Publicidade
Escritor Affonso Romano de Sant'anna morre aos 87 anos
PublishNews, Redação, 05/03/2025
Com mais de 60 livros publicados, Affonso sofria de Alzheimer desde 2017 e foi casado com a também autora Marina Colasanti

Affonso Romano de Sant’Anna | © Divulgação
Affonso Romano de Sant’Anna | © Divulgação
O escritor, poeta, cronista e ensaísta Affonso Romano de Sant’Anna faleceu nesta terça (4), aos 87 anos. Ele sofria de Alzheimer desde 2017 e estava acamado há quatro anos. Affonso foi casado com Marina Colasanti que também faleceu em janeiro deste ano.

Nascido em Belo Horizonte (MG), Affonso lecionou literatura no exterior, dirigiu o departamento de letras da PUC-Rio, atuou como crítico literário, e foi cronista do Jornal do Brasil e d’O Globo. Também foi presidente da Biblioteca Nacional, na década de 1990, período em que instituiu o Programa Nacional de Incentivo à Leitura, em vigor até hoje.

Com mais de 60 obras publicadas, destaque para os três volumes de Poesia reunida, Intervalo amoroso, Redefinindo centro e periferia, Tempo de delicadeza e Como andar no labirinto.

Em comunicado oficial, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) lamenta o falecimento do escritor. “Sua trajetória literária e intelectual marcou a cultura brasileira ao longo de décadas. Affonso Romano destacou-se pela sensibilidade e profundidade com que abordava temas sociais, culturais e políticos. Como presidente da Fundação Biblioteca Nacional (1990-1996), foi um grande incentivador da leitura e da valorização do livro, contribuindo significativamente para o fortalecimento do setor editorial no Brasil”, disse.

O Ministério da Cultura (MinC) também destacou o período em que Affonso foi presidente da FBN. “Durante sua gestão, foi responsável por grandes ações de incentivo à leitura, como a criação do Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP) e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) [...] O MinC lamenta a partida de Affonso Romano de Sant'anna e agradece sua enorme contribuição à nossa cultura”.

Affonso deixa uma filha, a atriz, roteirista e diretora Alessandra Colasanti, e um neto.

O velório do escritor será realizado nesta quarta (5), das 11h às 14h, na Capela Histórica do Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro.

[05/03/2025 10:00:00]
Matérias relacionadas
Evento está marcado para o dia 24 de agosto, em SP
Marina Colasanti é um dos destaques da programação da Festa Literária de Pirenópolis (GO), que abre hoje e segue até o próximo domingo (1º)
André Seffrin organiza antologia poética selecionada por Braga
Leia também
Nome fundamental da história da imprensa brasileira, italiano também lançou diversos romances
Autor também foi cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e romancista
Em 2019, o fotógrafo venceu um prêmio na Feira do Livro de Frankfurt, pelas suas 'contínuas campanhas em prol da paz e da justiça social'