Publicidade
Romance inédito de Leonardo Piana vence Prêmio Cidade de Belo Horizonte
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Um dos concursos literários mais antigos do país, de 1947, premiou originais em duas categorias

Leonardo Piana | © Fabio Audi
Leonardo Piana | © Fabio Audi
A Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte homologou no último sábado (8) o resultado do Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2024 nas categorias romance e dramaturgia. O lampejo ocasional, original do escritor mineiro Leonardo Piana, foi o vencedor da categoria romance. Em dramaturgia, a premiação consagrou Antônimos de afável em francês, de Daniel Barboza Magalhães.

Leonardo Piana já havia vencido a premiação em 2020, com Sismógrafo, seu romance de estreia. Posteriormente, o livro foi publicado pela editora Macondo e figurou entre os finalistas de prêmios como o Jabuti e o São Paulo de Literatura.

Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital mineira, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte é um dos mais antigos do país para obras inéditas. Durante a história do concurso – que sofreu adaptações em seu formato ao longo dos anos – foram premiados autores como Ana Martins Marques, Elvira Vigna, Flavio Cafiero e Prisca Agustoni. Atualmente, as categorias são alternadas a cada ano entre conto e poesia, e romance e dramaturgia.

[13/03/2025 10:00:00]
Matérias relacionadas
Interessados podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro de 2026; processo é realizado de maneira virtual
Artista gráfico, ilustrador e autor recebeu dois reconhecimentos na categoria Design Editorial (Livros)
Projeto criado pela Drummond Livraria escolheu 10 obras de artistas gráficos inspiradas pelos textos do poeta, que serão exibidas no Hall do Conjunto Nacional, em São Paulo
Leia também
Interessados podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro de 2026; processo é realizado de maneira virtual
Pessoas interessadas podem realizar a inscrição até o final de abril
As três autoras da comunidade BookTok terão seus livros publicados pelas editoras parceiras do projeto: Editora Record, Globo Livros e HarperCollins Brasil