Publicidade
Clube do Livro FN, do influenciador Felipe Neto, encerra as atividades
PublishNews, Guilherme Sobota, 25/09/2025
Assinantes ficaram sabendo do encerramento por uma live realizada pela equipe nesta quarta-feira (24); os conteúdos ficam disponíveis até o dia 30 de setembro na plataforma

Depois de pouco mais de um ano do seu lançamento, o Clube do Livro FN, do influenciador Felipe Neto, anunciou que vai encerrar as atividades. Os assinantes ficaram sabendo do encerramento por uma live realizada pela equipe nesta quarta-feira (24). Os conteúdos ficam disponíveis até o dia 30 de setembro na plataforma. Toda a equipe foi desligada, assim como os criadores de conteúdo e professores.

"Infelizmente, por direcionamento de cima, não serão enviados os conteúdos do clube ao longo de outubro para quem pedir – apenas os certificados. Além disso, a plataforma que hospeda nossos vídeos não oferece suporte para transferências externas, tornando inviável enviar os vídeos. Então não poderemos enviar de qualquer forma", diz o comunicado publicado nesta quinta-feira (25), assinado pela equipe do Clube. "Lamentamos o aviso repentino e os poucos dias para se despedir".

O PublishNews entrou em contato com a assessoria de Felipe Neto e aguarda uma resposta. Segundo apuração com fontes do mercado, o motivo do fechamento seria o de que a empreitada não era lucrativa.

Nas redes e na própria plataforma, assinantes do Clube ficaram revoltados com a notícia. "Caramba, que decepção. Estou muito triste com a forma como tudo foi conduzido. Quem não conseguiu acompanhar todos os livros por motivos pessoais agora se lascou", disse uma assinante.

"Só gostaríamos que o Sr. Felipe Neto tivesse o respeito de vir aqui dar o recado", comentou outro. "Não precisa dizer que o clube não deu lucro, que não teve tempo e todas essas velhas desculpas. Só tenha respeito e venha falar com quem entrou no clube e investiu nele por sua causa. Mandar o recado por procuração é lastimável", disse outro fã.

Em julho de 2024, quando o Clube foi anunciado, o primeiro título, Fahrenheit 451 (Biblioteca Azul), chegou ao topo da lista de mais vendidos da Amazon. Com o anúncio, a procura pelo livro aumentou em 72.500%, segundo o jornal O Globo. Em setembro, quando o influenciador anunciou a obra Corpos secos (Alfaguara), de Luisa Geisler, Marcelo Ferroni, Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado, o livro fez sua estreia na Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais, ocupando a segunda posição em Ficção. Em outubro, o empresário participou da programação principal da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

[25/09/2025 11:23:58]
Matérias relacionadas
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
Editora vai fornecer livros do clube do livro Pomar, organizado pela Biblioteca Comunitária Caio Fernando Abreu, e exemplares serão destinados ao seu acervo, para empréstimos
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Leia também
Casa editorial fundada em 2001, em São Paulo, se consolidou no mercado com obras de negócios, carreira, inovação, marketing e desenvolvimento pessoal
Paper Republic e Singing Grass anunciam o Prêmio de Tradução Literária 'The Voices of Today', que aceita inscrições até meados de abril. Veja como se candidatar!
Milhares de títulos autopublicados da Draft2Digital estarão disponíveis na nova plataforma de e-books da Bookshop.org, lançada há cerca de um ano