Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 30/08/2016
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 30/08/2016

Washington Davi, diretor de marketing da vice-presidência de Logística dos Correios, apresentou o LivrosLog a editores e livreiros | © Leonardo NetoOs Correios, em crise com o mercado editorial e livreiro desde o anúncio da suspensão da possibilidade de envio de livros via Mala Direta, lançam novo serviço de logística integrada específico para livros. O LivrosLog, que deve entrar em operação na primeira quinzena de setembro, foi apresentado a editores e livreiros em um evento nesta segunda-feira (29), dentro da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O LivrosLog oferece, além da distribuição e entrega, serviços de estocagem, preparação e até um serviço pós-venda de atendimento ao consumidor. Para levantar o LivrosLog, os Correios usarão a estrutura construída para as operações logísticas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Clique no Leia Mais, saiba detalhes de como vai funcionar o LivrosLog, incluindo custos.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

A nona edição do Prêmio São Paulo de Literatura traz uma novidade para a categoria principal – Melhor Livro de Romance do Ano. Além de receber premiação no valor R$ 200 mil, o vencedor também irá participar da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, em novembro deste ano. A viagem será patrocinada pela Embaixada do México, numa parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de SP. O ganhador participará de uma mesa sobre literatura brasileira no evento e terá oportunidade de divulgar seu livro para editoras estrangeiras. A cerimônia de entrega do Prêmio São Paulo será no dia 10 de outubro, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, e anunciará também os premiados nas categorias Melhor Livro de Romance do Ano – Autor Estreante com mais de 40 anos e Melhor Livro de Romance do Ano – Autor Estreante com mais de 40 anos.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Estátua de João Cabral de Melo Neto na Rua da Aurora, centro do Recife | © Marcus Guimarães / WikiCommonsOs recifenses e turistas que visitam a capital pernambucana já podem trocar os Pokémons por autores da literatura brasileira. Idealizado pelo cineasta Eric Laurence e realizado por meio do Funcultura, o aplicativo Ruas literárias do Recife tem como objetivo aproximar as pessoas do espaço urbano e da cultura literária da cidade. Com 150 pontos de localização e 82 autores de diferentes épocas e estilos, as ruas da cidade são mapeadas montando um roteiro literário e poético no qual a população pode descobrir como as ruas e suas edificações foram descritas e representadas por escritores pernambucanos. Dentre os autores pesquisados e citados no aplicativo estão nomes como Clarice Lispector, Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e Carneiro Vilela. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS,

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Afonso Borges, idealizador do Sempre Um Papo | © Gabriel AraújoO Sempre um Papo, projeto do escritor e produtor cultural Afonso Borges, recebe homenagem na Bienal do livro de SP. Famoso por promover os livros e seus autores através de lançamentos e debates informais, o Sempre um Papo está na programação oficial da Bienal. No sábado (3), às 14h Afonso lança e autografa seu livro infantil O menino, o assovio e a encruzilhada (Sesi-SP) que conta a história de um menino diante da difícil decisão sobre a escolha do seu caminho. No mesmo dia, às 20h, Afonso também media uma edição especial do Sempre um Papo com os autores Ruy Castro e Heloisa Seixas que debatem o tema Noites de samba canção, tardes de Bossa Nova abordando os livros A noite do meu bem: a história e as histórias do samba-canção (Companhia das Letras), de Ruy e O oitavo selo (Cosac Naify), de Heloisa Seixas.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

EdneySilvestre conduz projeto 'Páginas Anônimas', na Bienal | ©Leonardo Aversa / DivulgaçãoLançado pela Globo durante a Festa Internacional de Paraty (Flip) deste ano, o projeto Páginas anônimas abre espaço para jovens autores falarem sobre seus trabalhos e discutirem sobre a multiplicidade cultural do país. Agora, na Bienal, no dia 1º de setembro, às 14h, a Globo retoma o ciclo de conversas e promove a mesa Páginas anônimas: a literatura que o Brasil faz e você desconhece. Com mediação de Edney Silvestre, a conversa terá a participação dos jovens escritores Bobby Baq, Luiza Borba, Samuel Luis Borges e Tula Pilar que contarão sobre seus processos de criação. O evento acontecerá no Salão de ideias, dentro da programação oficial da Bienal.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Para essa terça (30), a Primavera Editorial preparou bate-papos e lançamentos com os autores Edison Rodrigues, finalista do prêmio Jabuti e Cris Bicudo. Autor de O tocaio, Edison estará no estande às 15h para falar sobre a relação entre o escritor e o contexto social do país, sobre como é o processo criativo de escrita dele e a influência do contexto político nesse processo. Já às 19h, Cris Bicudo, autora de Quem é essa tagarela, apresentará a história de seu livro com foco na deficiência auditiva. Os eventos acontecem no estande da Primavera Editorial (G73) e são abertos ao público.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

