papo Literário – o livro do mês é Mata doce, de Luciany Aparecida – e da Feira de Troca de Livros. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

A dramaturga e escritora Manuela Dias criou a nova Editora Voante, que chega ao mercado com três títulos que prometem tocar corações e mentes. São eles: Aniversário da porquinha bailarina, Cartas da vovó menina e Trovoada, livro de estreia de Priscila de Jesus. Para celebrar a novidade, haverá três eventos de autógrafos no sábado (11), no Rio de Janeiro, um para cada livro, a partir das 10h. “Muito do que eu sou e quase tudo que realizei, eu devo ao fato de ler ou de escrever. Abrir uma editora cria possibilidades que me interessam como autora, como cidadã, como mulher, mãe, como ativista do meio ambiente – porque eu acredito no poder transformador do ato de ler e de escrever. A Editora Voante nasce para fazer livros e para propor maneiras de interagir com a sociedade, através das letras, de forma intencionalmente transformadora. Seja através da Bolsa Voante, seja através de campanhas de incentivo à leitura, como #LerFazBem", diz a agora editora. Clique no Leia Mais para ver a programação.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

Cumplicidade, dedicação e amor materno significam tudo. Para celebrar cada ato de carinho e cuidado diário, a VR Editora lança Mãe, você é incrível porque... (24 pp, R$ 49,90), um livro-presente para o filho registrar momentos especiais, gestos de gratidão e agradecimentos sinceros a todo o esforço daquelas que tornam o mundo um lugar melhor. Escrita por Danielle Leduc McQueen, a obra interativa possui espaços para serem preenchidos por histórias pessoais, memórias inesquecíveis e desenhos criativos. Indicado para crianças acima de quatro anos, o livro também conta com ilustrações de Jill Labieniec e páginas coloridas que vêm prontas para eternizar ternura e amor. Mais do que um presente, Mãe, você é incrível porque... é uma homenagem ao afeto incondicional e apoio constante que as progenitoras oferecem aos filhos.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

Em O que não tem nome (DBA Literatura, 152 pp, R$ 62,90 - Trad.: Elisa Menezes), a poeta colombiana e dramaturga Piedad Bonnett narra com honestidade contundente o suicídio de seu filho. Diagnosticado com esquizofrenia, Daniel batalhou por anos contra a depressão e a paranoia, consequências da doença e da dificuldade de nomeá-la. O relato autobiográfico tem início no apartamento de Daniel em Nova York – cidade onde cursava o mestrado –, poucas horas depois de sua morte. Com linguagem sóbria e delicada, a autora relata as batalhas do filho, o estupor do luto, as formalidades ligadas à perda e, acima de tudo, a luta desigual de um jovem contra a loucura. Dividido em quatro partes, cada uma centrando-se em um tema particular – a dor, a enfermidade, a loucura e o suicídio –, O que não tem nome é um livro de memórias em que o ficcional é introduzido apenas para especular acerca das ações e motivações de seu filho, acossado pela paranoia e pela depressão. Enumerando os momentos decisivos dessa vida dividida entre a luz e as sombras, Bonnett faz, a partir de fragmentos, um relato pessoal, preciso e sensível da experiência da dor. No livro, a autora encontra um caminho para explorar os limites da linguagem diante da morte – se esta não é capaz de mudar ou suavizar um evento definitivo, escrever pode assumir um caráter terapêutico para dar conta de uma experiência íntima e, ao mesmo tempo, universal. A edição da DBA Literatura conta com um autorretrato feito pelo próprio Daniel na capa e também com um prólogo escrito pela autora após dez anos da primeira publicação do livro.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

No sábado (11), véspera do Dia das Mães, a estreante autora Joana Siqueira realiza um Piquenique Literário, com bate-papo e oficina artística para as crianças de todas as idades, das 10h30 até às 13h, no Bistrô do Museu da República (Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro / RJ), ao lado da Gruta. Será um encontro que reunirá mães, filhos, famílias e amigos para conhecer e conversar sobre as narrativas encontradas no seu primeiro livro O abrir do ventre em um mundo prisão – relatos da maternidade na pandemia (Kotter, 176 pp, R$ 59,70). O livro é um diário de mãe de primeira viagem, com reflexões sinceras sobre entender-se mãe em um mundo do qual pouco se entendia. Nos textos da obra, Joana Siqueira oferece “reflexões sinceras sobre entender-se mãe em um mundo do qual pouco se entendia”. O material começou a ser escrito quando Dora, primeira filha da autora, tinha cerca de 1 ano e 6 meses. Mais de 12 meses antes, quando a pequena contava apenas 13 dias, o mundo virou de ponta-cabeça: oficializou-se a pandemia no Brasil. Não é à toa que o conjunto do livro tenha um ar dolorido: a nova vida veio à luz cercada de morte.

PublishNews, Redação, 10/05/2024

Lançamento especial em celebração ao Dia das Mães, Minha mãe, meu mundo (Buzz, 128 pp, R$ 49,90), de Anderson Cavalcante — autor sucesso de vendas com mais de 2 milhões de exemplares vendidos —, e Simone Paulino, recebe nesta edição um novo visual. A obra destaca o carinho, o amor e a gratidão que sempre tivemos pelas nossas mães, reconhecendo tudo que sempre fizeram por nós e todo o tempo e o amor que dedicaram a nós. Dá voz, também, a todas as pessoas que, em algum momento, não conseguiram verbalizar todo o amor pela mãe. O livro integra a linha de gift books da Buzz Editora. Além disso, o projeto gráfico é instagramável e vem com uma página especialmente para os leitores e as leitoras colarem uma foto com sua mãe. Anderson Cavalcante é escritor, empresário, palestrante, CEO da Buzz Editora. E Simone Paulino é jornalista, escritora, editora, mestra em teoria literária e literatura comparada pela USP, fundadora da Editora Nós e mãe de Gabriel e Manuela.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.