Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 02/06/2023
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/06/2023

Deu o esperado: Rita Lee – Outra biografia (Globo Livros) assumiu a ponta da Lista de Mais Vendidos do PublishNews divulgada nesta sexta-feira (2). A Lista diz respeito ao período de 22 a 28/05, justamente a semana de lançamento do livro da cantora – o volume já havia aparecido na relação da semana passada, antes do seu lançamento oficial no dia 22. A Rainha do Rock segue contando suas histórias entre nós, com a presença constante de seus livros nas Listas há cerca de um mês. "Um relato forte, honesto e com pitadas de humor sobre os últimos três anos da vida de Rita Lee. Ela nos conta sobre a rotina fora dos palcos, como enfrentou a pandemia, o diagnóstico de câncer e todos os detalhes de sua grande batalha contra a doença" – é assim que a editora resume a nova obra. A Globo Livros também lançou um podcast sobre o novo livro, em parceria com a Trovão Mídia, e pretende colocar nas lojas um box especial com outros livros de Rita. Entre as novidades da semana, quem se destaca é o Grupo Editorial Alta Books, com três dos seis novos livros nas listas. O Ranking das editoras ficou assim: Sextante: 12 livros; Grupo Companhia das Letras, Grupo Editorial Alta Books e Grupo Editorial Record: 8 livros; Intrínseca: 7 livros. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

O livro Gênero Queer – a obra mais censurada nos EUA pela atual patrulha do Partido Republicano contra livros que discutam identidade de gênero e sexualidades –, de Maia Kobabe, acaba de chegar ao Brasil pela Tinta-da-China Brasil, com tradução de Clara Rellstab. A Folha fez uma entrevista com Maia, que se identifica como pessoa não-binária. O jornal também reproduziu novo material da BBC que contabiliza em cerca de 2,5 mil os títulos que sofreram censura ou foram questionados no país norte-americano. O Valor repercutiu um estudo divulgado pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, sobre o conhecimento do ChatGPT sobre determinados livros. Durante a semana, O Globo também falou com jovens autores, com obras lançadas recentemente pelo mercado editorial brasileiro, que exploram relações humanas em contato com novas ferramentas digitais. Já o Estadão revelou que o jornalista Renato Vieira encontrou, por acaso, três letras inéditas de Rita Lee nos arquivos da censura da ditadura militar brasileira. O portal Popline entrevistou a escritora Thalita Rebouças sobre a série de filmes Um ano inesquecível, da qual ela faz parte. Já o Correio Braziliense listou cinco livros de sucesso no TikTok que também serão adaptados para o streaming. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

O VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – Educação literária: mudanças em movimento será realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2023, com mudanças de produção e organização. O evento tem o intuito de contribuir para as discussões do ensino da literatura e a manifestação do texto literário a partir do diálogo com o meio virtual, o surgimento de novos gêneros, o perfil dos leitores, as temáticas e as materialidades do texto. O congresso terá a presença de João Anzanello Carrascoza (escritor); Teresa Mendes (pesquisadora, Portugal); Aline Abreu (escritora), Daniela Padilha (editora), Andréia de Oliveira Alencar Iguma (pesquisadora), José Roberto Torero (escritor), Irene Vasco (escritora, Colômbia). As inscrições estão abertas pelo site do evento e custam a partir de R$ 100. O Congresso (re)nasce em solo mineiro. Desde o ano 2000, ele integrava atividades coordenadas pelo Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ), da UNESP/Presidente Prudente. Agora, o CELLIJ deixa de ser o órgão organizador do Congresso, que passa a ser uma atividade coordenada pelo Grupo de Pesquisa “Formação de professores e as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário" (PROLELI). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

Seis jornalistas em diferentes estágios das suas carreiras recebem na próxima terça-feira, dia 6 de junho, às 19h, o Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem e Esperança, no Auditório Prestes Maia, da Câmara Municipal de São Paulo. A 4ª edição do prêmio homenageia Rene Silva, Juliana Dal Piva, Bruno Paes Manso, Leonardo Sakamoto, Gregório Duvivier e Valmir Salaro, profissionais reconhecidos agora pela contribuição em defesa da democracia em meio às ameaças às instituições e violações de direitos. O prêmio é promovido pela Família Kunc Dantas e a OBORÉ, e conta com o apoio do vereador Eliseu Gabriel (PSB), Instituto Vladimir Herzog e de outras entidades. O troféu (São Jorge enfrentando o dragão) é uma escultura de Roger Matua a partir de um desenho de Laerte. O evento ainda celebrará o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa (7 de junho). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

