Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 08/05/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 08/05/2024

É hoje! A cerimônia do Prêmio PublishNews 2024 é nesta quarta-feira, dia 8 de maio, em São Paulo, e temos uma novidade: haverá transmissão ao vivo pelo Youtube do PN e um telão será instalado no pátio do Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), onde a cerimônia é realizada, em caso de lotação do espaço do auditório. Taty Leite e Henderson Fürst – ambos colunistas do PN – serão os mestres de cerimônia desta 8ª edição do Prêmio PublishNews, evento consolidado no calendário do mercado e que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais por trás destes sucessos. A cerimônia começa por volta das 19h, mas a recomendação é chegar às 18h30. O evento tem entrada gratuita – o PN pede que os interessados em participar façam uma inscrição neste link, mas a inscrição não é obrigatória e o evento é sujeito à lotação do espaço. Entre os premiados já anunciados, estão Jiro Takahashi – vencedor do troféu Contribuição ao Mercado Editorial do Prêmio PublishNews deste ano –, a Editora Gente (editora com maior quantidade de títulos na Lista de Mais Vendidos em 2023), e Junior Rostirola e a Editora Vida, com Café com Deus pai 2023, o livro mais vendido do ano passado na Lista. Outros prêmios terão seus vencedores revelados durante a cerimônia, com aquele suspense de sempre. O Prêmio PublishNews 2024 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, e apoio do Goethe-Institut São Paulo e do NESPE. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

São Paulo vai ganhar mais uma loja da Livraria da Vila. O novo endereço será o Shopping Cidade São Paulo, na emblemática Avenida Paulista, polo livreiro da capital. Prevista para o início do segundo semestre de 2024, a 13ª unidade da Vila na capital paulista ocupará 170 m2 e tem projeto arquitetônico moderno, assinado pelo escritório ARCHITECTS OFFICE, liderado por Greg Bousquet. Com espaços mais compactos, as lojas da Vila buscam tornar o ambiente mais acolhedor e aproximar ainda mais seus clientes dos livros, oferecendo fácil acesso aos títulos. A Livraria da Vila do Shopping Cidade São Paulo terá mix variado, composto por mais de 18 mil itens entre livros, artigos de papelaria, jogos e outros produtos, selecionados por meio de uma curadoria interna focada em atender público de diferentes idades e gostos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

O setor do livro continua a mobilização para arrecadar doações e auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Associação Nacional de Livrarias (ANL), a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Câmara Rio-Grandense do Livro estão unindo forças para uma série de ações de apoio. Uma campanha de arrecadação de insumos básicos está em andamento, com um ponto de coleta na sede da CBL em São Paulo. Além disso, serão levantados fundos para apoiar empresas do setor livreiro que foram afetadas e uma campanha será realizada para recompor acervos danificados de escolas e bibliotecas. O sócio da Livraria Taverna, em Porto Alegre, Ederson Lopes, postou um vídeo pedindo ajuda. Eles pedem duas formas de colaboração: curtir, comentar e compartilhar o post para que alcance mais pessoas; e doações de qualquer valor. "Por menor que seja, o que você puder, qualquer quantia ajudará muito nesse momento". A chave PIX é livrariataverna@gmail.com. Um grupo de autores e autoras de livros jurídicos também se reuniu para contribuir com as vítimas. O grupo já arrecadou mais de 200 livros especializados e organiza uma rifa para sortear essa biblioteca jurídica. A campanha pede a doação de R$ 20 ou mais para concorrer ao prêmio, e o valor arrecadado será integralmente utilizado em ajuda ao RS. Clique no Leia mais para ver os detalhes de cada iniciativa.

