
A Festa Literária Internacional de Niterói (Flin) 2025 promete transformar o Reserva Cultural Niterói em um vibrante ponto de encontro entre literatura, arte e pensamento contemporâneo, entre os dias 16 e 19 de outubro (de quinta a domingo), com mais de 60 atrações e 5 palcos, entre mesas de debate, leitura dramatizada e tantas outras formas de imaginar o mundo.
“A construção desta Flin se ancora em uma concepção de cultura viva e vivida, em constante movimento e que tem o poder de moldar a sociedade. Entendemos o poder que a literatura exerce na construção da história que é escolhida como verdadeira, por isso queremos mais pessoas contando e recontando essas histórias, a partir dos seus pontos de vista”, destaca a presidenta da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa, em nota distribuída aos jornalistas.
A Flin reúne uma programação robusta e abrangente, com nomes de grande relevância, como Conceição Evaristo, referência da literatura afro-brasileira e autora de obras como Ponciá vicêncio (Pallas); Mia Couto, escritor moçambicano vencedor do Prêmio Camões; Itamar Vieira Junior, autor do premiado Torto arado (Todavia), fenômeno editorial da literatura nacional contemporânea; Ana Maria Gonçalves, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autora do romance Um defeito de cor (Record), que virou samba na Portela; e Nei Lopes, sambista, escritor e intelectual fundamental na valorização da cultura negra.
Também marcam presença a escritora Monja Coen, referência do budismo no país, conhecida por aproximar os ensinamentos zen do cotidiano; a escritora e jornalista Thalita Rebouças, ícone da literatura jovem no Brasil, com milhões de livros vendidos, completando 25 anos de carreira; e o escritor e roteirista Raphael Montes, conhecido por obras como Suicidas (Companhia das Letras), Dias perfeitos (Companhia das Letras) e a novela Beleza Fatal.
Flin homenageia
A festa homenageia o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), um dos mais importantes pensadores do século XX, cuja obra atravessa a educação, a literatura e a política. Haverá uma mesa em homenagem a outro autor querido pelo público que assistiu às adaptações de seus livros para a televisão: Luis Fernando Verissimo (1936-2025) ganhará uma mesa com a participação da sua filha, Fernanda Verissimo, do ator Diogo Villela e do jornalista e escritor Arthur Dapieve.
O evento, uma realização da Prefeitura de Niterói, sob o comando do prefeito Rodrigo Neves, através da FAN, sob a liderança da presidenta Micaela Costa, celebra o livro como território de afeto, resistência e imaginação. A curadoria é assinada por nomes como Vilma Piedade (pesquisadora e escritora), Carla Portilho (diretora do Instituto de Letras da UFF), Jordão Pablo de Pão (diretor de Conteúdo e Programação da Flin e diretor da Niterói Livros) e Elisa Ventura (diretora da Blooks Livraria).
Serviço
Festa Literária Internacional de Niterói (Flin) 2025
Datas: de quinta a domingo, 16 a 19 de outubro
Local: Reserva Cultural de Niterói
Realização: Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN)
Todas as atrações são gratuitas
A programação completa você encontra neste site do governo de Niterói.