Publicidade
Heloisa Teixeira, escritora e intérprete do Brasil, morre aos 85 anos
PublishNews, Guilherme Sobota, 28/03/2025
Autora morreu em decorrência de uma insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia; velório será realizado neste sábado (29), na Academia Brasileira de Letras​, no Rio de Janeiro

Heloísa Teixeira em cena do filme 'O Nascimento de H. Teixeira' | © Divulgação/Curta!
Heloísa Teixeira em cena do filme 'O Nascimento de H. Teixeira' | © Divulgação/Curta!
A escritora Heloisa Teixeira morreu aos 85 anos, na manhã desta sexta-feira (28), em decorrência de uma insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia. O velório será realizado neste sábado (29), na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Ícone dos estudos culturais no Brasil, a autora é agora saudada e relembrada por amigos, colegas e instituições nas redes sociais.

"Nossa querida Helô foi imensa – e deixa um legado incontestável de pensamento crítico, generosidade e compromisso com uma cultura mais justa, plural e inclusiva", diz uma nota da ABL. "Eleita em 2023 para a cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a escritora Nélida Piñon, Heloisa trouxe à ABL não apenas sua brilhante sagacidade intelectual, mas também um espírito de acolhimento e fraternidade que marcou profundamente todos com quem conviveu".

A editora Bazar do Tempo – que vinha publicando as obras mais recentes da autora, como Rebeldes e marginais: Cultura nos anos de chumbo (1960-1970), de 2024 – postou uma homenagem à autora. "Sua partida deixa uma lacuna irreparável, mas seu legado permanece vivo em cada ideia, cada livro e cada luta que inspirou. Helô foi mais que uma referência intelectual – foi luz, força, guia. Seguiremos honrando sua memória e celebrando tudo que construiu", diz um trecho do texto.

"Helô era uma pessoa sempre à frente do seu tempo. Uma visionária, uma revolucionária. Era também uma mulher inclusiva e plural. Por fim, ela era uma querida. Uma amiga em tempo integral", afirma Lilia Moritz Schwarcz, antrópologa e sócia da Companhia das Letras, também em nota.

Vida e obra

Heloisa Teixeira nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 26 de julho de 1939. Formou-se em Letras Clássicas pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York. Foi escritora, professora emérita da Escola de Comunicação da UFRJ, membro efetivo e perpétuo da Academia Brasileira de Letras do RJ e coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-Letras/UFRJ), onde dirigiu o Laboratório de Tecnologias Sociais Universidade das Quebradas.

Seu campo de pesquisa privilegiou a relação entre cultura e desenvolvimento, nas áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Nos últimos anos, trabalhou com o foco na cultura produzida nas periferias das grandes cidades, no feminismo, bem como no impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo culturais.

É autora de muitos livros, entre eles: Macunaíma, da literatura ao cinema (José Olympio); 26 poetas hoje (Companhia das Letras); Cultura e participação nos anos 60 (Brasiliense); Asdrúbal Trouxe o Trombone: memórias de uma trupe solitária de comediantes que abalou os anos 70 (Aeroplano); e Feminista, eu? Literatura, cinema novo, MPB (Bazar do Tempo).

[28/03/2025 13:30:00]
Matérias relacionadas
Novo imortal da Academia Brasileira de Letras será entrevistado na Biblioteca Nacional; evento tem entrada gratuita e conta com transmissão no YouTube
Veja também: biografias escritas por inteligência artificial
Poemas de dez livros publicados de 2017 para cá, e três obras inéditas, são reunidos em coletânea de 440 páginas
Leia também
Nome fundamental da história da imprensa brasileira, italiano também lançou diversos romances
Autor também foi cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e romancista
Em 2019, o fotógrafo venceu um prêmio na Feira do Livro de Frankfurt, pelas suas 'contínuas campanhas em prol da paz e da justiça social'