Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 25/10/2017
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 25/10/2017

Deputada gaúcha Maria do Rosário será a relatora da Lei Castilho na CCJ da Câmara dos Deputados. Se aprovada, a Lei segue para a sanção presidencial | Jefferson Rudy / Agência SenadoComeça pra valer a última etapa da tramitação do Projeto de Lei (PL) 7.725 / 2017, que quer instituir a Política Nacional de Leitura e Escrita no Brasil. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Ali, o PL receberá a relatoria da deputada Maria do Rosário (PT / RS). De autoria da senadora Fátima Bezerra (PT / RN), o PL foi proposto por José Castilho Marques Neto, em maio de 2016, quando ainda era secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). No projeto da Lei Castilho, como o PL ficou conhecido, estão estratégias que devem contribuir para a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas. Se aprovado pela CCJ, a Lei Castilho já segue para a sanção presidencial.

PublishNews, Redação, 25/10/2017

A Fundação Itaú Social recebe até sexta-feira (27) as inscrições para o edital Leia para uma Criança 2018. O processo estabelece um novo formato de seleção dos livros infantis que farão parte da campanha do próximo ano. Está prevista a aquisição de até quatro milhões de exemplares, de dois títulos distintos, de prosa ou poesia, voltados a crianças de zero a cinco anos, além de até 20 mil exemplares em Braille. Cada editora poderá cadastrar até três livros por selo editorial. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário eletrônico no site do Prosas e enviar os documentos necessários. Além disso, é necessário cadastrar a editora no site de Fornecedores do Itaú Unibanco e postar os exemplares nos Correios até o dia 27. A campanha Leia para uma Criança é realizada todos os anos, durante o mês de outubro, pelo banco Itaú e a Fundação Itaú Social com o objetivo de incentivar a leitura do adulto para a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos familiares e de participação ativa na educação desde a primeira infância. Em 2017, foram disponibilizados 3,6 milhões de exemplares dos livros O menino azul (Global), de Cecília Meireles, e Em cima daquela serra (Companhia das Letrinhas), de Eucanaã Ferraz.

PublishNews, Redação, 25/10/2017

Ziraldo completa 85 de vida e 37 de Melhoramentos | © Ana CollaO escritor e cartunista Ziraldo, pai d’O Menino Maluquinho, acaba de completar 85 anos de idade. Conhecido por gerações de leitores, o autor tem em torno de 50 títulos traduzidos para mais de 10 idiomas, sendo no Brasil, publicado pela Melhoramentos. A editora, aliás celebra também seus 37 anos de parceria com o autor, e para comemorar, programou um ano de homenagens – com um selo comemorativo criado pelo próprio Ziraldo. Além disso, o escritor será tema de todas as feiras de livros e festivais literários dos quais a editora participar, e não poderia ser diferente, já que as filas para conseguir um de seus famosos autógrafos são conhecidas assim como a disposição do escritor. Ziraldo também será o embaixador do Projeto Escola Parceira da Leitura, uma iniciativa recém-lançada pela Melhoramentos com o objetivo de ampliar o repertório literário dos estudantes e auxiliar os estabelecimentos de ensino a formar leitores competentes. A iniciativa engloba um conjunto de ações para envolver todos os atores da comunidade: alunos, professores, famílias, funcionários. A parceria entre o autor e a editora teve início em 1980, justamente com o lançamento de O Menino Maluquinho, e quase quatro décadas, Ziraldo já lançou mais de 200 obras pela Melhoramentos, entre literatura, livros de pano e de atividades, que somados, representam mais de seis milhões de exemplares.

PublishNews, Redação, 25/10/2017

A Editora Malê lança no próximo mês o livro Memórias de porco-espinho, do autor franco-congolês Alain Mabanckou. Vencedora do prêmio francês Renaudot, em 2006, a obra revisita, com amor e ironia, uma série de lugares fundadores da literatura e cultura africana. O livro fala sobre a lenda popular de que todo ser humano possui um lado animal, que nesta narrativa é um porco-espinho. O pequeno animal, filósofo e malicioso, executa os macabros desejos de seu mestre e realiza uma série de assassinatos. Mabanckou revela que, apesar de o romance ter sido escrito em francês, o ritmo da narrativa advém das línguas orais africanas, faladas no Congo, o que transparece na construção da história. O escritor passou sua infância na cidade costeira de Pointe-Noire, onde se formou em Letras e Filosofia e hoje, mora em Santa Monica, Califórnia, EUA onde ensina literatura francófona. Suas obras já foram traduzidas para 15 idiomas.

