Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 11/03/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 11/03/2024

Neste episódio do Podcast do PublishNews, falamos sobre o novo Prêmio Jabuti Acadêmico. Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, a nova distinção é dedicada a valorizar a produção acadêmica no país com foco em obras científicas, técnicas e profissionais, reconhecendo e divulgando autores e editores que se destacaram nesses segmentos. Além de renomado físico e pesquisador, com extensa carreira na universidade, o curador do Prêmio, Marcelo Knobel, atua também na divulgação científica. No Podcast, conversamos sobre como tem sido estruturada a premiação, nas suas diversas categorias, das escolhas dos jurados e premiados, da Ciência no país, do mercado editorial e muito mais. As inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico estão abertas até 19 de março e podem ser feitas pelo site do prêmio. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

PublishNews, Talita Facchini, 11/03/2024

A Solisluna Editora é a única brasileira finalista do prêmio Melhores Editoras Infantis do Ano (BOP - Bologna Prize for the Best Children’s Publishers of the Year). Realizado pela Feira do Livro Infantil de Bolonha (8 a 11 de abril), o BOP é um dos prêmios literários mais importantes do mundo voltado para as editoras que publicam livros infantis. O prêmio foi criado há uma década em parceria com a Associação dos Editores Italianos e é distribuído em seis regiões mundiais: África; Ásia, Europa, América do Norte; Caribe, América Central e do Sul; e Oceania. A Solisluna é finalista na região do Caribe, América Central e América do Sul junto com as editoras Cataplum Livros (Colômbia), Livros Silvestres (Argentina), Ediciones Liebre (Chile) e Muñeca de Trapo (Chile). “Ficamos surpresos com a notícia. Isso não é pouco para uma editora fundada em solo baiano, por um casal que acreditou – e há 30 anos acredita – na importância da literatura como ferramenta de transformação social”, comemorou nas redes sociais a editora baiana fundada pelos designers Enéas Guerra e Valéria Pergentino. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

O livro Torto arado (Crooked Plow: A novel, na tradução em inglês), de Itamar Vieira Junior, foi indicado como semifinalista do International Booker Prize 2024 nesta segunda-feira (11). O livro foi traduzido para o inglês por Johnny Lorenz e publicado nos EUA e no Reino Unido pelo selo Verso Fiction, da Penguin Random House. Entre outros finalistas, estão livros de nomes como Selva Almada, Andrey Kurkov, Domenico Starnone e Ismail Kadare. O International Booker Prize é concedido anualmente à melhor obra de ficção única de todo o mundo que tenha sido traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido e/ou na Irlanda. O prêmio celebra o trabalho dos tradutores, com a premiação de £50.000 dividida igualmente entre o autor e o tradutor. Além disso, os autores e tradutores selecionados para a lista final recebem cada um £2.500. A lista de seis livros finalistas será revelada em 9 de abril. O título vencedor será anunciado em uma cerimônia na terça-feira, 21 de maio de 2024, que será transmitida ao vivo. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

A autora Conceição Evaristo foi capa da revista Marie Claire. A escritora é cotada como a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, e refletiu sobre sua infância, a carreira em ascensão e o estado da luta antirracista no país. Na entrevista, ela fala que o importante é "abrir perspectivas". Foi neste domingo (10) a cerimônia de entrega do Oscar. Muitos dos filmes indicados são adaptações de livros e, dentre eles, o grande vencedor da noite, Oppenheimer, que conquistou os dois principais prêmios da noite, com melhor filme e melhor autor. O PublishNews também falou sobre um dos vencedores da noite, o filme Ficção americana, que propõe reflexões sobre o mercado editorial, foi o vencedor da categoria de melhor roteiro adaptado. Na Veja, o lançamento do livro póstumo inédito de Gabriel Gárcia Márquez suscitou uma discussão sobre o dilema de se publicar postumamente obras que os próprios autores renegaram. Na coluna Página Cinco, do Splash Uol, Rodrigo Casarin fala sobre a nova onda de censura a livros e faz reflexões de como sair desse momento. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

