Publicidade
Lynn Painter e Alexene Farol Follmuth são confirmadas na Bienal do Livro Rio 2025
PublishNews, Redação, 24/03/2025
Autoras norte-americanas participam do festival, que acontece de 13 a 22 de junho no Riocentro, lançando novas obras

Lynn Painter e Alexene Farol Follmuth | © Jackson Okun / © Divulgação
Lynn Painter e Alexene Farol Follmuth | © Jackson Okun / © Divulgação

A Bienal do Livro Rio 2025 (13 a 22 de junho) divulgou o nome de mais duas autoras internacionais confirmadas na sua programação: Lynn Painter e Alexene Farol Follmuth. Elas se apresentarão no Palco Apoteose, que tem curadoria de nomes como Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa.

A best-seller de comédias românticas para leitores jovens e adultos Lynn Painter marca presença no evento no dia 14 de junho. Ela lança no mesmo mês Sorte no amor (Intrínseca), seguindo o mesmo universo de Amor por engano (Intrínseca) – divulgado na última edição do evento, em 2023. O novo livro da autora traz uma história de amor improvável entre Jack e Hallie, duas pessoas que fazem uma aposta curiosa: quem se apaixonar primeiro, ganha.

Com o título Melhor do que nos filmes, Lynn tornou-se um fenômeno do TikTok. Embalado por músicas da Taylor Swift, a obra traz uma divertida história sobre encontrar o amor onde menos se espera. A autora, que já vendeu mais de 350 mil exemplares no Brasil, tem como recurso literário favorito o “fake dating”, ou namoro falso, presente em todas as suas obras.

Já Alexene Farol Follmuth sobe ao palco da Bienal no dia 15 de junho. A norte-americana tornou-se best-seller do New York Times e do público indie com o segundo livro, Noite de cavaleiros (Alt) – que será adaptado para um filme da Netflix. A comédia geek jovem adulta tem um apelo especial aos fãs de RPG, foi selecionada para o Clube do Livro Jovem Adulto da Barnes & Noble, em junho de 2024, e para o Clube do Livro de Verão de 2024 da atriz Reese Witherspoon.

O romance geek de estreia de Alexene, A Mecânica do amor (Alt), também foi indicado ao prêmio Goodreads Choice, e celebra a jornada de mulheres na área da ciência e da tecnologia em um enredo envolvente.

Novo conceito Bookpark

A Bienal do Livro Rio é realizada pela GL events Exhibitions, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O festival foi decisivo para que o Rio se tornasse a primeira cidade de Língua Portuguesa a conquistar o título de “Capital Mundial do Livro”. A partir de 23 de abril de 2025, quando se comemora o Dia Mundial do Livro, o Rio assume a posição por um ano. Esta edição da Bienal funcionará como o ápice de uma programação em torno do livro.

O festival de 2025 se destaca pela sua curadoria diversa, com discussões contemporâneas, além das novidades que vão garantir experiências diferenciadas para os visitantes. O Palco Apoteose vai reunir autores consagrados e personalidades. Já o tradicional Café Literário, que completa 25 anos, terá conteúdos sugeridos por Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda.

O festival de Literatura, Cultura e Entretenimento vai extrapolar o diálogo entre as diferentes narrativas, trazendo as histórias embaladas por um novo conceito de BookPark, em que o livro permanece como protagonista desse parque de diversões literário. Entre as novidades estão um Labirinto de Histórias, uma Roda Gigante, a Praça Além da Página e um Escape Room.

[24/03/2025 11:50:00]
Matérias relacionadas
'O ano do gafanhoto' é uma história de aventura que explora as particularidades dos agentes secretos em um enredo arrebatador
Em novo livro, mestre da doutrina Shaolin procura transmitir lições de uma tradição milenar de forma ágil e objetiva
'Trança a trança' narra a força da ancestralidade e a esperança de um futuro que se constrói aos poucos, como o penteado no cabelo de uma menina
Leia também
Programa como novo imortal da Academia Brasileira de Letras será exibido na segunda-feira (8)
Milton Hatoum, Jéssica Balbino e Daniel Munduruku participam da inauguração da primeira livraria de rua da cidade, com 450 m², jardim com pitangueira e café
Autores conversam com o público sobre dois livros escolhidos por votação: 'O que aprendi com o silêncio' e 'A busca da justa medida' abordam consciência, ética e espiritualidade