Publicidade
Cerimônia do Prêmio Jabuti 2025 será realizada no Rio de Janeiro, Capital Mundial do Livro
PublishNews, Redação, 23/04/2025
Premiação contará com encontros especiais com autores e editores ao longo do ano; também haverá uma categoria especial para projetos realizados no Rio

Sevani Matos, na cerimônia de lançamento do Rio Capital Mundial do Livro 2025, nesta quarta-feira (23) | © CBL
Sevani Matos, na cerimônia de lançamento do Rio Capital Mundial do Livro 2025, nesta quarta-feira (23) | © CBL
Em 2025, o Prêmio Jabuti terá sua cerimônia de premiação realizada no Rio de Janeiro, em novembro. A escolha da cidade, que neste ano detém o título de Capital Mundial do Livro pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), foi anunciada na manhã desta quarta-feira (23), quando se realiza a cerimônia oficial de lançamento da ação global.

A cerimônia do Jabuti será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e ocorrerá no Teatro Municipal. Para marcar esse momento, a 67ª edição do Jabuti contará com uma nova categoria: o Jabuti Especial Fomento à Leitura, voltado exclusivamente a projetos realizados na cidade do Rio.

Os vencedores receberão uma estatueta alusiva à Capital Mundial do Livro e o prêmio de R$ 5 mil. A ação integra uma programação mais ampla da CBL na cidade, que inclui encontros com autores e editores premiados, a participação do Jabuti na Bienal do Livro do Rio e atividades de divulgação internacional da literatura brasileira.

“A literatura tem o poder de ecoar os sons do mundo, de ressignificá-los e torná- los comuns a todos nós. É isso que o Jabuti celebra há 67 anos — a capacidade da palavra escrita de interpretar o nosso tempo. Realizar a cerimônia no Rio, em um ano tão simbólico, é renovar esse pacto com a criação, com a memória e com o futuro”, afirma Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade responsável pela premiação.

A Câmara também realizará ações com o Prêmio Jabuti em feiras internacionais — como Londres, Frankfurt, Bolonha, Bogotá, Buenos Aires e Guadalajara — com o objetivo de projetar a literatura brasileira no exterior, fortalecendo a bibliodiversidade e a proteção aos direitos autorais.

Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti, ressalta o simbolismo da escolha do Rio para a realização das ações da premiação deste ano: “Celebrar o Jabuti no Rio é uma forma de reconhecer a cidade como um centro da cultura. O Teatro Municipal, com sua história e grandiosidade, amplifica as vozes da literatura e honra os criadores que moldam nossa identidade cultural”.

67ª edição do Jabuti

Outra novidade neste ano, já antes anunciada, é o prêmio especial para o vencedor da categoria Livro do Ano. Em celebração ao Ano da Cultura Brasil-Reino Unido, o autor premiado será contemplado com uma viagem à Feira do Livro de Londres, com credencial para acesso ao evento, passagem aérea, hospedagem, alimentação e uma agenda exclusiva organizada pela CBL, entre encontros, palestras e ações de divulgação de sua obra. O vencedor também receberá a estatueta do Jabuti e R$ 70 mil.

Além do Livro do Ano, o Jabuti conta com 22 categorias, divididas em quatro eixos. No eixo Literatura, as categorias são: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance de Entretenimento e Romance Literário. No eixo Não Ficção, poderão ser inscritas obras nas categorias Artes, Biografia e Reportagem, Economia Criativa, Educação, Negócios e Saúde e Bem-estar. No eixo Produção Editorial, as inscrições avaliadas serão nas categorias Capa, Ilustração, Projeto Gráfico e Tradução. Já no eixo Inovação, as categorias são: Escritor Estreante – Poesia, Escritor Estreante – Romance, Fomento à Leitura e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

Inscrições

As inscrições para o Prêmio Jabuti devem ser feitas pelo site www.premiojabuti.com.br até 15 de maio de 2025. Nesta edição, a CBL oferecerá um desconto para todas as inscrições realizadas até as 18h (Horário de Brasília) de 25 de abril de 2025.

A promoção é válida para todos os participantes: Associados CBL, Autores Independentes, Associados a Entidades Congêneres e Não Associados da CBL, em todos os tipos de inscrição: Obra individual ou Coleção.

Podem concorrer obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, com ficha catalográfica e ISBN emitidos no Brasil no mesmo período, e que não tenham utilizado recursos de Inteligência Artificial, exceto nos casos em que seu uso esteja claramente identificado como citação, exemplo, estudo, debate ou crítica.

[23/04/2025 12:00:00]
Matérias relacionadas
Veja também: os 600 eventos patrocinados pela Prefeitura do Rio no contexto da Capital Mundial do Livro
Com entrada gratuita, encontro é mediado por Suzana Vargas, curadora do clube, ao lado do poeta Ramon Nunes Mello
O diretor destacou a importância do PNLL​ e os desafios para que sua implementação seja efetiva, garantindo continuidade entre diferentes governos
Leia também
Coletivo de capistas aponta inconsistências técnicas em quatro obras inscritas no prêmio, organizado pelo Instituto Casa de Autores
Cerimônia de premiação será no dia 24 de novembro; nesta edição, concorreram 323 obras
Cerimônia da 67ª edição da premiação será dia 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro do Rio de Janeiro