Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 29/10/2022
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Thales de Menezes, 28/10/2022

Aconteceu o que todo mundo esperava. Logo na semana de lançamento, É assim que começa (Galera Record) assume a primeira posição na lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. Trata-se da continuação do best-seller mundial É assim que acaba, da americana Colleen Hoover, livro mais vendido este ano no ranking do PN, com mais de 86 mil cópias de janeiro até agora. É assim que acaba estava na liderança na semana passada, caindo agora para o segundo lugar. O pódio da Lista Geral é completado por outro título que não abandona as posições no topo da apuração. É Nas pegadas da alemoa (Buzz), romance de Ilko Minev sobre presença dos nazistas na Amazônia antes da Segunda Guerra Mundial. Apesar do furacão Colleen Hoover, a semana não foi boa, com queda de 25% nas vendas no período. Há sete dias, o registro tinha sido animador, com aumento de 30%. Ficção foi a única categoria a ter desempenho positivo, mas tímido, com crescimento de 2%. Não ficção caiu 22%, enquanto Negócios teve redução de 23%. Autoajuda apresentou declínio de 35%, mas nada supera o desastre em Infantojuvenil, que despencou 55%. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 28/10/2022

Um painel esperado por muitos reuniu Lizandra Almeida (CEO da editora Jandaíra), Marcos da Veiga Pereira (presidente da Sextante e vice-presidente da SNEL), Marcus Teles (CEO da Livraria Leitura) e Paulo Victor (diretor da Inovação Distribuidora) para uma “sessão de terapia”. Na conversa, era esperado que cada um desse seu ponto de vista sobre o setor, abrangendo pequenas e grandes editoras e livrarias. Com duas horas de duração, a mesa contou ativamente com a participação dos presentes que fizeram perguntas e apontaram outros temas e problemas que percorrem o mercado editorial e livreiro. Para Lizandra, o mundo perfeito seria um mercado grande para que pudéssemos, por exemplo, lutar para não haver aumento do papel, colocar mais pressão no Congresso e ainda conseguir que o livro seja valorizado pelo que ele é. Almeida falou também sobre a situação da sua editora pequena, e da dificuldade de uma maior visibilidade em todas as livrarias. Em sua fala inicial, Marcos Pereira pontuou que, em sua opinião, o mercado saudável tem a união de todas as entidades. “Essa união, essa comunicação é o embrião de tudo, nossa grande luta é pelo crescimento da leitura no Brasil”, disse. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 27/10/2022

Na tarde desta quarta (26), teve início o Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos 2022, evento organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com outras entidades do livro, com o tema O Livro que nos une, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas. Reunindo conhecidos de diferentes áreas do setor, a programação – que contou com curadoria de Leonardo Neto – começou com a mesa Como será o próximo Congresso Nacional? na qual João Carlos Lima (analista político e Sócio da consultoria Patri) e Rui Nogueira (analista político e Sócio da consultoria Patri) deram um panorama sobre a situação política do país, mediados por Fernanda Garcia (diretora executiva da CBL). Rui começou sua fala fazendo uma apresentação geral sobre o cenário eleitoral, passando pelas pesquisas eleitorais, o calendário político para o próximo ano e pelo resultado das eleições depois do primeiro turno. O analista chamou atenção para a força dos cabos eleitorais para a campanha de Bolsonaro, já que oito dos 15 governadores já eleitos apoiam o atual presidente. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 28/10/2022

O segundo dia do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos reuniu os representantes das principais entidades do setor, Ângelo Xavier (presidente da Abrelivros), Dante Cid (vice-presidente da Elsevier e presidente do SNEL), Haroldo Ceravolo Sereza (Diretor da Libre), João Scortecci (presidente da Abigraf-SP), Marcelo Di Renzo (vice-presidente da Abeu), Marcio Tupinambá (presidente da ABDL), Marcus Teles (presidente da ANL) e Vitor Tavares (presidente da CBL) para falar sobre a Lei Cortez e atualizar o setor sobre os próximos passos do projeto de lei no Congresso Nacional. O PL 49/2015, apresentado pela senadora Fátima Bezerra, foi construída a muitas mãos pelos diversos elos dessa cadeia. Nasceu pelas livrarias, inspiradas pela Lei Lang, na França, e ainda tramita no Congresso. Hoje, o projeto está na comissão de assuntos econômicos e passará ainda pela pasta de Cultura e Educação antes de ir para a Câmara dos Deputados, onde terá uma tramitação própria. Basicamente, a lei prevê que no primeiro ano de vida do livro – 12 meses – o livro pode ter um desconto máximo de 10%, medida que ajudaria na bibliodiversidade e às livrarias na competição de players como a Amazon. Clique no Leia mais para saber a posição de cada um dos participantes e a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/10/2022