A DSOP aproveita a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que segue em cartaz até o próximo domingo (04) para apresentar o livro-imagem Diário dos sonhos. O livro, que conta com a tecnologia da realidade aumentada, ensina educação financeira para as crianças. Além do livro-imagem, a editora também levará a Coleção dos Sonhos composta por 14 livros didáticos para o ensino de Educação Financeira a alunos do Ensino Infantil e Fundamental I e II. Por falar na programação da DSOP na Bienal, logo mais, às 14h, a premiada ilustradora alemã Stefanir Harjes, autora do livro Alemanha 12 x 12 Brasil, também lançado pela DSOP, participará do bate-papo Ilustrando sentidos: as relações entre imagens e texto na literatura. O encontro acontece no Salão de Ideias.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Para as crianças que adoram se aventurar na cozinha, o lançamento da coleção Que monstro te mordeu?, de Cao Hamburger e lançada pela Sesi-SP, é perfeita. Com três volumes, Sucos, Salgados e Doces, cada receita vem com um nível de dificuldade, o rendimento das porções, tempo de preparo, o tipo de prato e o principal, trazem os personagens da série de Tv O monstruoso mundo dos monstros, idealizada pelo cineasta. A coleção promete além de proporcionar uma boa leitura, garantir momentos compartilhados entre pais, filhos, família e amigos. Uma das personagens, a Lali Monstra, estará no estande da Sesi-SP (E80) nesta quarta (31), às 11h, e no domingo (4), às 15h para receber os pequenos cozinheiros.

1.
O diário de Larissa Manoela
2.
Como eu era antes de você
3.
Depois de você
4.
Vamos juntos!
5.
Lava Jato
6.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
7.
Ansiedade 2 – Autocontrole
8.
Felicidade ou morte
9.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
10.
A garota no trem
 
PublishNews, Redação, 30/08/2016

A Editora Salamandra preparou para a Bienal uma programação voltada para o público infantil e escolheu a personagem Luna, do desenho infantil O show da Luna para animar os visitantes. Para despertar a imaginação e criar um momento divertido, a personagem Luna, seu irmão Júpiter, o furão de estimação Cláudio e as personagens de Ever After High, Raven Queen e Apple White estarão presentes para fotos com as crianças. A editora também lança os livros Como o mundo funciona e Natureza, da série O show da Luna e Ciência e Feitiçaria e Beijos e Feitiços, da coleção Ever After High. Quem visitar o estande também poderá participar de atividades como jogo da memória, oficina de origami e atividades de desenho e pintura.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Para comemorar os 30 anos da Companhia das Letras, o Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – São Paulo / SP) recebe hoje (30), às 20h, Alberto Manguel e Robert Darnton para um debate sobre O passado e o futuro do livro que será mediado pelo escritor Sérgio Rodrigues. Os ingressos deverão ser retirados na central de atendimento do Sesc uma hora antes do evento. O limite é de dois ingressos por pessoa.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Em setembro, Rubem Alves (1933 - 2014) faria 83 anos. Para celebrar a data, o Instituto Rubem Alves lança, no dia 1° de setembro, o Clube Ipê Amarelo. O novo projeto oferecerá ao público livros de autores que fizeram parte da formação intelectual de Rubem Alves, juntando agilidade e conforto para que os assinantes tenham uma leitura diferenciada. O Clube seguirá as estações do ano, recomendando um livro de autores e temas variados e oferecendo itens colecionáveis para primavera, verão, outono e inverno. A cada 10 associados, o Instituto Rubem Alves irá doar um livro infantil do autor para instituições de ensino e bibliotecas para estimular a leitura por meio de uma rede coletiva de leitores.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

A realidade da guerra na Síria atinge pessoas no mundo inteiro e muitas delas estão no Brasil. Pensando nisso, as jornalistas Gabrielle Albiero e Luiza Aguiar desenvolvem desde 2015 o livro-reportagem Pangeia – Fragmentos da guerra na Síria no Brasil que retrata a guerra a partir de relatos de refugiados sírios no aqui no Brasil. A obra traça os contextos históricos e individuais da guerra, os processos legais e psicológicos da imigração e refúgio, o choque entre culturas, as políticas brasileiras de refúgio, o processo de adaptação dos refugiados no Brasil e suas dificuldades. Para dar continuidade no projeto e fazer a publicação independente da obra, as autoras criaram um financiamento coletivo. O lançamento está previsto para dezembro, caso a meta de arrecadação seja alcançada.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