PublishNews, Redação*, 08/05/2024

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana são duas novidades. Membrana (Patuá), novo livro do carioca Maurício Limeira, é uma mistura de drama familiar com ficção científica. Uma história de paixões, anseios, descobertas e da busca eterna por respostas e satisfação. Uma pequena aventura, que ocorre na região entre o coração humano e o infinito. Em algum lugar do universo, existe a Terra. Em algum lugar da Terra, existe o Rio de Janeiro. E em algum lugar do Rio de Janeiro, a filha mais velha de Nino Belmonte, Denise, trabalha na comemoração do 90º aniversário de seu pai. Belmonte vive numa casa no vilarejo de Visconde de Mauá, na região serrana, e desde que o câncer lhe tomou a esposa Veridiana, recusa o contato com parentes e amigos. Mas, de repente, ele voltou a se vestir direito e a se barbear, além de retomar o contato com as pessoas. Já na obra Encosto, de Clóvis Nicacio, conta a história de Ari. Após um exaustivo dia de entregas nas sinuosas ruas da cidade, ele enfrenta um revés catastrófico, que o despoja de seu próprio corpo. Transformado em uma entidade espectral, ele é atraído para um antigo restaurante, frequentado por personagens singulares, entre outros: cozinheiras, policiais, um bombeiro, um nerd e uma garçonete cuja aura irradia um poder que Ari jamais imaginou. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 07/05/2024

A edição inglesa de Você é um monstro?, livro escrito e ilustrado por Guilherme Karsten e publicado em inglês pela Happy Yak, recebeu o Prêmio BookTrust Storytime 2024 em uma cerimônia realizada no fim de abril na Inglaterra. A obra foi escolhida por bibliotecários e famílias do país britânico e venceu contra uma seleção de outros quatro títulos pré-selecionados. O anúncio faz parte do BookTrust Storytime, um programa anual que neste ano foi realizado em mais de 2,5 mil bibliotecas na Inglaterra e na Irlanda do Norte e no ano passado alcançou aproximadamente 50 mil crianças com menos de cinco anos. "É uma honra ser reconhecido pelo BookTrust e fazer parte de um projeto tão importante para promover a leitura entre as crianças. Espero que Are you a monster? inspire muitas famílias a descobrirem o prazer da leitura juntas", diz Guilherme Karsten. No Brasil, o livro foi lançado em português com o título Você é um monstro?, pela editora HarperKids. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

A historiadora, poeta, cineasta e intelectual Beatriz Nascimento é a escritora homenageada da Festa Literária das Periferias (Flup) em 2024. Nesta 14ª edição, o festival celebra uma obra que despertou um outro imaginário brasileiro e que se desdobrou numa nova geração de intelectuais e escritoras que transformam o cenário cultural. A escritora Conceição Evaristo e a filósofa Helena Theodoro abrem as homenagens na mesa "A noite não adormece nos olhos das mulheres", mediada pela também escritora Bianca Santana. A programação é gratuita, no dia 11 de maio, sábado, a partir de 12h, no Circo Crescer e Viver (Rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova – Rio de Janeiro / RJ), na Praça Onze. O Pagode da Gigi, com participações de Marcelle Mota e Nina Rosa, fecham a noite no chão que foi berço do samba carioca. "A palavra quilombo não existia como símbolo de estratégia e inteligência de sobrevivência, até Beatriz Nascimento", explica Julio Ludemir, diretor-fundador da Flup. "Queremos que sua obra seja cada vez mais conhecida, mais lida, mais publicada, que chegue ainda mais longe", ressalta. Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto conta com a Shell como sua patrocinadora master. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

A Editora Contexto abriu uma vaga para profissional de marketing. Dentre as principais responsabilidades do cargo estão a criação de estratégias de marketing para os produtos da editora envolvendo divulgação on-line, gestão do e-commerce (site da editora), contato com autores e relacionamento com influenciadores. A editora pede que os candidatos tenham experiência e cases de sucesso na divulgação de livros; conhecimento de Gestão de Mídia / Impulsionamento em redes sociais; experiência em trabalho com influenciadores; noções de uso de ferramenta de newsletter e captação de leads; e bom texto. É desejável também noção de plataformas de CRM; noções de edição de vídeo; e noções de Google Analytics para produção de relatórios. O regime de trabalho é híbrido. Interessados devem enviar currículos para daniel@editoracontexto.com.br com pretensão salarial e um pequeno texto sobre sua carreira.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

A Editora Gente está à procura de um promotor de vendas júnior e de um coordenador de RH. Para a vaga de promotor, é preciso ter conhecimentos técnicos específicos sobre processos de edição de livros e editoração; ambiente Windows e recursos de internet; domínio de Adobe Acrobat; inglês em nível avançado e conhecimento básico em outra língua (preferencialmente espanhol, francês ou italiano). É preciso também ter experiência mínima de um ano; e formação em Administração de Empresas; Marketing ou Publicidade. Já para a vaga de coordenador de RH, a editora pede que os candidatos estejam cursando ou já tenham concluído o curso de Recursos humanos (tecnólogo ou graduação), Administração de empresas, Psicologia, ou área relevante; tenham capacidade de solucionar problemas; capacidade de dar feedbacks; tenham experiência profissional como Coordenador de RH ou função similar; e experiência em usar Sistemas de Gerenciamento de Recursos Humanos. As responsabilidades do cargo incluem a coleta de dados de referência sobre empregos, remuneração e benefícios; mapear variações de salário para as posições abertas; e garantir a integração de novos colaboradores. Interessados devem preencher o formulário de inscrição clicando aqui. Clique no Leia mais para conferir outras informações sobre as vagas

