
Depois de ser exibido para plateias de São Paulo e do Rio de Janeiro, o filme terá pré-estreia em Belo Horizonte. Será na quinta-feira, dia 6 de novembro, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 — Belo Horizonte / MG), e chegará ao público no dia seguinte (7) com acesso livre nas plataformas digitais.
Dirigido por Evanize Sydow e Américo Freire, biógrafos de Frei Betto, o longa é o segundo capítulo da tetralogia produzida pela Mirar Lejos em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, dedicada a retratar diferentes aspectos da vida e da obra do frade dominicano.
“O filme consegue encarnar esse espírito do múltiplo. Ele abrange as diversas escritas de Frei Betto — do ficcional ao epistolar, das cartas ao material didático de OSPB — e alcança uma dimensão internacional. Um ponto fora da curva”, comenta Bernardo Buarque de Hollanda, professor da FGV CPDOC.
O primeiro título da série, A cabeça pensa onde os pés pisam, lançado em abril de 2024, abordou a atuação de Frei Betto como educador popular e foi exibido em eventos como o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano e a Mostra de Cinema de Ouro Preto.
“O filme é uma aula de história, mas sobretudo de esperança — transmitida com imagens fortes e vivas da vida brasileira e desse personagem tão singular e influente”, afirmou o ministro do STF, Flávio Dino.
Figura incontornável da cultura e da política brasileira, Frei Betto consolidou uma trajetória que combina teologia, ativismo social e produção literária. Entre a resistência à ditadura militar e a atuação junto a comunidades populares, construiu uma obra marcada pelo diálogo entre fé, justiça e palavra escrita.