Jeferson Tenório © Carlos MacedoO escritor Jeferson Tenório participa nesta segunda-feira (11), em São Paulo, de um encontro com leitores para celebrar seu livro, O avesso da pele (Companhia das Letras), alvo de ataques e tentativas de censura por parte de governos estaduais. O encontro ocorre na Livraria da Travessa Pinheiros (R. dos Pinheiros, 513 - Pinheiros, São Paulo - SP), às 19h. "Este encontro na livraria é uma forma de repudiar qualquer tentativa de impor uma visão única e limitada sobre a realidade, seja por meio da censura de livros ou pela restrição de temáticas no ambiente escolar, e de reafirmar nosso compromisso com a liberdade de expressão e o respeito à diversidade", diz um post da editora nas redes sociais. O escritor também vai abrir a temporada 2024 do Sempre um Papo no debate "O avesso da censura: o papel da literatura em ambientes conservadores", no dia 14 de março, quinta-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21– Belo Horizonte / MG), com entrada gratuita, mediante lotação do espaço. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

A Elo Editora está à procura de um gerente comercial que tenha formação acadêmica em Administração, Marketing, ou áreas relacionadas. É preciso ainda ter domínio do Pacote Office; experiência comprovada de, no mínimo três anos no mercado editorial, em cargo de gerência; experiência na estruturação e desenvolvimento do departamento comercial e equipe de vendas; excelente habilidade organizacional e de liderança; orientação para resultados e foco em metas, com habilidade comprovada de impulsionar o desempenho da equipe e alcançar objetivos comerciais propostos. A pessoa contratada irá estruturar e organizar o departamento comercial, incluindo o desenvolvimento de processos, políticas e procedimentos; manter relacionamento sólido com clientes-chave, como livrarias, distribuidores, instituições educacionais; elaborar e executar planos de vendas por canais; realizar pesquisas e análises de mercado para criar planos de negócios detalhados sobre oportunidades comerciais (expansão, desenvolvimento de negócios etc); e liderar, colaborar e coordenar equipe de vendas. Interessados devem encaminhar currículos para thais.melo@eloeditora.com.br colocando no assunto do e-mail “Gerente comercial”.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

A editora HarperCollins está em busca de um estagiário de contabilidade, para atuação no escritório do Rio de Janeiro. O estagiário dará apoio em atividades como análises das contas de ativo e passivo e das despesas do mês real x orçado; identificar e preparar lançamentos de estorno e provisão mensal; suporte na consolidação do fluxo de caixa real e orçado e na atualização do DRE mensal; e na atualização de relatórios gerencias para envio à Matriz. Aos interessados, é necessário estar cursando Ciências Contábeis. Também é desejável conhecimento avançado em Excel e inglês intermediário, além de ter um perfil organizado e atento aos prazos. Para se candidatar é só clicar aqui.

PublishNews, Redação, 11/03/2024
Laura Carneiro, autora do projeto de lei © Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE) e incentiva a implementação de novas unidades e a melhoria da rede de bibliotecas, que deverão atuar também como centros de ação cultural e educacional permanentes. De autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o Projeto de Lei 5656/19 (antigo PL 9484/18) irá à sanção presidencial, segundo a Agência Câmara. Pelo texto, biblioteca escolar passa a ser “equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo”, com o propósito de democratizar o conhecimento, promover a leitura e a escrita, e proporcionar lazer à comunidade. “É um projeto para resgatar o livro, a cultura, os municípios, as bibliotecas de todas as escolas do País”, disse Laura Carneiro. Entre as funções básicas do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares está o estabelecimento de um acervo mínimo de livros e de materiais de ensino nas bibliotecas escolares, com base no número de alunos matriculados em cada escola. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A boa literatura não traz respostas, mas pode ajudar a colocar as questões certas.”
José Eduardo Agualusa
Escritor angolano
1.
Café com Deus pai - 2024
2.
Eu, empreendedor
3.
Inove para ser único
4.
A cada passo
5.
Mais esperto que o diabo
6.
18 princípios para você evoluir
7.
Vade Mecum Saraiva 2024 - 37ª Edição
8.
A biblioteca da meia-noite
9.
A coragem de ser imperfeito
10.
Tudo é rio
 
