
“A Tarrafa nasceu com o propósito de aproximar leitores e autores e de transformar Santos em um ponto de encontro da literatura brasileira. É uma alegria enorme, e muito simbólica para nós, ver o festival completar 17 anos homenageando uma das maiores autoras da literatura infantil. Durante a abertura, no último dia 15, ela foi representada pelo filho, o neurocientista Miguel Nicolelis, em um momento de grande emoção para todos nós", disse ao PublishNews o idealizador do evento, José Luiz Tahan.
O espetáculo O Céu da Língua, de Gregório Duvivier, uniu humor, poesia e reflexão sobre a língua portuguesa, abrindo o festival de forma inspiradora. "Este ano, reforçamos também nossa conexão com autores de língua portuguesa espalhados pelo mundo, como Afonso Cruz, de Portugal, e Ondjaki, de Angola, um reflexo da própria identidade de Santos, cidade portuária e marcada pela diversidade cultural”, analisou Tahan.
Entre os convidados desta edição estão Milton Hatoum, Aline Bei e Michel Alcoforado, entre outros nomes de destaque da literatura contemporânea. A programação contempla mesas-redondas, oficinas, lançamentos e sessões de autógrafos, com temas que vão de Racismo, origens e protagonismo a Vícios públicos, vício dos livros.
Deu vontade de estar lá? Confira a programação completa no site oficial do evento.