Com o tema Espalhe a palavra, a Feira Internacional do Livro de Sharjah inicia sua 41ª edição no próximo dia 02, com a Publishers Conference iniciando os trabalhos já neste domingo (30). Nesta edição, a Feira, que tem se consolidado como importante ponto de negócios e cultura, terá 2.213 editoras (1.298 editoras árabes e 915 internacionais) de 95 países - o maior contingente de editoras globais a participar da feira desde o seu início - e que apresentarão mais de 1,5 milhão de títulos. Eles se juntarão a 129 autores, intelectuais e especialistas de 57 países de todo o mundo, que liderarão 1.047 atividades no SIBF 2022 até o dia 13 de novembro. “A feira do livro começou com apenas algumas centenas de editores e visitantes. Hoje, hospeda o maior número de editoras de sua história”, comemorou Ahmed bin Rakkad Al Ameri, presidente da Sharjah Book Authority (SBA). O país homenageado será a Itália, que trará autores, intelectuais, artistas e editores italianos para oferecer aos visitantes a oportunidade de aprender sobre sua cultura e o impacto de suas ações. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 25/10/2022

Silviano Santiago, ensaísta, contista e crítico literário mineiro de 86 anos, ganhou a 34ª edição do Prêmio Camões, realizado pela Fundação Biblioteca Nacional e considerado o mais prestigiado da literatura portuguesa. A decisão foi divulgada na tarde desta segunda-feira (24) por nota oficial da organização da premiação. O escritor, que possui mais de 30 livros publicados, é colaborador do jornal literário Pernambuco, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Nascido em 1936, é doutor em Letras pela Sorbonne e já foi professor de universidades norte-americanas e europeias. No Brasil, lecionou na PUC-RJ, e atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Eleito membro da Academia Mineira de Letras em 2021, Silviano chegou a ser favorito para ocupar o lugar de Lygia Fagundes Telles na cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras (ABL), mas retirou a candidatura por se sentir “desestimulado e triste”, como declarou em junho deste ano. Com o Camões, Silviano se torna o mais premiado autor de língua portuguesa. Criado por Portugal e Brasil em 1989, o Prêmio Camões realiza revezamento anual para a nacionalidade dos vencedores, entre brasileiros, portugueses e autores africanos de países de língua portuguesa. Ano passado, a premiação foi para a moçambicana Paulina Chiziane. O último brasileiro a vencer o Camões foi Chico Buarque, em 2019. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 25/10/2022

Nesta terça-feira (25), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou a primeira lista com os dez finalistas de cada uma das 20 categorias do Prêmio Jabuti. A 64ª edição do prêmio bateu recorde de inscrições, com 4.290 livros inscritos, superando em 25% o volume registrado na edição passada, em 2021, que foi de 3.422. Das obras selecionadas, sete são obras independentes. A Companhia das Letras tem 29 obras finalistas - tirando os outros selos da editora, enquanto Todavia tem sete, seguida de Malê (4), Fósforo (4), Editora 34 (3), Record (2), Verus (2), Cepe (2), Nós (2), Jandaíra (2), Globo (2) e Relicário (2). No Eixo Literatura, na categoria Romance Literário, foram selecionadas A extinção das abelhas, de Natalia Borges Polesso; A palavra que resta, de Stênio Gardel; A pediatra, de Andréa Del Fuego; O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk; Pequena coreografia do adeus, de Aline Bei; e Uma tristeza infinita, de Antônio Xerxenesky, todas publicadas pela Companhia. Completam a lista: É sempre a hora da nossa morte amém (Nós), de Mariana Salomão Carrara; Vista chinesa (Todavia), de Tatiana Salem Levy; Vozes de batalha (Planeta), de Marina Colasanti; e Vozes de retratos íntimos (Taverna), de Taiasmin Ohnmacht. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 25/10/2022

