'Supermercado de arte e os heróis marginais' conta histórias dos movimentos artísticos que nasceram à margem do mercado tradicional de arte
O livro
Supermercado de arte e os heróis marginais (Choque Cultural, 400 pp, R$ 120), escrito por Baixo Ribeiro — criador da galeria Choque Cultural – e ilustrado por Jotapê Pabst, conta histórias dos movimentos artísticos que nasceram à margem do mercado tradicional de arte. Da xilogravura vendida em feiras medievais aos grafites, tatuagens e coletivos urbanos contemporâneos, a obra percorre séculos de resistência criativa, destacando artistas e projetos que desafiaram a lógica especulativa do sistema artístico. A obra se divide em cinco capítulos, um epílogo e algumas páginas sobre o autor. Mais do que um ensaio histórico,
Supermercado de arte e os heróis marginais é um manifesto em defesa da arte independente, comunitária e colaborativa, que ultrapassa barreiras institucionais e alcança públicos diversos. A obra propõe alternativas para artistas que desejam sustentar sua produção fora das engrenagens do mercado, incentivando novas gerações a fortalecerem suas comunidades e a produzirem uma arte feita para ser vivida — e não apenas revendida.