PublishNews, Redação, 24/10/2017

Chiu Yi Chih é autor do livro de poesias 'Naufrágios' | © DivulgaçãoMarcado para acontecer de 28 de abril a 6 de maio de 2018, o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), já está a todo vapor com os preparativos da sua 13ª edição. O evento que acontecerá no Espaço Cultural da Urca pretende dialogar com diversas áreas do conhecimento como filosofia, artes, ciência, tecnologia e diversidades, tendo a literatura como pano de fundo. Para adiantar os preparativos, o Flipoços já inaugurou o novo site que vai apresentar aos poucos as novidades do que vem pela frente. O primeiro convidado confirmado é o escritor, tradutor e professor Chiu Yi Chih, nascido em Taipei (Taiwan). Desde 2009, vem ministrando cursos de taoísmo filosófico. Publicou um livro de poesias Naufrágios (Multifoco), e outro de ensaios filosóficos e poemas Metacorporeidade (Córrego).

PublishNews, Redação, 25/10/2017

A Amazon anunciou na tarde de ontem, o seu novo aplicativo de leitura Kindle. Entre as novidades estão: a nova aparência inspirada nos livros, novas fontes, um novo ícone de aplicativo, novos temas de fundo e melhor visibilidade da barra da pesquisa. O novo aplicativo de leitura Kindle estará disponível na App Store e Google Play, e como uma atualização gratuita a partir desta semana para clientes que já tem o aplicativo de leitura Kindle instalado.

PublishNews, Redação, 25/10/2017

A Boitempo está com uma vaga aberta para estagiário de produção de eventos e marketing. O candidato deve ter experiência com produção cultural, de eventos ou de obras audiovisuais; domínio da língua inglesa e cursar graduação em comunicação social, marketing ou audiovisual. Os interessados devem enviar currículo e pretensão salarial para curriculos.boitempo@gmail.com com o assunto "Vaga - estágio de eventos e marketing".

PublishNews, Redação, 25/10/2017

No próximo dia 30, a cidade de Barueri, na Grande São Paulo, recebe a oficina Dom Quixote entre cartas, que integra o projeto Ler é uma viagem, realizado pelo Instituto CCR. O objetivo da atividade é oferecer aos educadores a oportunidade de conhecer melhor o "espírito quixotesco", viajando pelos caminhos fantásticos da obra de Miguel de Cervantes, acompanhados da leitura em voz alta e música ao vivo, executadas por um elenco composto por arte-educador, atriz, músico e fotógrafa do Programa. Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR ViaOeste, explica que o projeto oferece novas técnicas incentivar os jovens à leitura: “por meio de uma abordagem lúdica diferenciada, o educador aprenderá novos recursos para motivar e criar a curiosidade e a paixão pelos livros. Este é um dos caminhos mais importantes para o desenvolvimento pessoal”. Serão duas sessões, na Biblioteca Municipal João Galdino de Oliveira (Av. Luiza Barbosa Silveira Bueno, 46 – Barueri / SP), às 9h e às 14h. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 27, pelo telefone (11) 4194-6018.

“Acredito que toda vez que saímos de um livro, saímos diferentes, mesmo que não o notemos”
Caio Riter
Escritor brasileiro
1.
Origem
2.
Felipe Neto
3.
Poder e alta performance
4.
Crer ou não crer
5.
Tartarugas até lá embaixo
6.
O mundo de Larissa Manoela
7.
Sapiens
8.
Minha vida fora de série - 4ª temporada
9.
It - A coisa
10.
Planeta das gêmeas
 
PublishNews, Redação, 25/10/2017

A Casa do Saber SP apresenta sábado (28), às 12h, um ciclo de leituras preparadas por grandes nomes do teatro nacional. Nesta edição o púbico vai conferir Seis personagens à procura de um autor, de Luigi Pirandello, com a direção de Leonardo Medeiros. Escrita em 1921, a peça é uma das mais famosas do italiano Luigi Pirandello. Vencedor do Nobel de Literatura e considerado um dos nomes mais importantes do teatro no século 20, Pirandello retrata neste texto um ensaio de teatro invadido por seis personagens abandonadas por seu criador, à procura de um diretor que dê palco aos seus dramas pessoais (e universais). Esta metanarrativa de Pirandello questiona a fronteira entre certo e incerto, possível e impossível, trazendo o palco como um cenário tão real quanto o assento da plateia.

