Publicidade
Livraria Literíssima abre em Belo Horizonte
PublishNews, Redação, 04/06/2025
Nova livraria de rua está localizada em bairro universitário da cidade, em frente à PUC Minas

No final de maio (22), a livraria Casa Literíssima iniciou suas atividades, em Belo Horizonte (MG). Localizada na rua da PUC Minas e em frente ao Museu de Ciências Naturais da universidade (Rua Dom José Gaspar, 365), no bairro Coração Eucarístico, a mais nova livraria da capital mineira é uma aposta da editora e escritora Leida Reis.

A inauguração se deu após dois eventos literários seguidos na cidade, a Bienal Mineira do Livro, da qual Leida foi uma das curadoras, e da Primavera dos Livros/Bitita – A festa da palavra. As portas da livraria foram abertas também com programação, começando pelo lançamento de Leo e Lea, de Vera Chaves Pinheiro, com a presença do ilustrador Maurizio Manzo.

“Quando mudamos a editora para uma casa, porque a loja na rua Padre Eustáquio tinha ficado pequena para o estoque, decidi reviver a experiência da livraria. Por dois anos, na pandemia, tivemos a menor livraria da cidade, agora estamos num espaço maior”.

O evento contou também com um sarau de poemas com a AJEB Minas em homenagem a Guimarães Rosa, e apresentação musical “30 tons e poesia” com o escritor Carlos Bomfim. A livraria já recebeu dois lançamentos de livros: Menu & cardápio: técnicas e conceitos para gastronomia, de Lindomar Antônio de Carvalho, e Queijo Minas Artesanal – patrimônio cultural e imaterial da Unesco, de Roger Vieira e Marcelo Freitas, bem como uma contação de história com o autor e escritor Marcos Roberto Nascimento (MRN Editora).

Para cuidar da livraria, veio de São Paulo o livreiro carioca Daniel Castello Branco, com passagem pela Travessa Botafogo, Blooks e outras. “O que mais me atraiu na proposta da Leida foi a possibilidade de se criar do zero, mais do que uma livraria, um ponto de cultura, numa casa. O que mais me motivou a vir de São Paulo para a Literíssima foi fomentar um ponto de cultura na cidade. Isso é mais do que vender livros”.

A livraria tem pequenos nichos, para crianças, jovens e adultos, com destaque para ficção, mas tendo também um espaço para não ficção. A ideia é ser também um ponto de encontro e, aos sábados, oferecer programação cultural especialmente para crianças. Para isso já foi criado o evento Sexta Letra e Música, sempre com apresentação de algum músico, e microfone aberto para leitura de poemas e trechos em prosa.

[04/06/2025 11:00:00]
Matérias relacionadas
Estabelecimentos menores e personalizados
têm crescido dentro do comércio de livros; com arquitetura, decoração e curadoria
cheias de personalidade, atuam como
pontos de convivência e 'respiro'
Iniciativa ocorre de janeiro a fevereiro e conta com pontos de coleta instalados nos corredores de 46 shoppings
Estudo é resultado da avaliação para o ranking Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial, realizado por Great Place To Work e PublishNews
Leia também
Além de um prêmio no valor de cerca de R$ 250 mil, vencedor tem o livro publicado nos dois países e ganha visibilidade no mundo
Processo seletivo segue aberto até o final de janeiro
Criada por Lella Malta, iniciativa passa a atuar em três frentes: encontro presencial, premiação e plataforma de informação