Publicidade
Apanhadão: Milton Hatoum se candidata para a Academia Brasileira de Letras
PublishNews, Redação, 30/06/2025
Veja também: vídeo resenha de 'James' e a tradição feminina no gênero policial

Milton Hatoum se candidata à Academia Brasileira de Letras (ABL) | © Fábio Uehara
Milton Hatoum se candidata à Academia Brasileira de Letras (ABL) | © Fábio Uehara
O escritor Milton Hatoum se candidatou à Academia Brasileira de Letras (ABL), para a cadeira era de Cícero Sandroni, que morreu na semana passada. A notícia do Estadão destaca a trajetória do escritor, professor e tradutor; e os oito livros publicados ao longo de sua carreira. Hatoum é vencedor do Prêmio Jabuti pela obra Dois irmãos (Companhia das Letras).

O Painel das Letras produziu um vídeo resenha sobre o livro James (Todavia), de Percival Everett, premiado no Prêmio Pulitzer de 2025. Na Folha, Martin Sandbu escreveu uma coluna sobre o interesse de grupos de direita por histórias consagradas da literatura fantástica, como Senhor dos anéis e o universo de Nárnia, de C. S. Lewis.

A coluna de Lauro Jardim n'O Globo teve como tema livro de Paulo Freire que reúne anotações sobre autores como João Bosco, Karl Marx e Lukács. O veículo também republicou uma reportagem do The New York Times sobre o cruzeiro de leitores apaixonados por O grande Gatsby. O passeio de barco de 90 minutos pela Baía de Manhasset explora as regiões que basearam East Egg e West Egg, as penínsulas fictícias onde Fitzgerald ambientou seu célebre romance de 1925. Saiu por lá também a notícia de que Malala, vencedora do Nobel da Paz, anunciou novo livro de memórias, lançado simultaneamente em português (pela Companhia das Letras) e em inglês.

A literatura policial foi tema do Valor Econômico. O jornal publicou uma reportagem sobre a forma como o olhar feminino influenciou na construção da tradição de livros policiais, que tem Agatha Christie como grande expoente, além de autoras best-sellers como Karin Slaughter, Lisa Jewell e as brasileiras Claudia Lemes, Paula Febbe e Patrícia Melo.

No Nexo, o psicopedagogo Lucelmo Lacerda indica cinco livros que discutem questões atuais sobre o autismo.

A revista Gama selecionou uma lista com dez livros para aprender novas receitas. A revista Claudia listou cinco livros de escritoras sáficas (mulheres que se relacionam romanticamente com mulheres) brasileiras.

[30/06/2025 10:00:00]
Matérias relacionadas
Escritor amazonense ocupará a cadeira de número 6, que era ocupada pelo ex-presidente da instituição, Cícero Sandroni
Veja também: a repercussão de Milton Hatoum como novo imortal da ABL e Eliana Alves Cruz contribuindo para universo da Turma da Mônica
Veja também: o 'Boobie Goods da Quebrada' e o artigo de Adriana Ferreira Silva sobre os ataques aos livros
Leia também
De olho no centenário, em 2030, museu implementa reformas para atualizar instalações, segurança do patrimônio e melhorar o atendimento ao público
Escritor amazonense ocupará a cadeira de número 6, que era ocupada pelo ex-presidente da instituição, Cícero Sandroni
Edição comemorativa de agosto traz conteúdo especial sobre o poeta e o seu livro de estreia