PublishNews, Redação, 25/10/2017

Tartarugas até lá embaixo (Intrínseca, 256 pp, R$ 34,90 – Trad.: Ana Rodrigues) acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que decide investigar o paradeiro de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro. Aza faz de tudo para agir como uma grande detetive, e para isso ela reencontra um amigo de infância, que por acaso é ninguém menos que o filho mais velho do bilionário. Paralelamente, ela precisa lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que a prende em infinitas espirais de pensamento. Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos.

PublishNews, Redação, 25/10/2017

Santiago, filho único, cresceu na periferia do mundo. Sofreu na adolescência, nunca conseguiu se encaixar. Odiava a discoteca, a música dos Bee Gees. Finalmente, aos 21, entendeu que as mulheres não consideram um homem que não dance. Matriculou-se no curso de dança de salão e aprendeu que o homem, uma vez na pista, se move apenas da cintura para baixo. Entre suas saídas e seu trabalho massacrante na indústria, ele se apaixona por Natércia, que estudara com ele no colégio. Ela nunca lhe dera atenção, mas agora, vendo-o conhecedor dos segredos do samba de gafieira, deixa que Santiago se aproxime. A relação dos dois, apaixonada no início, doentia no final, é o fio condutor de A jaca do cemitério é mais doce (Alfaguara, 136 pp, R$ 34,90), romance de Manoel Herzog.

PublishNews, Redação, 25/10/2017

Quando o aspirante a escritor Arthur Friedland levou seus filhos para assistirem ao show do grande mestre hipnotizador Lindemann, considerava-se completamente imune à hipnose e, de bom grado, se submete aos poderes do especialista. No entanto, quando este traz à tona seus desejos mais profundos e ordena-o que os realize, Arthur desaparece com as economias da família e se torna um autor místico mundialmente famoso. Enquanto isso, seus três filhos esquecidos lutam para seguir com a vida. O tímido Martin se torna um padre sem vocação; Eric, um economista à beira da ruína e Ivan, o artista da família, se revela um falsificador de quadros. No verão que antecede a crise financeira global, os três se reencontram, e as consequências serão cataclísmicas. Em F (Companhia das Letras, 264 pp, R$ 59,90 – Trad.: Sonali Bertuol), romance comovente e divertido, Daniel Kehlmann explora com ironia e engenho as implicações do acaso na vida de pessoas que batalham para sobreviver em um mundo desprovido de sentido. Farsa, fé, fraude e falsificação são apenas alguns dos possíveis significados para esta obra.

PublishNews, Redação, 25/10/2017

A obra A estação das sombras (Pallas, 240pp, R$ 44,90 – Trad: Celina Portocarrero), de Léonora Miano, foi premiada em 2013 com o Prix Femina na França. O romance conta a história da tribo Mulongo como protagonista do enredo sobre o tráfico negreiro e a dizimação dos povos na costa africana no século XVI. A história se desenvolve a partir de um incêndio na aldeia onde vive a tribo e os habitantes percebem que dez adolescentes e dois anciãos desapareceram sem deixar rastro. As mulheres cujos filhos não foram encontrados são temporariamente banidas para uma habitação única, para que não contaminem toda a aldeia com a sua angústia. Com o tempo fica claro que os doze homens foram capturados por uma população vizinha e vendidos como escravos. É um romance forte, emocionante e realista que se baseia em um relatório da Unesco intitulado A lembrança da captura, de 2010, que procura resgatar uma memória do tráfico transatlântico.

PublishNews, Redação, 25/10/2017

Mais conhecido por seus romances, Honoré de Balzac consagrou-se sobretudo pela habilidade na construção de suas narrativas. Nas curtas, como é o caso de seus contos e novelas, não tão divulgadas no Brasil, também é possível perceber todo o gênio literário do escritor francês. Balzac – Dois contos introdutórios (Sesi-SP, 80 pp, R$ 32 – Trad.: Ubiratan Machado) é uma iniciação a esse universo do autor. Os contos Uma paixão no deserto e A grande seteira exibem alguns dos elementos característicos da obra balzaquiana. O primeiro é um conto de aventura, mesmo que contenha algumas das principais características da 'gramática' balzaquiana em suas entrelinhas. A novela deixa para trás os ambientes povoados pela sociedade francesa e segue rumo ao deserto do Magreb, tudo para narrar os desdobramentos do encontro entre um soldado francês em fuga e uma pantera. Já a Grande seteira é um drama conjugal de viés psicológico, um conto que, amparado na melhor tradição do suspense e do mistério, descortina a crueldade existente não apenas nas relações humanas, mas também nas relações de poder.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.