PublishNews, Redação, 11/03/2024

A lista de finalistas dos Bologna Licensing Awards (Prêmios de Licenciamento de Bolonha), que inclui licenciadores/agências internacionais, licenciados e varejistas, foi anunciada. A 7ª edição dos prêmios faz parte da 17ª Feira de Licenciamento de Bolonha/Kids (8 a 11 de abril), o único evento dedicado a marcas infantis e juvenis, no centro da 61ª Feira do Livro Infantil de Bolonha. Os Prêmios deste ano têm 13 categorias, incluindo as mais recentes "Melhor Projeto de Licenciamento Sustentável" e "Novas Estrelas de Licenciamento de 2023", e atraíram nada menos que 182 inscrições, de diversos países europeus (entre eles Itália, França, Espanha, Alemanha, Ucrânia, República Tcheca, Lituânia, Escandinávia), bem como de outras regiões do mundo, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Colômbia e China. Os produtos de todos os projetos finalistas estarão em exibição durante toda a feira nos estandes dos Prêmios BLTF/K, localizados na zona BLTF/K da Feira do Livro Infantil de Bolonha, Salão 29 - Mall 2. Os vencedores serão anunciados na Cerimônia de Premiação BLTF/K, a ser realizada na Sala de Conferências de Licenciamento em 8 de abril. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

© DivulgaçãoNa próxima terça-feira (12), a Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba / PR) recebe um encontro entre as escritoras Ana Suy e Liana Ferraz. O evento, promovido pelo clube de assinatura Amora Livros, marca o Mês da Mulher e tem o objetivo de amplificar a voz das mulheres na sociedade. A partir das 17h30, acontece o lançamento do livro Um Prefácio para Olivia Guerra (HarperCollins), de Liana Ferraz; além de sessão de autógrafos e venda de outros títulos das autoras convidadas. Logo após, às 18h30, Ana Suy e Liana Ferraz conversam sobre Psicanálise e Literatura, com mediação da psicanalista Juliane Kravetz. O evento, gratuito, acontece no Hall Térreo e não é necessário fazer inscrição. "Acreditamos que ler as histórias escritas por mulheres do nosso tempo é uma forma de entendermos que há outras formas de existir no mundo e isso é fundamental para promover a igualdade de gêneros”, diz Fernanda Ávila, uma das sócias da Amora. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

Biblioteca das Fábricas de Cultura e a autora Escritora Lilia Guerra © André Hoff / Divulgação Durante o mês de março às bibliotecas das Fábricas de Cultura recebem a escritora Lilia Guerra para o bate-papo ‘Descaminhos para o Fim do Mundo’. Nos encontros, Lilia compartilhará sua jornada na arte, abordando o processo criativo e a publicação de suas obras O Céu para os bastardos (Todavia), Perifobia (Patuá), Rua do larguinho (Patuá) e Amor e avenida (Patuá). Os encontros ocorrem em todas as unidades às 14h. Os temas dos eventos são diversos e passam pelo reconhecimento de aspectos das culturas ameríndias, saber mais sobre a artista Ana Mendieta, além de oficinas sobre o manejo de emoções e também de xilogravura. Confira a agenda: Brasilândia, dia 12, terça-feira; Capão Redondo, dia 13, quarta-feira; Jaçanã, dia 15, sexta-feira; Diadema, dia 20, quarta-feira; Osasco, dia 21, quinta-feira; Iguape, dia 22, sexta-feira; Jardim São Luís, dia 26, terça-feira; e Vila Nova Cachoeirinha, dia 27, quarta-feira. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

Aos 15 anos, Chér vive uma intensa paixão por um colega de classe. Sonha dar o primeiro beijo, ser pedida em namoro e viver um lindo romance. Quando surge uma oportunidade de ficar com o garoto, Chér não hesita em bolar um plano para conquistar o coração do crush. Será que seus planos darão certo? Ela conseguirá viver o romance tão desejado? É isso o que veremos em Meu sol de primavera (Mundo Cristão, 304 pp, R$ 74,90), a história de uma adolescente que vive intensamente os desafios de sua idade. E não são poucos: problemas na escola, a busca pelo amor, questões com a aparência, briga com os pais, vício nas redes sociais, coração partido, briga entre amigas… uma vida de erros, acertos e muitas descobertas. Certamente você se identificará com ela. Queren Ane escreve ficção cristã juvenil desde 2016. Coautora de Corajosas: Os contos das princesas nada encantadas (Mundo Cristão), é leitora voraz, apaixonada por contar histórias e propagar a ficção cristã. Mora no Rio de Janeiro.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

