
Além de Tenório, o festival reúne em setembro e outubro nomes como Maria Ribeiro, Ruy Castro, Heloisa Seixas, Cidinha Silva, Eduardo Gianetti e Aline Bei, em um total de oito encontros. Criado em 1986, o Sempre Um Papo completa 40 anos em 2026 e, ao longo de sua trajetória, já realizou mais de oito mil eventos em 40 cidades brasileiras, com público presencial superior a três milhões de pessoas. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no YouTube do projeto, que hoje soma mais de 110 mil inscritos.
Em De onde eles vêm, Tenório toma como pano de fundo o ingresso dos primeiros cotistas nas universidades brasileiras, no início dos anos 2000. Ambientado em Porto Alegre, o romance acompanha Joaquim, jovem órfão que precisa cuidar da avó doente, enfrenta o desemprego e a pobreza, mas insiste em manter vivo o amor pela literatura. A narrativa trata de preconceito, luta, exclusão e sonho, expondo um momento em que políticas de inclusão eram vistas como problema, não como solução.
Nascido no Rio de Janeiro em 1977, Jeferson Tenório é doutor em teoria literária pela PUC-RS e foi professor visitante na Universidade Brown, nos Estados Unidos. Além de De onde eles vêm, é autor de outros livros que chegaram às prateleiras pela Companhia das Letras: Estela sem Deus (2018) e do já clássico O avesso da pele (2020), obra vencedora do Prêmio Jabuti, alvo de censura e com mais de 200 mil exemplares vendidos. O romance teve direitos de tradução adquiridos por editoras em países como Portugal, Itália, Inglaterra, França, Suécia, China, Eslováquia, México e Estados Unidos.
O Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com apoio do Itaú.
Festival Sempre Um Papo recebe Jeferson Tenório
10 de setembro, quarta-feira, às 19h30
Teatro José Aparecido de Oliveira / Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21 - Belo Horizonte / BH)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br