A Carochinha, editora de livros infantis, está à procura de um produtor de arte e de um produtor editorial. Para a primeira vaga é necessário domínio do pacote Adobe, ferramentas de design gráfico, conhecimento sobre fechamento de arquivos e experiência mínima de três anos no mercado editorial. É desejável também experiência nos programas do governo, como o PNLD. A pessoa contratada atuará no desenvolvimento e na adaptação de projetos gráficos, na diagramação dos livros, irá solicitar orçamentos gráficos e coordenar os estúdios de arte e ilustradores. Para o cargo de produtor editorial é preciso ter domínio do pacote Office, também experiência mínima de três anos no mercado editorial e conhecimentos dos programas de governo, inglês fluente e disponibilidade de horários. As funções do cargo incluem atuar na produção editorial de todos os selos da editora, na definição das especificações técnicas do livro, nos processos de importação e certificação de livros-brinquedo, e atuar diretamente em todos os processos editoriais, diretrizes e prazos para atendimento a editais de governo. Interessados devem encaminhar currículos para vagas@carochinhaeditora.com.br sinalizando no assunto o nome do cargo desejado.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

A editora Manole, que publica conteúdos técnicos, científicos e profissionais, abriu duas vagas no seu time. A primeira delas é para o cargo de analista de atendimento ao cliente e a editora pede que os candidatos tenham graduação completa em Marketing, Administração ou áreas relacionadas; experiência prévia em atendimento e suporte ao cliente; familiaridade com sistemas da área, como Zendesk e Movidesk. A pessoa contratada será responsável por realizar o atendimento ao cliente, responder perguntas e fornecer informações sobre os produtos da editora. Já os requisitos para a vaga de estágio em mídias sociais inclui graduação em andamento em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing ou áreas correlatas (do terceiro ao sexto semestre); disponibilidade para trabalhar presencialmente; experiência prévia em produção de conteúdo para internet; conhecimento de técnicas de SEO e otimização de conteúdo para motores de busca; e experiência em contato com revistas e jornais. As atividades incluem acompanhar o dia a dia das redes sociais da empresa; cuidar o fluxo de informações das redes; prospectar e construir parcerias para ações semanais; auxiliar na construção e o gerenciamento do calendário de posts; apoiar na construção de briefings e nos fluxos de aprovação. Interessados devem encaminhar currículos para rh@manole.com.br especificando no assunto o nome do cargo desejado. Mais informações sobre as vagas estão nos links correspondentes.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

Tradutores decodificando o significado das palavras. Essa é a proposta do novo livro da Livraria Gráfica – projeto da editora Lote 42 e Casa Rex –, A guerra contra os otomanos, uma "tradução instintiva" do poema húngaro Szigeti Veszedelem, do século XVII, em forma de texto e ilustração. O tradutor e jornalista Rogerio W. Galindo, fundador do jornal Plural, verteu a obra em texto. Para compor essa versão, Galindo identificou alguns vocábulos e a estrutura geral do poema, tendo como inspiração o épico Os Lusíadas, de Luís de Camões. "Em termos de vocabulário, clima, gramática, foi o que eu tentei imitar, mas sem parecer pateticamente desesperado por um molde", conta, em nota da editora. O livro conta com ilustrações da artista visual Tais Koshino, também com conhecimento nulo do idioma original. Koshino compara a tradução intuitiva a "voar sem saber as coordenadas de navegação, sem bússola, um voo errante". A guerra contra os otomanos traz a íntegra da Pars Prima, a primeira parte do poema épico húngaro escrito por Nikola VII Zrinski em 1647, que narra o momento em que Deus decide castigar os húngaros pelo abandono da fé. Está lá também a versão de Galindo, as pinturas de Koshino, uma tradução do Google Tradutor e posfácios dos dois tradutores-instintivos. A Livraria Gráfica aceitará encomendas do livro até 15 de junho por meio do seu site. A edição terá a impressão da tiragem exata solicitada.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

Neste sábado (3), o escritor, produtor cultural e editor Jorge Ialanji Filholini lança às 17h, na Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58, Sumarezinho – São Paulo / SP), o seu novo livro de contos. Inaugurando o selo independente EditoRia – da Ria Livraria –, o livro Muqueta aborda as situações em que o mundo passou devido a pandemia de Covid-19. Escrito entre os anos de 2020 e 2022, no auge da crise sanitária do vírus, os contos trazem histórias de protagonistas que refletem, em primeira pessoa, sobre a solidão, o pessimismo em torno de um futuro, a perda fatal de pessoas próximas, o conflito de amizade, questões sociais, memórias perturbadoras e o panorama político dos anos anteriores. “Foram temas pesados em que tive que escrever, um livro mais introspectivo, onde a experimentação dos estilos literários me ajudou no processo”, explicou Filholini. “Diferente dos meus dois livros anteriores, em que o cotidiano e as questões urbanas eram personagens essenciais nas condutas das personagens, este novo livro não pude ter a cidade de São Paulo como enredo primordial, pois fiquei isolado por dois anos, mas tive como desenvolvimento personagens que questionam o seu lugar nesse período em que o mundo mudou para sempre”, concluiu. No evento, o livro estará à venda pelo preço promocional de R$ 15.