A partir da próxima segunda-feira (31), os ingressos para o Programa Principal da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começarão a ser vendidos para o público. Este ano, a festa volta ao seu formato presencial, promovendo a reunião entre autores nacionais e internacionais, o público e a cidade de Paraty. Os ingressos para cada uma das 20 mesas serão vendidos separadamente pelo site da INTI, plataforma de venda de ingressos. As entradas custam R$ 120, mas há uma cota de meia-entrada (R$ 60) para estudantes, jovens de baixa renda, pessoas com menos de 21 anos, pessoas com deficiência, profissionais das redes pública e privada de ensino do RJ e pessoas com mais de 60 anos. A edição, que celebra os 20 anos da festa, acontece de 23 a 27 de novembro de 2022, trazendo para o centro de seus debates a pluralidade de visões e sensibilidades que estão em jogo na contemporaneidade. Para conferir a programação completa, clique aqui. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

“Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado”
René Descartes
Filósofo, físico e matemático francês (1596 -1650)
1.
É assim que começa
2.
É assim que acaba
3.
Nas pegadas da alemoa
4.
A hipótese do amor
5.
Mais esperto que o diabo
6.
Seja (im)perfeito
7.
Menos é mais
8.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
9.
O poder e a nova lógica da liderança
10.
Amor & gelato
 
PublishNews, Redação, 28/10/2022

Príncipe Harry e Meghan Markle | © DivulgaçãoO destaque do noticiário sobre o mercado editorial nos grandes jornais não poderia ser outro. Após meses de especulações, o livro de memórias do Príncipe Harry ganhou data de publicação nos EUA e no Reino Unido. Globo e Estadão informaram que o livro será lançado pela Penguin Random House no dia 10 de janeiro, e a expectativa do público é saber o quanto ele vai contar do ambiente íntimo da família real britânica. Harry e Megan Markle, o duque e a duquesa de Sussex, começam a construir suas marcas como magnatas da mídia. Além do contrato do livro, pelo qual receberam US$ 20 milhões, o casal está assinando acordos de produção e divulgação de conteúdo com Netflix e Spotify. A Folha falou com dois novos expoentes da literatura brasileira: o carioca Geovani Martins e o gaúcho José Falero. Os dois autores, que focam suas histórias em moradores de comunidades, apontam que o presidente Jair Bolsonaro criminaliza a vida na favela. Ambos publicam agora obras que mostram jovens sobre o estado policial nas periferias. Depois do sucesso na estreia com O sol na cabeça, Giovani Martins publica Via Ápia, pela Companhia das Letras. José Falero lança Vila Sapo, pela Todavia. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Ângelo Xavier*, 26/10/2022

Ângelo Xavier | © DivulgaçãoDevido à pandemia do coronavírus, o Brasil atravessou dois anos com alunos sem aula ou recebendo ensino remoto. Foi um período marcado, também, por uma expressiva evasão escolar. Mas, mesmo assim, durante a campanha eleitoral, pouco ou quase nada se falou sobre educação. Isso levou a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entidades do setor de conteúdos educacionais e livreiro, a encaminharem – antes do primeiro turno das eleições – uma carta aberta aos candidatos e candidatas à presidência da República, com propostas de fortalecimento e criação de programas e políticas públicas voltados para o direito à educação, à leitura e ao acesso ao livro. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 24/10/2022

