
Outra novidade na categoria é Coisa de rico (Todavia), de Michel Alcoforado. Na obra, ele constata que boa parte dos ricos brasileiros não se considera assim. "Capaz de traduzir um vasto repertório antropológico numa descrição analítica e cheia de humor, o autor traz para este livro a experiência acumulada de anos atuando como 'antropólogo do luxo'. Durante a pesquisa, ficou claro que, a partir de um certo patamar, aos ricos não interessa mais o tamanho da conta bancária, mas os códigos que precisam dominar para fazer parte das altas rodas", diz um trecho da sinopse do livro.
Um tema urgente do noticiário é o assunto de outra das novidades da semana na Lista: Tomara que você seja deportado (Nós), de Jamil Chade. No livro, o jornalista descreve o cenário da magnitude da decadência da sociedade estadunidense. "Compreendendo o período entre a campanha eleitoral de Donald Trump e o início dos esforços eugenistas de sua política de imigração, a tragédia americana ganha aqui rosto e materialidade", segundo a editora.
A categoria Ficção também tem um novo líder: é o livro Educação da tristeza (Biblioteca Azul), de Valter Hugo Mãe. O livro é uma tentativa de compreender o luto, a saudade e o próprio ato de viver. "A partir da perda de seu jovem sobrinho Eduardo — figura que inspirou O filho de mil homens —, o autor compartilha reflexões profundas e sinceras sobre a dor, a passagem do tempo e as perguntas fundamentais da existência: Qual o tamanho do amor? Como transformar a ausência em presença?".
A Editora Gente ainda colocou, em segundo lugar geral na Lista, o livro Engenharia do lucro, de Kélen Abreu, no qual a especialista em reestruturação financeira compartilha uma metodologia validada por dezenas de empresas que transformaram suas finanças.
Quem lidera o ranking das editoras é a Sextante, com 16 títulos entre as diferentes categorias. As informações foram compiladas pela Bookinfo em 49 livrarias brasileiras, e dizem respeito às vendas entre os dias 11 e 17 de agosto de 2025.
Veja todas as novidades da semana na Lista de Mais Vendidos do PublishNews:
Autoajuda
- Entre o ego e o sagrado (Gente), de Cristina Florentino
- Pais desnecessários, filhos independentes (Gente), de Lina Valléria
- O que se come no céu? (Citadel), de Cardi Nigro
Ficção
- Educação da tristeza (Biblioteca Azul), de Valter Hugo Mãe
Não ficção
- A saúde do coração na era da alta performance (Gente), de Gustavo Michelstaedter Rodrigues
- Coisa de rico (Todavia), de Michel Alcoforado
- Tomara que você seja deportado (Nós), de Jamil Chade
- Entre sombras e vitórias (Sextante), de Bruno Mossa de Rezende, Davide Romani e Gian Paolo Maini
Negócios
- Engenharia do lucro (Gente), de Kélen Abreu
- Empreender (Unno), de Sergio Tinen
- Ela – vol. 2: Infinito movimento (Literare Books)
Nova Lista
Rumo aos seus 25 anos de história, o PublishNews anunciou no fim de julho uma impactante mudança envolvendo a Lista de Mais Vendidos do canal, que passará a ser uma parceria exclusiva com a NielsenIQ BookData – presente em 17 países, referência global em dados e soluções ao mercado editorial. A Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos trará informações coletadas por meio do BookScan, uma das soluções da empresa. O sistema monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e dá origem ao Painel do Varejo de Livros.
Com lançamento programado para a próxima semana, a nova lista conta com quatro categorias – com as quais o mercado já está acostumado: Ficção; Não Ficção Especialista; Não Ficção Trade; e Infantil e Juvenil. Todas as semanas, 20 livros de cada categoria serão listados (e uma categoria Geral reúne todas as outras). Assim como antes, a lista apresenta informações apenas sobre livros físicos e o número de exemplares vendidos ao longo do período de sete dias.