Publicidade
Firjan realiza III Seminário Internacional Gráfico pelo Rio Capital Mundial do Livro
PublishNews, Redação, 15/09/2025
Público poderá visitar a exposição interativa 'De onde vem o livro que você lê?', que propõe uma viagem pela história do livro e da tecnologia gráfica, de Gutenberg à era digital

Casa Forjan © Bernardo Cartolano
Casa Forjan © Bernardo Cartolano
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) promove nesta quarta (17), das 9h às 18h, na Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, em Botafogo – Rio de Janeiro / RJ), o III Seminário Internacional Gráfico – Por trás de cada página, um mundo de conexões, dentro da programação oficial do Rio Capital Mundial do Livro. O evento gratuito reunirá autores, editores, especialistas e representantes da indústria gráfica para discutir o universo do livro e contará ainda com uma exposição imersiva e um hackathon (palavra que designa uma maratona criativa que reúne equipes para desenvolver, bem rápido, soluções inovadoras).

“A Firjan propõe um debate amplo sobre toda a cadeia produtiva do livro — do autor ao leitor —, compartilhando informações relevantes sobre comportamento, hábitos de consumo, tendências, novas tecnologias e referências nacionais e internacionais. Esta iniciativa tem como foco o fortalecimento do mercado editorial, a fim de apoiar a indústria gráfica do Estado do Rio em seu reposicionamento estratégico, com metas ousadas que a coloquem na liderança do mercado nacional”, destacou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio (Sigraf), Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho, a proposta é criar pontes entre todos os elos da cadeia. “Esta será uma oportunidade única para compartilhar experiências e visões sobre o presente e o futuro da impressão de livros. O evento reúne todos os envolvidos na cadeia produtiva, com o objetivo de fortalecer o setor gráfico, gerar novas oportunidades de negócio e, claro, incentivar o surgimento de novos leitores – o propósito maior dessa indústria”.

A programação será aberta por Itamar Vieira Jr., vencedor do Prêmio Jabuti 2020 com Torto Arado (Todavia), que abordará a convergência entre sucesso comercial e valor literário. Outros quatro painéis discutirão as relações entre autores e editores, tendências nacionais e internacionais, os impactos de novas tecnologias no setor e a influência das redes sociais sobre a publicação impressa.

Entre os convidados estão a cantora e escritora Zélia Duncan, autora de Benditas coisas que eu não sei (Agir); Eliana Alves Cruz, vencedora do Jabuti 2022 com A vestida (Malê); Emma House (Oreham Group); Dante Cid, presidente do SNEL; e Nathália Coelho, pesquisadora de tendências e estudos de futuros da Casa Firjan. A indústria gráfica também estará representada por nomes como Silvia Montes (Heidelberg), Paulo Faria (Koenig&Bauer), Júlio Dantas (Xerox), o consultor Francisco Calvache, o empresário Gustavo Benvenho (Midiograf) e a pesquisadora Sandra Rosalen (Universidade de Wuppertal). Editoras como Malê e Agir também participam.

Experiência imersiva e maratona criativa

O público poderá visitar a exposição interativa “De onde vem o livro que você lê?, da Firjan SESI, que propõe uma viagem pela história do livro e da tecnologia gráfica, de Gutenberg à era digital. A experiência conta com recursos de realidade aumentada e óculos 3D.

Durante o evento, alunos do curso técnico em Design Gráfico do Firjan SENAI SESI Maracanã produzirão ao vivo um impresso editorial, distribuído aos presentes, e participarão de um Hackathon para desenvolver a capa do livro Rio de Letras 2025. A obra — organizada pela Firjan SESI com curadoria da Academia Brasileira de Letras e parceria da Secretaria Estadual de Educação — reunirá textos de estudantes da rede estadual e do Firjan SESI, além de trabalhadores da indústria.

“Queremos mostrar que o livro impresso segue vivo, pulsante e relevante, e que a indústria gráfica é protagonista nesse processo. A leitura e, por consequência, a boa escrita, são importantes para qualquer profissional, independente da área de atuação, e a produção de livros é elemento fundamental nessa engrenagem de cultura e aprendizagem”, afirma Vinícius Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI.

Serviço
III Seminário Gráfico Internacional
Data: Quarta, 17 de setembro, das 9h às 18h
Local: Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, Botafogo — Rio de Janeiro / RJ)
Inscreva-se gratuitamente e veja a programação completa do dia aqui.

[15/09/2025 11:24:54]
Matérias relacionadas
Organizado pela editora Ana Borelli, sua viúva, o livro será lançado na data de aniversário do autor (8) e apresenta imagens raras da trajetória do jornalista, político, escritor e ativista ambiental
Leia também
Casa editorial fundada em 2001, em São Paulo, se consolidou no mercado com obras de negócios, carreira, inovação, marketing e desenvolvimento pessoal
Paper Republic e Singing Grass anunciam o Prêmio de Tradução Literária 'The Voices of Today', que aceita inscrições até meados de abril. Veja como se candidatar!
Milhares de títulos autopublicados da Draft2Digital estarão disponíveis na nova plataforma de e-books da Bookshop.org, lançada há cerca de um ano