A 74ª Feira do Livro de Frankfurt terminou no último domingo reafirmando sua posição como importante ponto de encontro internacional para a indústria do livro e da mídia. Foram mais de com 93 mil visitantes profissionais (2021: 36 mil) e 87 mil visitantes privados (2021: 37,5 mil). Mais de 4 mil expositores de 95 países estiveram presentes nos pavilhões, no Centro de Agentes Literários & Escoteiros (LitAg) e nas novas Estações de Trabalho. O LitAg hospedou cerca de 300 agentes em mais de 450 mesas e cerca de 6,4 mil representantes da mídia reportaram o evento. Ao mesmo tempo, a feira do livro estava mais política do que nunca, o que ficou evidente sobretudo na programação de eventos com curadoria dos parceiros da feira. No Pavilhão de Frankfurt, políticos, criativos culturais, autores e tradutores se envolveram em discussões sobre o movimento de protesto no Irã, a situação do povo na Ucrânia, o aumento das divisões na sociedade e a oposição russa. Sob o lema “Traduzir. Transferir. Transformar.", a feira do livro deste ano destacou a tradução e os tradutores. Cerca de 1.500 visitantes subiram ao palco do Centro Internacional de Tradução para participar de um dos cerca de 30 eventos ali realizados. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 24/10/2022

O episódio desta semana no Podcast do PublishNews é diferente. Ele encerra a cobertura da Feira do Livro de Frankfurt. maior encontro do mercado livreiro do mundo. Talita Facchini, editora-assistente do PN, e Fabio Uehara, que apresenta o Podcast todas as semanas, gravaram conversas diretamente da feira alemã. Eles conversaram com João Varella, fundador da editora Lote 42, e das livrarias Banca Tatuí e Sala Tatuí , direto do estande do Brasil, comentando as impressões sobre o que foi a feira da retomada, dos encontros, e das principais notícias e conversas dos corredores. O episódio de hoje também conta com várias participações, como as de Carlo Carrenho, fundador do PublishNews, e Carl Pritzkat, presidente do BookLife and COO do Publishing Weekly. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 26/10/2022

Durante a Feira de Frankfurt, o Brasil, infelizmente, não teve apenas alegrias. Mesmo com o saldo positivo do evento, furtos de livros foram registrados no estande brasileiro. O ato aconteceu provavelmente no domingo de manhã (23), último dia do evento, quando as atendentes alemãs contratadas pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) relataram o desaparecimento das obras. Os livros que sumiram eram do projeto Brasil em Quadrinhos, da Lote 42 / Banca Tatuí, uma das editoras paulistas que receberam o apoio financeiro e operacional do CreativeSP para irem a Frankfurt. “Ainda não fizemos a contagem final, mas a estimativa é de cerca de 15 exemplares furtados”, disse João Varella, jornalista fundador da editora. Em conversa com o PN, ele afirmou que o valor monetário do prejuízo foi pequeno, por volta de R$ 600, mas a perda tem peças raras da editora. Alguns dos livros furtados já identificados foram o Modo avião, livro que teve tiragem única com costura artesanal e ilustrações de um metro de largura; alguns livros da coleção Gráfica Particular, que já estavam esgotados na editora; o livro O, de Gustavo Piqueira; e o título Fachadas, de Rafael Sica. Apesar desse acontecimento, João reiterou que a participação brasileira foi excelente e que, mesmo que esse fato lamentável tenha ocorrido, a bagagem foi positiva para o mercado editorial brasileiro.

PublishNews+, Redação, 27/10/2022

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 11 e 17 de dezembro. Entre elas, destaque para A vida por escrito (Companhia das Letras), livro no qual Ruy Castro oferece um guia imprescindível de como escrever biografias, incluindo todos os segredos, as técnicas e os truques; a reedição de Feliz ano velho (Alfaguara), um clássico da não ficção brasileira lançado em 1982 e que marca a estreia de Marcelo Rubens Paiva na literatura; uma nova edição de colecionador de Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte ), o best-seller young adult da americana Casey McQuiston, prestes a virar série na Netflix; e A história da Terra Média - Box 1 - Livros 1 e 2 (Harper Collins), que traz as primeiras versões do Legendário da Terra Média, a criação de J.R.R. Tolkien, reunidas e publicadas pela primeira vez no Brasil. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews+, Redação, 26/10/2022

O Radar de Licitações, seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra e/ou confecção de livros, traz esta semana dois editais. Um deles para contratação de empresa especializada em fornecimento de material bibliográfico (livros). A data do pregão é 03 de novembro, e o valor total chega a R$ 2.238.067,10. O segundo edital tem como objeto o registro de preços para futuras aquisições de livros, com valor estimado que chega a R$ 4.127.743,67. O pregão está marcado também para 10 de novembro. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.