“Todo espião tem algo de romancista, e vice-versa.”
Javier Marías
Escritor espanhol
1.
Café com Deus pai - 2024
2.
Ou vai ou voa
3.
Mais esperto que o diabo
4.
A biblioteca da meia-noite
5.
Tudo é rio
6.
18 princípios para você evoluir
7.
Em agosto nos vemos
8.
Não venda produtos, venda resultado!
9.
Hábitos atômicos
10.
A psicologia financeira
 
PublishNews, Redação, 08/05/2024

O 1º Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis), realizado entre os dias 1º e 5 de maio no Palácio de Cristal, reuniu cerca de 37 mil pessoas. Os leitores foram ao encontro dos seus escritores favoritos e descobriram tantos outros e os próprios autores prestigiaram as mesas uns dos outros demonstrando laços de amizade e admiração mútua. "O Flipetrópolis foi uma grande celebração da cultura, da diversidade e, sobretudo, da literatura. O Festival deixou uma marca importante em nossa cidade e em nossa cultura. Estamos comprometidos em fazer do Flipetrópolis um evento anual de destaque no calendário cultural da cidade, onde a pluralidade de vozes e a riqueza da literatura possam ecoar pelos próximos anos", disse o prefeito Rubens Bomtempo. A primeira edição do Flipetrópolis teve o patrocínio do Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com apoio cultural do Itaú e da GE Aerospace e parceria da Prefeitura de Petrópolis. Todas as atividades realizadas dentro do Flipetrópolis foram gratuitas. A defesa da democracia, em tempos de avanço de discursos de ódio, facilitado pelas tecnologias da informação; a luta antirracista; o combate à violência contra a mulher e a liberdade de expressão foram temas transversais que guiaram as conversas em diversas mesas, bem como a liberdade e o poder da literatura e o combate a todo o tipo de censura. Acesse o Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

No último sábado, dia 4 de maio, a Boitempo, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e apoio da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, recebeu cerca de quatro mil pessoas na Festa de aniversário de Karl Marx, em São Paulo, no Galpão do MST. Durante o dia, pesquisadores, acadêmicos e produtores de conteúdo participaram de uma intensa programação de debates, além de uma feira de livros que reuniu cerca de 20 editoras. A ação em torno dos 206 anos de Karl Marx continua esta semana em diversas livrarias do país. A Boitempo realiza sua tradicional ação Dia M e até o dia 19 de maio, será possível encontrar obras da coleção Marx-Engels, além de livros sobre Marx, com descontos de 20 a 35%, mesma margem praticada durante a festa. Adesivos, cartões e marcadores temáticos serão distribuídos aos leitores que adquirirem as obras nas livrarias participantes e no site da editora. Durante a semana, a editora vai publicar em seu Blog, canal de YouTube e redes sociais conteúdos informativos sobre Marx e sua obra, além da última apresentação do cientista político alemão Michael Heinrich, que veio ao país a convite da editora para o lançamento de Introdução a O capital de Karl Marx. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

Em 1915, um entusiasmado Ernst Jünger (1895-1998) partiu da Alemanha para o front francês da Primeira Guerra Mundial. A experiência nas trincheiras desse premiado autor alemão é o tema do Tempestades de aço (Carambaia, 328 pp, R$ 139,90), um dos mais conhecidos relatos sobre o conflito, traduzido por Marcelo Backes, também responsável pelas notas e o posfácio. Ao contrário de boa parte dos livros de temática bélica, o relato de Jünger não carrega traço algum de pacifismo ou vitimização – mesmo ele tendo sido ferido 14 vezes durante o conflito. A guerra, em sua visão, é o terreno da bravura e da masculinidade, um rito inerente ao ser humano e que beira o espetáculo. Tempestades de aço, um testemunho minucioso da vivência nas trincheiras, foi publicado logo depois da guerra, em 1920, com impacto imediato, tanto na Alemanha quanto internacionalmente. A maestria do relato, que pode ser lido como um thriller de pura ação, com narrações emocionantes como a da lendária batalha do Somme, encantou autores como André Gide, que o considerou “o melhor livro de guerra que já li”, e Jorge Luis Borges, que fez questão de visitá-lo no interior da Alemanha, onde vivia, para cumprimentá-lo.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

