Publicidade
Editora Melhoramentos lança livro inédito de Ziraldo na Bienal do Livro Rio 2025
PublishNews, Redação, 14/06/2025
Escrito por ele na década de 1990, o manuscrito de 'O caminho das sete tias' estava guardado pela editora após uma recomendação do autor

Melhoramentos na Bienal do Livro Rio: inédito de Ziraldo | © Melhoramentos
Melhoramentos na Bienal do Livro Rio: inédito de Ziraldo | © Melhoramentos
A Editora Melhoramentos montou um estande de 80m² na Bienal do Livro Rio, com experiências imersivas, lançamentos relevantes e ativações inéditas. A editora traz como destaque o lançamento oficial do livro O caminho das sete tias, obra póstuma e inédita de Ziraldo.

Escrito por ele na década de 1990, o manuscrito estava guardado pela editora após uma recomendação do autor: "Vamos guardar para uma próxima oportunidade." O livro foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (13), no auditório Ziraldo, em uma mesa com participação de Adriana Lins, Anna Claudia Ramos, Cristino Wapichana, Mariana Salvadori e Guto Lins.

O caminho das sete tias tem texto inédito de Ziraldo e projeto gráfico de Adriana Lins, designer e diretora artística do Instituto Ziraldo. A concepção da obra faz uma homenagem à estética de Flicts, o primeiro livro do autor.

O estande da Editora Melhoramentos conta com um espaço dedicado ao universo das histórias criadas por Ziraldo e o tradicional espaço para vendas dos livros. Também tem áreas temáticas que prometem ser ponto de encontro para famílias, fãs e curiosos, como a área instagramável do livro Super Marsh & Mallow, de André Catarinacho, e ainda um espaço dedicado ao personagem Stitch, da Disney.

O editora tem ainda uma cabine dedicada ao personagem Stitch, entre as 16 que compõe a roda gigante oficial da Bienal. A cabine tem uma adesivação temática do personagem e é ambientada com um áudio sobre curiosidades do alienígena.

Neste domingo (15), no Talk Espaço Skeelo, às 14h, o autor Alexandre Coimbra Amaral e Cláudia Alves dividem a mesa "Palavras que Curam" e refletem sobre as abordagens de suas obras com temas socioemocionais e seus impactos na sociedade.

Na programação oficial da Bienal:

14/06 às 14h - o autor Alexandre Coimbra Amaral, que estreou na literatura infantil recentemente com o livro De onde nascem as perguntas?, lançado em abril pela editora Melhoramentos, também participa da mesa Falando Sério Sobre Adolescência, no espaço Café Literário.

Além dessa programação, alguns autores da Editora Melhoramentos vão autografar suas obras na Biblioteca Fantástica, no espaço infantil da Bienal:

  • 14/06 às 18h30 - o autor Alexandre Coimbra Amaral, do livro De onde nascem as perguntas.
  • 15/06 às 13h30 - o autor Caio Tozzi, do livro Charles e a garota que não gostava dele.
  • 16/06 às 17h – o autor Rogério Andrade Barbosa, do livro 12 brincadeiras indígenas e africanas.
  • 18/06 as 15h30 – o autor Fabio Yabu, do livro Pequenos objetos mágicos e outros.

“A Bienal do Livro Rio 2025 será ainda mais especial para a Editora Melhoramentos este ano. Vamos celebrar o reencontro com Ziraldo na obra inédita que será apresentada no evento. Também teremos uma programação plural e ambientes que unem memória afetiva, literatura e inovação.

Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com o incentivo à leitura e à cultura, gerando conteúdo de qualidade para toda a família, especialmente o público infantojuvenil”, destaca a diretora da Editora Melhoramentos, Carolina Alcoforado.

[14/06/2025 14:11:00]
Matérias relacionadas
Prestes a completar 70 anos, 50 dedicados à literatura infantil, Bia Bedran leva as suas histórias musicadas a escola pública no subúrbio do Rio de Janeiro
Comitiva brasileira visitou instituição que desde 2020 se entitula como um centro cultural 'da próxima geração'
Entre abril e setembro, a iniciativa destacou educadores, escolas, turmas, editoras e autores que se sobressaíram na utilização da plataforma
Leia também
Obra será apresentada na Livraria da Tarde, em São Paulo, por três mulheres: a tradutora Patricia Peterle vai conversar com a professora Maria Carolina Casati, em evento mediado por Beth Leites
Evento será realizado na capital inglesa em março próximo, dentro das ações do Ano da Leitura no Reino Unido; Veja quem já está confirmado
Edição reflete a força da bibliodiversidade no mercado livreiro da cidade e festeja a inauguração de quatro novas livrarias no Centro, em Laranjeiras, na Lapa e na Urca