Publicidade
Prêmio São Paulo de Literatura anuncia júri da sua 18ª edição
PublishNews, Redação, 25/06/2025
Dez profissionais do mercado editorial, crítica, literatura e produção cultural irão avaliar as obras inscritas; inscrições estão abertas até 18 de julho

O Governo de São Paulo anunciou o júri da 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura. Responsáveis por avaliar as obras inscritas nas categorias Melhor Romance do Ano de 2024 e Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024, os jurados são: Andressa Veronesi, Antonio Carlos Sartini, Chris Ritchie, Diana Navas, Elaine Cristina Prado dos Santos, Felipe Franco Munhoz, Guilherme Sobota, Marcelo Ariel, Roberta Ferraz e Rogério Pereira.

As inscrições para a 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura estão abertas até o dia 18 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo site. Em 2024, Luciany Aparecida e Eliane Marques foram as vencedoras do prêmio.

A premiação contempla duas categorias: Melhor Romance do Ano de 2024 e Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024, com R$ 200 mil destinados a cada vencedor. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail premiosaopaulodeliteratura@sp.gov.br.

“Mais do que reconhecer obras e autores, o Prêmio São Paulo de Literatura reforça o nosso compromisso com o fortalecimento do livro, da leitura e da escrita como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento humano e social. A cada edição, celebramos a potência da literatura brasileira e sua capacidade de transformar, sensibilizar e gerar reflexão”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Veja um mini currículo dos jurados:

Andressa Veronesi: formada em Arquitetura e Jornalismo e atua no mercado editorial há mais de quinze anos. Foi coordenadora editorial na Cosac Naify e editora na Globo (selo Biblioteca Azul) e na Imprensa Oficial. Colabora como editora, preparadora e revisora para editoras como 34, Elefante, Planeta e Instituto Moreira Salles.

Antonio Carlos Sartini: formado em Direito (PUC-SP) e atua há 35 anos na área cultural. Foi diretor do Museu da Língua Portuguesa por dez anos, curador do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Jabuti, entre outros. Recebeu a Ordem das Artes e das Letras do governo francês em 2011.

Chris Ritchie: poeta, romancista, tradutora, professora e editora. Mestre em Literatura pela USP, atua com literatura infantil, poesia e ativismo literário. É cofundadora do selo Livro que Marca e integrante do duo poético-musical Chris Ritchie & Tanauan.

Diana Navas: doutora em Literatura Portuguesa (USP) e professora na PUC-SP. Desenvolve pesquisas sobre literatura contemporânea brasileira e portuguesa. É bolsista produtividade CNPq e líder do grupo “Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura”.

Elaine Cristina Prado dos Santos: doutora em Letras Clássicas (USP) e professora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua nas áreas de literatura latina, mitologia e narrativa. É autora e organizadora de diversas publicações acadêmicas.

Felipe Franco Munhoz: escritor e tradutor, autor de livros como Lanternas ao nirvana e Dissoluções. Traduziu Púchkin e participou de residências literárias internacionais nos EUA, Itália e Índia. Publica pela Record, Nós, Kalinka e outras editoras.

Guilherme Sobota: jornalista formado pela UFPR e editor-chefe do PublishNews desde 2022. Foi repórter do O Estado de S. Paulo e atualmente é mestrando em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH-USP.

Marcelo Ariel: poeta, ensaísta e crítico literário. Autor de mais de dez livros, colabora com revistas como Quatro Cinco Um e Cult. Foi jurado do Prêmio Jabuti e ministra cursos livres de escrita desde 2016.
Roberta Ferraz: possui graduação em Letras (PUC-SP) e História (USP), mestre e doutora em Literatura Portuguesa (USP), com pesquisa sobre Literatura e Ausência na obra de Teixeira de Pascoaes.

Rogério Pereira: é jornalista, editor e escritor. Em 2000, fundou em Curitiba o jornal de literatura Rascunho. Coordena o projeto Paiol Literário, do qual já participaram cerca de 88 escritores. Entre janeiro de 2011 e abril de 2019, foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná, onde coordenou o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura; o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais do Paraná e o Núcleo de Edições da Secretaria da Cultura.

Serviço:
Inscrições para a 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Período de inscrições: 30 de maio a 18 de julho Inscrições pelo site.
Categorias: Melhor Romance do Ano de 2024 e Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024
Premiação: R$ 200 mil para cada categoria

[25/06/2025 10:00:00]
Matérias relacionadas
Artista gráfico, ilustrador e autor recebeu dois reconhecimentos na categoria Design Editorial (Livros)
Obras finalistas foram publicadas por doze selos editoriais: Editora 34, Aboio, Alfaguara, Autêntica Contemporânea, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, Fósforo, Maralto, Patuá, Record, Reformatório e Todavia
Projeto criado pela Drummond Livraria escolheu 10 obras de artistas gráficos inspiradas pelos textos do poeta, que serão exibidas no Hall do Conjunto Nacional, em São Paulo
Leia também
Reconhecimento é um dos mais antigos e importantes da literatura fantástica no Brasil
Reportagem traz a opinião de escritores agraciados e organizadores de prêmios sobre este assunto que nunca sai de moda no meio editorial
Inscrições para a edição de 2026 serão abertas em fevereiro