Publicidade
Boitatá e Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato celebram o mês das crianças com evento gratuito
PublishNews, Redação, 29/09/2025
Evento comemorativo terá programação aberta repleta de debates, oficinas, contações de histórias, lançamentos, show carnavalesco e bolo de aniversário

Festa de aniversário de 10 anos da Boitatá será na Praça Rotary, em São Paulo | © Boitempo
Festa de aniversário de 10 anos da Boitatá será na Praça Rotary, em São Paulo | © Boitempo
No dia 4 de outubro, das 10h às 18h, em celebração ao mês das crianças, a irmã caçula da Boitempo promove um evento em parceria com a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato na praça Rotary, no centro de São Paulo (SP), com programação aberta e gratuita repleta de debates, oficinas, contações de histórias, lançamentos, show carnavalesco e bolo de aniversário.

“A comemoração dos dez anos da Boitatá não poderia acontecer de outra forma: gratuita, acessível e diversa”, diz Ivana Jinkings, diretora da Boitatá. “Desde o início da editora, em 2015, acreditamos na literatura como ferramenta de sensibilização de crianças e adultos. O mote da Boitatá 'política também é coisa de criança’ abarca a ideia de que o pensamento crítico é imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa e generosa entre todos os seres viventes”, completa.

A programação será dividida em três frentes, com atividades no auditório da biblioteca, na sala de oficinas e encontros ao ar livre na praça Rotary. As conversas do auditório são voltadas ao público adulto e contam com participação de diferentes autores, internacionais e nacionais, como a premiada artista portuguesa Catarina Sobral (autora de Toi toi toi) e o artista espanhol Joan Negrescolor (autor de A cidade dos animais e das ilustrações de O que são classes sociais?), além de Janaina Tokitaka (autora de Fala baixinho e Pode pegar!) e Marcelo Tolentino (autor de Olho-d’água e das ilustrações de Versos de bichos, de Bertolt Brecht). A programação conta com os apoios de Acción Cultural Española (AC/E), Instituto Camões e Instituto Ramon Llul.

Para conduzir as mediações das conversas, atividades lúdicas e oficinas, foram convidadas instituições de promoção da literatura e livrarias especializadas, reunindo no evento parte do rico ecossistema do mercado editorial paulistano voltado aos livros para as infâncias. Elisabete da Cruz, da Eloin/Expedição Literária; Dani Gutfreund, da Lugar de Ler; Denise Guilherme, da Taba e Renata Nakano, do Clube Quindim, ficam a cargo das mediações do auditório.

Os parceiros A Banca de Livros, A Taba, Aigo, Banca Stardust, Casa Cosmos, Livraria da Tarde, Movimento Literário e PanaPaná comandam as oficinas internas para crianças e adultos com criações inspiradas no catálogo Boitatá, de marcador de páginas personalizados a monstros de pompom.

Na praça Rotary, as atividades ao ar livre, destinadas a todas as famílias, serão realizadas ao longo do dia com as mesmas instituições parceiras e incluem contações de histórias e oficinas de tintas naturais. O encerramento da programação será comandado pelo Bloquinho da Miúda, grupo carnavalesco da livraria de mesmo nome. No fim do evento, a editora oferecerá bolo de aniversário aos presentes. Uma banquinha de vendas com descontos do catálogo Boitatá estará à disposição do público, e haverá distribuição de brindes exclusivos.

Doação de livros e lançamentos

Como forma de valorizar as bibliotecas e as máquinas de cultura da Prefeitura, a Boitatá promove ao longo do evento uma campanha de incentivo à doação de livros. O público é convidado a levar de casa obras ilustradas e para as infâncias em bom estado para serem doadas ao acervo da biblioteca. Ao fim da programação, a editora doará, em exemplares, 10% das vendas realizadas no evento.

Ao longo do dia acontecem também três lançamentos: uma versão para jovens leitores de Terpsícore, de Machado de Assis, que conta com posfácio de Davi Arrigucci Júnior e ilustrações inéditas da artista visual Larissa de Souza; Caderno de artista, da autora e criadora da coleção Monstro Rosa, Olga de Dios, com tradução de Monica Stahel; e Revolução no galinheiro, de Giulia Conoscenti, traduzido por Dani Gutfreund.

Desde 2015 a Boitatá publica obras que aliam qualidade, entretenimento e informação, compondo um catálogo divertido e diversificado, com nomes como bell hooks, Antonio Gramsci, Olga de Dios, Alexandre Rampazo, Dipacho, Marcelo Tolentino, Denilson Baniwa e Nelson Cruz.

Serviço

Ocupação Boitatá

4 de outubro de 2025

Sábado, das 10h às 18h

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, São Paulo

Praça Rotary

Entrada gratuita

Programação

Auditório da Biblioteca

  • 10h30-11h30

Conversa com Larissa de Souza e Marcelo Tolentino, mediação de Renata Nakano (Clube Quindim)

  • 12h-13h

Conversa com Catarina Sobral, mediação de Elisabete da Cruz (Eloin/Expedição Literária)

  • 13h30-14h30

Conversa com Janaina Tokitaka e Tatiana Filinto, mediação de Denise Guilherme (A Taba)

  • 15h-16h

Conversa com Joan Negrescolor e Sophia Pinheiro, mediação de Dani Gutfreund (Lugar de Ler)

Sala de oficinas

  • 10h-12h

PanaPaná apresenta: Oficina de criação de monstros de pompom

Oficina inspirada em personagens da série Monstro Rosa, de Olga de Dios

  • 12h-13h30

Banca Stardust apresenta: Oficina inspirada em Julián é uma sereia, obra de Jessica Love