Com temática voltada à exploração da sexualidade, limites da arte e da sanidade mental, Primavera sombria (100/cabeças, 92 pp, R$ 52 – Trad.: Claudia Cavalcanti) é uma imersão no universo criativo e sombrio da autora alemã Unica Zürn, um dos maiores expoentes do movimento surrealista. Por meio de uma narrativa visceral, inspirada em episódios biográficos da autora, a obra apresenta a história de uma menina que lida com a precariedade das relações familiares e a descoberta do sexo a partir de um emaranhado de jogos e delírios que povoam essa experiência, em alguns momentos violenta e traumática. Primavera sombria teve sua primeira edição em 1967, três anos antes da trágica morte de Zürn aos 54 anos, quando se atirou da janela do apartamento em Paris onde vivia com seu companheiro, o escritor, pintor, fotógrafo e surrealista Hans Bellmer (1902 – 1975). Diagnosticada como esquizofrênica, Zün foi internada pela primeira vez em um centro psiquiátrico durante sua viagem a Berlim em 1960, e passou por uma série de instituições na última década de sua vida. Quando escreveu Primavera sombria, Zürn passava por uma internação em razão do agravamento de sua condição. A narrativa é permeada por essas experiências.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

A narrativa autobiográfica de A analfabeta (Nós, 56 pp, R$ 59,90 – Trad.: Prisca Agustoni) traz um relato de uma mulher em busca de suas palavras natais em meio a uma sociedade que vive uma violenta transição. Sob a sombra de um mundo triturado pelo horror da Segunda Guerra, a escritora Ágota Kristóf fez o relato de sua travessia pessoal em busca de uma pátria e de uma língua, que jamais lhe fosse confiscada. Uma língua onde pudesse, enfim, encontrar as palavras que são suas. As palavras de uma mulher que sempre viu na literatura o único caminho a seguir. O que leva alguém a se reconhecer, outra vez, como analfabeta? E o que o analfabetismo diz sobre a conquista de uma identidade? São algumas das perguntas que a autora coloca ao leitor. Numa série de curtos depoimentos, Kristóf fala da fantasmagórica infância pobre de quem começa a viver em meio a um conflito mundial e da obrigatoriedade de aprender o idioma russo, que tentou rasurar a sua língua natal. Lembra ainda a estranheza do luto imposto pela morte de Stalin e da sua fuga para a Suíça, ao lado da família, no final dos anos 1950. Uma das mais importantes escritoras europeias da segunda metade do século XX, Kristóf oferece aqui uma espécie de romance de formação da sua vida junto às palavras, num contexto social e histórico que sempre tentou apagá-las.

PublishNews, Redação, 08/05/2024

Muito mais que um crime (Vestígio, 176 pp, R$ 59,80 – Trad.: Arnaldo Bloch) conta a história de dois jovens que têm de reaprender a viver após um crime bárbaro: o assassinato da mãe, pelas mãos do marido — e pai deles. Eles são irmão e irmã e têm, respectivamente, dezenove e treze anos de idade. A história que vão viver pode ser resumida em poucas palavras, aquelas que a mais nova, testemunha ocular do feito, pronuncia, trêmula, ao telefone: "O papai acabou de matar mamãe". Assim começa Muito mais que um crime, romance de Philippe Besson que joga luz sobre personagens geralmente invisíveis: os filhos, vítimas colaterais do feminicídio. O livro acompanha a jornada emocional dos irmãos tentando lidar com a dor, a raiva e a culpa na tentativa de compreender o que levou o pai a cometer um ato dessa natureza. Com uma narrativa que transita entre o presente e o passado, Muito mais que um crime adiciona mais uma camada ao conflito vivido pelos irmãos: a ambivalência dos sentimentos em relação ao assassino, o próprio pai, e o desamparo que precisam enfrentar para reconstruir sozinhos a vida após uma perda tão brutal.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.