O Sindi-Clube (Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo) fez uma nova parceria para continuar incentivando a leitura. Dessa vez, junto com a Livraria Casa de Livros, nasce o Clubinho de Leitura, que visa estimular o interesse de crianças e jovens de até 12 anos pela leitura. Por meio de contação de histórias por mediadores, imagens, músicas e brincadeiras o projeto pretende estimular a criatividade das crianças e jovens que frequentam clubes esportivos e sociais. O Clubinho de Leitura já conta com a adesão de dez clubes. Para ajudar as agremiações na construção de seus Clubinhos de Leitura, o Sindi-Clube preparou uma cartilha, que pode ser acessada aqui.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Alunos da Escola Estadual Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, em Trairi, no interior cearense, desenvolveram o projeto A literatura engajada no uso consciente dos recursos hídricos. A partir de leitura de O quinze, de Rachel de Queiroz; Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, os alunos debateram a importância do uso consciente da água e produziram um documentário sobre técnicas utilizadas pelos idosos da região para a captação de água. Com a iniciativa, os alunos conquistaram destaque na primeira edição do Desafio Criativos da Escola, do Instituto Alana. O projeto encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, colocando-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. As inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e, neste ano, reconhecerá 10 iniciativas em todo o país. Os interessados podem enviar não apenas projetos já finalizados como também aqueles que ainda estiverem em andamento até o dia 15 de outubro pelo site do projeto.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Autora de Morro dos ventos uivantes, Emily Brontë terá a sua obra O vento da noite (Civilização Brasileira, 154 pp, R$ 34,90 – Trad.: Lúcio Cardoso) relançada no Brasil. A edição bilíngue reúne 33 poemas da autora inglesa organizados por Ésio Macedo Ribeiro. É uma bela oportunidade de reviver o encontro entre dois grandes nomes na literatura e de observar as especificidades que permeiam os processos de criação do autor e do tradutor – uma relação marcada pela sensibilidade, intimidade, escuta e delicadeza. Na apresentação da obra, Lúcio Cardoso afirma ter feito uma “tradução livre” dos poemas de Brontë, mas, como diz Denise Bottmann na orelha do livro, o que há de fato “é um diálogo e um irmanamento” entre os dois, escritora e tradutor.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Tudo (e mais um pouco) (Editora 34, 408 pp, R$ 45) reúne a obra poética de Chacal, de seu primeiro livro, Muito prazer, Ricardo (1971), até os mais recentes Murundum (2012), Seu Madruga e eu (2015) e Alô poeta (2016), incluindo ainda a versão teatral da autobiografia Uma história à margem (2010). Nesse conjunto, ele criou uma lírica muito especial. De Allen Ginsberg e do grupo carioca Nuvem Cigana dos anos 1970, ele trouxe para a poesia brasileira a experiência da contracultura e, acima de tudo, da palavra falada em inúmeras performances. Colaborou também com o grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, fez parcerias musicais com Rogério Duarte, Jards Macalé, as bandas Blitz e Barão Vermelho, além de atuar como agitador cultural no Rio de Janeiro. O livro possui quatro opções de capa.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Em Flores de alvenaria (Global Editora, 184 páginas, R$ 25), o poeta Sérgio Vaz lança seus leitores nas calçadas do subúrbio e descortina um universo muitas vezes invisível por meio de textos, ora em verso, ora em prosa, sobre os mais variados temas: educação, negritude, liberdade, sexo, empatia. Com apresentação do cantor e compositor Chico César, a obra traz diálogos, relembra a situação da periferia em outras épocas e conta com poemas que costumam ser declamados na Cooperifa, evento criado pelo poeta que transformou um bar de Taboão da Serra em um evento cultural. Segundo Chico César, os textos presentes em Flores de alvenaria “variam formas e temas. Mudam a tessitura e o timbre. Pode ser poesia ou prosa. O homem e o poeta são o mesmo, um só. Romântico, mordaz, perplexo, inquieto”. Uma obra que encanta ao mesmo tempo que nos golpeia graças ao alto teor de realidade depositado em cada página.

PublishNews, Redação, 30/08/2016

Livro-me (Pandorga, 122 pp, R$ 24,90) é uma coletânea de crônicas, e o segundo deste gênero publicado pela autora carioca Áurea Stela. Com uma sensibilidade e percepção delicada, ela transforma coisas comuns em arte. Ao contrário do que se possa pensar, o livro não sugere a ideia de que alguém precise se desfazer de alguma coisa. Áurea utiliza a licença poética para transformar o substantivo "livro" em verbo. Neste caso, o verbo "livrar-se" toma para si o sentido do substantivo e deixa de significar tornar-se livre de alguma coisa, passando a exprimir a ideia de transformar-se em livro. A literatura vista com olhos inocentes, talvez seja apenas um amontoado de palavras. Livro-me, é uma obra sincera e profunda e além de presentear o leitor com uma mensagem reflexiva, faz um convite para uma conversa íntima e cativante, com temas do cotidiano.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.