A polícia de Enseada do Castelo não é muito boa em solucionar crimes. Na verdade, eles são famosos por não resolverem nada. É por isso que, na noite do baile anual, Alice aproveita a oportunidade para explorar o Castelo Levy – o local de uma das mortes mais infames de Enseada do Castelo. Mona Moody, a inesquecível estrela do cinema, morreu lá há quase um século, e Alice tem quase certeza de que a polícia também errou nessa investigação. Mas, antes que possa sequer pensar em ir mais a fundo, ela cai de paraquedas na cena de um novo crime. Rebecca Kennedy é encontrada caída no chão com uma poça de sangue. E quem está de pé ao lado de Kennedy? Outra ex-amiga de Alice – Helen Park. A polícia de Enseada do Castelo acha que é um caso fácil, mas Alice e Íris têm certeza de que não pode ser tão simples. Park não é uma assassina – e as garotas sabem muito bem que na vida e seus mistérios as coisas raramente são o que aparentam. A noite do crime (Plataforma 21, 416 pp, R$ 79,90 – Trad.: João Rodrigues) é o segundo volume da série Agathas, coescrito pelas prestigiadas autoras Kathleen Glasgow e Liz Lawson. Nessa série, jovens adolescentes investigam mistérios sombrios em uma narrativa intrigante e divertida, que homenageia a obra de Agatha Christie trazendo muitos de seus elementos para os tempos atuais.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

Escrito por Cecilia Rabess, Está tudo bem (Paralela, 368 pp, R$ 69,90 – Trad.: Steffany Dias) conta a história de Jess e Josh. Quando Jess conhece Josh na faculdade, ela o detesta imediatamente: ele é o típico cara que se acha, pronto para dominar o mundo, incapaz de reconhecer que ser branco facilita tudo para ele ― enquanto ela quase sempre é a única mulher negra nas aulas que frequenta e tem que lutar toda vez para ser ouvida. Depois da formatura, porém, os dois acabam indo trabalhar no mesmo banco de investimentos: competem um contra o outro, mas também almoçam juntos e se ajudam nas tarefas do dia a dia. Aos poucos, Jess começa a ver Josh de um jeito diferente. Ele é irritante e provocador, mas também prestativo, gentil e engraçado. E então o que começou como uma amizade tempestuosa se transforma em um romance eletrizante que deixa ambos chocados: afinal, é possível se apaixonar por alguém tão diferente? Mas, se no princípio o namoro parece mágico, logo a realidade se impõe e Jess é forçada a se perguntar quem ela realmente é e o que está disposta a ceder de si mesma em nome do amor.

PublishNews, Redação, 11/03/2024

Em Marco zero (FTD, 208 pp, R$ 78), Marcia Kupstas trata de temas relevantes para os jovens leitores, a começar pela pandemia da covid-19, que abalou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo e foi sentida pelos adolescentes como um marco de mudanças sociais e pessoais. O livro trata também das dificuldades na preservação de sítios arqueológicos e locais históricos, do trabalho da arqueologia no Brasil, da busca de explicações para nossas origens culturais e do conflito entre desenvolvimento e preservação. Durante a pandemia da covid-19, Maurícia, uma jovem de dezessete anos, passa alguns dias na casa de sua tia Letícia e conhece um grupo de amigos que cultivam um hobby peculiar: especular teorias sobre extraterrestres. Apesar de cética, Mauri se interessa por arqueologia e ouve com curiosidade uma conversa do grupo sobre a Stonehenge da Amazônia, um círculo de pedras localizado no Amapá que pode dar pistas sobre a origem dos primeiros habitantes da região. Algumas semanas depois, tia e sobrinha voam para Macapá e visitam o sítio arqueológico, que fica a cerca de duzentos quilômetros da capital do Amapá. Com personalidades muito diferentes, as protagonistas deste livro enfrentam conflitos de crenças e gerações, mas vivem uma incrível e divertida aventura, mostrando ao leitor como uma viagem pode ser o marco zero para descobertas pessoais.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.