Publicidade
Nove bibliotecas da zona leste de São Paulo contam com mais de 15 programações gratuitas
PublishNews, redação, 27/08/2025
Vasta programação reúne atividades, oficinas, exposições e encontros que fortalecem o papel das bibliotecas como espaços públicos de convivência e transformação

Uma série de atividades culturais e educativas estão previstas para ocupar a programação de nove bibliotecas da zona leste de São Paulo, desta quarta (27) até sábado (30). O destaque especial fica na programação da Biblioteca Affonso Taunay (Rua Taquari, 549 – São Paulo / SP), que se consolida como um polo de incentivo à leitura, bem-estar e inclusão social. O roteiro cultural é gratuito e livre para todos os públicos. Basta chegar e participar.

A biblioteca, que fica na região da Mooca, realiza às quartas-feiras, a partir das 9h, o Projeto Octo, conduzido por Sandra Regina Olivan, que ensina a confecção de polvos de crochê para bebês prematuros, promovendo acolhimento e segurança, e mediação de leitura das 10h às 12h, reforçando o papel da literatura na formação emocional e intelectual de crianças e jovens. Na sexta (29), outra mediação de leitura feita pelo time da Taunay alegra o espaço, voltado ao público infantil e no seu despertar ao prazer pela literatura e em seus benefícios, como desenvolvimento de linguagem, vocabulário e imaginação.

Como atividades que se estendem para além da literatura, a Affonso Taunay oferece práticas corporais voltadas ao alongamento e fortalecimento muscular às quartas-feiras a partir das 13h e às sextas às 9h. Também às sextas, das 10h às 11h, há a oficina de inglês com Solange Larese para iniciantes; já para os fãs de artes visuais, até o dia 3 de setembro, a biblioteca também abriga a exposição “Abaporu Periférico”, com visitação de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 10h às 14h. A mostra apresenta releituras grafitadas de obras modernistas feitas por artistas da periferia, celebrando a Semana de Arte Moderna de 1922 com uma abordagem urbana e contemporânea.

No Tatuapé, a Biblioteca Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4142 – São Paulo / SP) apresenta uma programação diversificada. No dia 28 de agosto, das 10h às 16h, ocorre o IV Festival Literatura Jovem em parceria com a PUC-SP, com debates, oficinas e leituras voltadas ao público juvenil. No mesmo dia, às 20h, o Clube de Leitura Secreto realiza um encontro online para discutir o livro Kindred: laços de sangue (Morro Branco, 2019), de Octavia Butler. Todas as sextas, às 15h, há oficina de pintura em aquarela com a artista Fernanda Renate. Já na sexta (29), às 10h, o teatro narrativo ‘O Silêncio das Cores’, com Lúcia Bissoto, promete encantar o público com uma história envolvente. Aos sábados, às 11h, Dona Dolores conduz a oficina de agulha mágica e, por fim, somente neste sábado (30), a biblioteca realiza a Festa Literária da Hans (FliHans), das 10h às 14h, com diversas atrações, incluindo a mediação de leitura “Primeiras Leituras” às 11h30 e o Sarau Café com Poesia às 12h.

Ainda no bairro do Tatuapé, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Praça Ituzaingó, s/n – São Paulo / SP) leva a feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” no dia 29 de agosto, das 10h às 16h, promovendo a doação gratuita de livros ao público. Cada visitante pode escolher até dois títulos para levar para casa; e a Biblioteca Prof. Arnaldo M. Giácomo inclui uma aula de programação em Python com Daniele Ayumi nesta quarta (27) às 10h, voltada ao público iniciante e realizada com o uso de celulares dos participantes.

Na Vila Nova Manchester, a Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Praça Haroldo Daltro, 451 – São Paulo /SP) realiza mediações de leitura de terça a sexta às 10h, conduzidas por funcionários e jovens monitores culturais, que promovem um contato lúdico entre as crianças e os livros. Às quintas, às 15h, a unidade oferece uma oficina de crochê voltada ao desenvolvimento de habilidades manuais e à troca de experiências entre participantes.

Pelo Aricanduva, a Biblioteca Milton Santos (Av. Aricanduva, 5777 – São Paulo / SP) oferece a oficina ‘Profissão MC’, de terça a sexta, das 14h às 15h30, e aos sábados, das 12h30 às 14h. A atividade é voltada a jovens interessados em atuar como MCs, DJs e produtores musicais, abordando desde a composição até os direitos autorais e estratégias de monetização.

Dedicado a pais e filhos de seis meses a cinco anos, a Biblioteca Ricardo Ramos (Praça do Centenário de Vila Prudente, 25 – São Paulo / SP), na Vila Prudente, promove na sexta (28), às 11h, a oficina ‘Tempo de Brincar, Tempo de Cuidar’, com a psicopedagoga Betina Serson. A atividade oferece histórias e brincadeiras com materiais do cotidiano, fortalecendo vínculos familiares por meio da ludicidade.

Em Guaianases, a biblioteca temática em literatura feminista Cora Coralina (Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 – São Paulo / SP) promove às 14h desta sexta-feira (29), um bate-papo com as artistas do Boldo Estúdio, responsáveis pela exposição ‘Narrativas Lésbicas’, em cartaz desde julho. A conversa aborda arte, cultura e vivências femininas em um espaço voltado à valorização da diversidade.

Por fim, a recém-entregue Biblioteca Aureliano Leite (Rua Otto Shubart, 196 – São Paulo / SP) é palco, no dia 30 de agosto, das 11h às 13h, para o lançamento do livro Eu te amo muito mais, da autora Maria Eduarda Moura. A obra é uma homenagem à sua avó Irene e aborda temas como luto, memória e amor eterno, convidando o público a refletir sobre os vínculos afetivos que permanecem mesmo após a despedida.

Para mais informações, acesse a programação local de cada biblioteca por meio deste link.

[27/08/2025 10:09:38]
Leia também
Comunidade da plataforma registrou cerca de 11 bilhões de visualizações em vídeos relacionados a livros em 2025; influenciador paranaense Rodrigo De Lorenzi é um dos indicados
Relatório da Abrelivros, entidade que representa as editoras de didáticos, aponta que outros 50 milhões de exemplares de editais passados também não serão adquiridos
Títulos têm lançamento previsto para o dia 15 de dezembro; obras premiadas foram um romance, coletânea de contos e de poesias