Publicidade
Scholastique Mukasonga participa do Clube de Leitura CCBB em outubro
PublishNews, redação, 02/10/2025
Com entrada gratuita, encontro é mediado por Suzana Vargas, curadora do clube, ao lado do poeta Ramon Nunes Mello

Scholastique Mukasonga © Divulgação
Scholastique Mukasonga © Divulgação
A escritora ruandense Scholastique Mukasonga, uma das vozes mais reconhecidas da literatura africana contemporânea, será a próxima convidada do Clube de Leitura CCBB. O encontro será realizado na próxima quarta-feira (8), às 17h30, na Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Rio de Janeiro / RJ). O evento será mediado pela curadora Suzana Vargas e pelo poeta Ramon Nunes Mello, com entrada gratuita.

Homenageada este ano na Fliaraxá, Mukasonga é autora de obras publicadas em mais de 20 idiomas e conhecidas por retratar as marcas do genocídio de Ruanda, que vitimou sua família em 1994. O debate terá como base o livro A mulher de pés descalços (Nós), escolhido pelo público do CCBB RJ em votação no Instagram. Na obra, a autora homenageia sua mãe, Stefania, e expõe as dores e resistências das mulheres tutsis diante da violência étnica.

Para Suzana, a presença da autora confirma o desejo do clube de “revelar uma outra África, desta vez a francófona, e destacar o papel das mulheres em contextos de sobrevivência e invisibilidade”. Mukasonga prepara o romance Julienne, sobre a irmã morta no genocídio, que será lançado em 2026.

O vídeo do encontros ficará disponíveis depois, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2025 e os encontros presenciais são realizados na segunda quarta-feira de cada mês. Entre os próximos autores confirmados está Luiz Antonio Simas e Monja Coen e uma sessão extra, em novembro, sobre os 500 anos de Camões.

Criado em 2022, o Clube de Leitura CCBB já recebeu nomes como Mia Couto, Pepetela e Leonardo Padura, e integra o calendário oficial do Rio Capital Mundial do Livro.

[02/10/2025 11:34:18]
Matérias relacionadas
Romance, poesia, Virginia Woolf, contos e Inteligência Artificial são alguns dos assuntos escolhidos para a grade de cursos deste verão
Autores conversam com o público sobre dois livros escolhidos por votação: 'O que aprendi com o silêncio' e 'A busca da justa medida' abordam consciência, ética e espiritualidade
Evento celebra os 20 anos da Estante Virtual e homenageia os poetas Antonio Cicero e Ferreira Gullar em parceria com o Paixão de Ler, da Prefeitura do Rio
Leia também
Espetáculo é dirigido por Marina Vianna e Caio Blat e tem 13 artistas no elenco
A comemoração começa às 18h e se estende até meia noite, com a presença do autor, o jornalista e escritor Pedro de Luna
Em 2025, foram mais de 100 apresentações e 55 mil espectadores