“Você não conta uma história apenas para si mesma. Sempre existe alguma outra pessoa. Mesmo quando não há ninguém.”
Margaret Atwood
Escritora canadense
1.
Rita Lee - outra autobiografia
2.
Café com Deus pai
3.
Rita Lee - uma autobiografia
4.
Mais esperto que o diabo
5.
É assim que acaba
6.
Atlas: A história de Pa Salt
7.
#umdiasemreclamar
8.
Quem pensa enriquece: o legado
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
É assim que começa
 
PublishNews, Redação, 02/06/2023

Contando as histórias de vida de 35 mulheres visionárias, entre elas inventoras, artistas e cientistas, Pequenas grandes sonhadoras (HarperKids, 98 pp, R$ 69,90 – Trad.: Carolina Candido), de Vashi Harrison, inspira e ensina ao mesmo tempo. Os pequenos leitores irão conhecer as extraordinárias vidas de figuras como a ativista política Wangari Maathai, a escritora e professora Toni Morrison, a bailarina e ativista Katherine Dunham, a pintora brasileira Tarsila do Amaral e muitas outras mulheres que revolucionaram suas áreas e deixaram sua marca. Da mesma autora de Pequenas Grandes Líderes: Mulheres importantes da história negra, essa é uma encantadora e ricamente ilustrada obra que mostra às crianças que elas também podem fazer coisas incríveis que mudarão o mundo.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

Com esse nome tão grande que lhe rendeu um apelido ainda maior, Mar ainda não tinha feito aquela pergunta que sua mãe e seu pai tanto esperavam: porque meu nome é Marielle? A curiosidade pela escolha e origem do nome que recebemos quando nascemos aparece cedo ou tarde em todas as famílias. Às vezes a escolha do nome é pelo significado, outras por herança. Mas seja como for, sempre rende uma história. É com a história da escolha do nome da protagonista que a autora Luana Rodrigues apresenta Marielle Franco às leitoras e aos leitores no livro Mar de Marielle (Malê Mirim, 28 pp, R$ 48). No encontro do texto amoroso de Luana com a delicada aquarela de Faw Carvalho esse livro se tornou um presente para crianças de todas as idades. Para a autora, o livro pode contribuir na manutenção do legado e da inspiração que é Marielle Franco, colaborando para manter viva sua memória e sua história. “Amo falar de Marielle pelo olhar de outra criança, porque é assim que a vejo, como parte de nós, em especial mulheres negras. Minha vontade, o meu desejo e a minha expectativa é que esse livro ganhe as casas, as escolas, as bibliotecas, os festivais de livros”, afirma, em nota.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

A jovem Keka foi convidada para uma festa à fantasia e precisa escolher uma roupa de alguma época específica para marcar presença no evento. Animada com a ideia, ela decide finalmente conhecer aquele pequenino brechó que fica perto da sua casa. Afinal, em meio a tantas caixas e baús, com certeza encontrará algo especial. Esperta, curiosa e apaixonada pelo mundo fashion, Keka é a protagonista de uma série de livros infantis criada pela jornalista e terapeuta Helen Pomposelli. A personagem já viajou ao passado experimentando chapéus mágicos e já flutuou pelos ares com saias voadoras. Agora, em O brechó chique da Keka (Rocquinho, 36 pp, R$ 54,90), ela vai entender o significado da palavra “vintage” e se familiarizar com os estilos de diferentes tribos urbanas. Divertidos, os livros de Helen Pomposelli mostram às crianças que a moda tem um ingrediente mágico e pode contar muitas histórias. O brechó chique da Keka é ilustrado por Roberta Lewis.

PublishNews, Redação, 02/06/2023

“Haverá dias nos quais vou desejar que você seja como um urso. Grande e forte. Tão forte, que poderá ajudar outros a carregar seus fardos. Sem rugir nem resmungar. Pois você, meu filho, será um urso querido, com um coração de mel.” Estes e outros conselhos repletos de amor e sabedoria são ditos pela mãe do pequeno texugo, enquanto ela o pega pela mão e lhe mostra o mundo no livro Quando você crescer (Elementar, 28 pp, R$ 69,90). O livro, escrito pela autora Milla Shan e com ilustrações de Kerstin Schoene, foi traduzido para o português por Hedi Gnädinger. Quando você crescer é uma ótima opção para pais e professores falarem, com os pequenos leitores, sobre temas como amor materno, suporte emocional, preparação para a vida e superação.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 02/06/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.