  • 13h30-14h30

Biblioteca Monteiro Lobato apresenta: Oficina de criação de marcadores de páginas

Oficina inspirada em ilustrações do catálogo da Boitatá

  • 14h30 - 16h

Movimento Literário apresenta: Oficina de invenção de sonos

Atividade de desenho e criação de mural coletivo inspirado no livro Cadê o sono da Stella?, de Anete Melece

Praça Rotary

  • 10h-18h

Feira de livros com Boitatá

  • 10h-18h

Campanha de doação de livros para crianças e jovens leitores

  • 10h-18h

A Taba apresenta: Cantinho literário

Espaço de leitura com exemplares de livros publicados pela Boitatá e mediação de leitura para o público

  • 10h-11h

A Banca de Livros apresenta: Contação de Monstro Azul, de Olga de Dios, e oficina de desenho

  • 11h30-12h30

Casa Cosmos apresenta: Contação de Teko hypy: a origem do mundo e oficina de tintas naturais com Sophia Pinheiro

  • 13h-14h

Livraria da Tarde apresenta: Contação de Olho-d'água, de Marcelo Tolentino

Oficina de barquinhos de papel com o autor

  • 14h30-15h30

Aigo apresenta: Contação do livro Revolução no galinheiro, de Giulia Conoscenti

Com oficina artística

  • 16h-17h

Livraria Miúda apresenta: Festa com bloco de carnaval

  • 17h

Cantar parabéns e comer bolo

Sobre a Boitatá

Fundada em 2015, a Boitatá – apelidada carinhosamente de “uma Boitempo para crianças” – vem traduzindo seus valores e sua postura em obras que aliam entretenimento e informação, compondo um catálogo consistente e diversificado. Livros que despertam a imaginação das crianças, aguçam curiosidades, plantam dúvidas e ajudam os pequenos leitores a se reconhecerem como cidadãos, agentes políticos e transformadores. Tudo isso com delicadeza e… muita diversão!

Sobre os parceiros e apoiadores

A Banca de Livros é uma pequena livraria de calçada dentro de uma antiga banca de jornais, focada em literatura infantil, mas também com algumas pérolas para os adultos.

A Taba é uma empresa especializada em curadoria de livros infantis, com foco na formação de leitores e mediadores de leitura.

A AIGO é uma livraria independente e multicultural criada para celebrar a literatura de migrações e diásporas das comunidades imigrantes do bairro do Bom Retiro. Um espaço para resgatar as origens, exercitar a coexistência com outras identidades e imaginar possibilidades transculturais.

A Banca Stardust é uma loja colaborativa que reúne o trabalho de mais de cem artistas. A identidade da banca está na forte conexão entre cultura pop, games, quadrinhos, cinema, música cult, ficção científica e fantasia com o universo queer.

A Casa Cosmos é uma livraria infantil com cuidadosa curadoria de livros e produtos de pequenos artesãos locais. É um espaço de acolhimento, polo de atividades culturais que proporciona oficinas educativas para crianças, rodas de conversa, cursos e eventos relacionados às infâncias.

O Clube Quindim é um serviço de assinatura que envia mensalmente livros selecionados por uma equipe de especialistas em literatura e infância. Obras com diferentes temas, gêneros e estéticas, que ajudam a ampliar a visão de mundo da criança e da família.

A Eloin Educação transforma ideias em experiências enriquecedoras por meio da educação transdisciplinar. É uma usina de criatividade que valoriza o protagonismo de educadores e estudantes para um pensar fora da caixa.

A Livraria da Tarde é um espaço charmoso e aconchegante no bairro de Pinheiros, com livreiros que amam fazer recomendações, onde o cheiro de livros se mistura com o cheiro do café. Tem uma seleção especial de livros de literatura geral, humanidades e infantojuvenis.

A Livraria Miúda é especializada em literatura para a Infância, localizada no bairro da Pompeia, em São Paulo. Uma livraria independente, um espaço de circulação e mediação de narrativas culturais e literárias para as infâncias.

A Livraria Movimento Literário abarca variados projetos relacionados às temáticas de livros, literatura, infância e formação de leitores. Trabalha com um criterioso catálogo em eventos presenciais, encontros com autores e vendas on-line.

A Livraria PanaPaná é um espaço dedicado ao encantamento da leitura infantil e juvenil há mais de quinze anos. Com curadoria cuidadosa e ambiente acolhedor, promove encontros que aproximam crianças, famílias e educadores do prazer de ler e compartilhar histórias.

O Lugar de Ler é uma biblioteca para consultas, onde acontecem cursos e oficinas sobre tudo o que diz respeito ao universo do livro, em especial o ilustrado.

[29/09/2025 10:30:56]
Matérias relacionadas
Obra do autor se tornou referência quando o assunto é a crítica marxista do direito
Livro aborda noções de felicidade e prazer, a relação entre humano e natureza e os processos de autoconhecimento que todo mundo vive na infância
Livro da professora Leigh Claire La Berge chega ao Brasil em janeiro, propondo uma leitura interespécies da história econômica ocidental
Leia também
Livro de poesia parte de encontro no metrô de São Paulo e dialoga com 'Fullgás', sucesso de Marina Lima e Antonio Cicero nos anos 1980
Instituição funcionará normalmente durante os dias de folia, entre 14 e 22 de fevereiro, estando fechado somente no dia 16
Evento ocorre em abril de 2026, em São Paulo, reunindo leitores, autores e criadores de conteúdo do mercado em torno do universo da ficção especulativa