Publicidade
Cláudia Leitão é empossada como secretária de Economia Criativa do MinC
PublishNews, Redação, 10/07/2025
Gestora tem a missão de implementar a Política Nacional de Economia Criativa, denominada Brasil Criativo, que irá formular programas e ações para fortalecer o campo

Cláudia Leitão, nova secretária de Economia Criativa do MinC | © Victor Vec / MinC
Cláudia Leitão, nova secretária de Economia Criativa do MinC | © Victor Vec / MinC
Após a recriação da Secretaria de Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (MinC) em 28 de maio, chegou a vez da nova secretária assumir o posto. Cláudia Leitão foi empossada nesta quarta-feira (9), pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em seu gabinete, em Brasília (DF).

Cláudia Leitão, que já esteve neste cargo no MinC entre 2011 e 2013, para criar a SEC, tem agora a missão de implementar a Política Nacional de Economia Criativa, denominada Brasil Criativo, que irá formular programas e ações para fortalecer o campo da economia criativa como estratégia de desenvolvimento brasileiro. Trata-se de estruturar territórios criativos e seus ecossistemas, com ênfase na criação, produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços culturais e criativos brasileiros.

Para a ministra Margareth Menezes, a recriação da SEC é fundamental e de grande importância para consolidação dos setores culturais e criativos. “A Unesco apontou recentemente que 6,7% do PIB do mundo é gerado pela economia criativa e mais de 30 milhões de pessoas são empregados nesse setor, por isso precisamos de políticas específicas para alçar a cultura brasileira ao lugar que ela merece”, afirma.

No Brasil, a economia criativa representa 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB), movimenta por volta de R$ 230 bilhões e emprega cerca de 7,8 milhões de pessoas nas mais de 130 mil empresas formalizadas, equivalente a 7% do total dos trabalhadores da economia do país.

Secretária

Bacharela em Direito e licenciada em Música, Cláudia Leitão tem destacada experiência nas áreas das políticas públicas para cultura, economia criativa e desenvolvimento, nas quais atua como pesquisadora, gestora pública e consultora.

Entre os cargos que já ocupou, estão os de superintendente do Senac-CE, de secretária de Cultura do Ceará e diretora do Observatório de Fortaleza, além de secretária de Economia Criativa do MinC entre 2011 e 2013.

SEC

A Secretaria de Economia Criativa (SEC) foi recriada em maio deste ano a partir do desmembramento da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic). A novidade faz parte do processo de formulação e implementação da Política Nacional de Economia Criativa – Brasil Criativo – com o objetivo de consolidar políticas públicas para o fortalecimento dos setores produtivos relacionados à cultura e à criatividade no país.

Tags: MinC
[10/07/2025 10:50:00]
Matérias relacionadas
Delegações dos Ministérios da Cultura e da Educação de 21 países ibero-americanos se encontram no Museu de Arte do Rio, de 13 a 16 de outubro
Após quatro reuniões dos colegiados, documento foi validado e segue para tramitação jurídica
Nova iniciativa do Ministério da Cultura busca ampliar o papel educativo, formativo e cidadão dos museus brasileiros
Leia também
Projeto idealizado e gerido por Afonso Borges promoveu eventos em quatro estados e se prepara para celebrar 40 anos em 2026
Proximidade com a Copa do Mundo em 2026 trouxe interesse em tratar das simbologias do futebol
Notas de Rodapé atingiu mais de 300 mil visualizações em cinco meses, tempo para exibir doze episódios que unem literatura e atualidade