Publicidade
Critério Editorial chega ao mercado com foco em livros e relatórios
PublishNews, Redação, 24/02/2025
Mateus Colombo Mendes é o sócio-diretor da nova empresa, que faz parte da Critério – Resultado em Opinião Pública, de Porto Alegre

Mateus Colombo Mendes | © Maicon Hinrichsen
Mateus Colombo Mendes | © Maicon Hinrichsen
A Critério – Resultado em Opinião Pública, empresa especializada em gestão estratégica de reputação, começa o ano com a criação de uma empresa focada em projetos editoriais — como livros, relatórios e outras produções. A Critério Editorial surge no mercado tendo como sócio-diretor Mateus Colombo Mendes. Voltada para publicações corporativas, grandes marcas, instituições e líderes, a empresa está rodando atualmente 15 projetos editoriais.

“Esse é um movimento natural, que decorre da rápida expansão da Critério na produção de livros, relatórios, ebooks e outros projetos do tipo, bem como do reconhecimento à excelência deles por parte dos clientes”, conta o sócio-diretor executivo Rafael Codonho. “Com isso, decidimos dar um passo adiante e estruturar um novo negócio, tendo à sua frente um editor que personifica o que chamamos de ‘jeito Critério’”, complementa. O processo contou com apoio da Frattini Consultores de Resultado e do RMM Advogados.

Nos últimos anos, a empresa lançou obras como Di Paolo 30 anos: alegria à vontade - dalla Serra Gaúcha al Brasile e al mondo e Uma vida para o agro, o agro para vidas, autobiografia do executivo Iro Schünke, que presidiu o SindiTabaco. Na área de relatórios de gestão e sustentabilidade, atuou em projetos do Hospital Moinhos de Vento e da Associação Brasileira de Angus. Junto das publicações, a Critério Editorial oferece a possibilidade de se produzir documentários, ampliando as possibilidades de registro das histórias.

O objetivo para 2025 é acelerar a trajetória de crescimento, revela Colombo. “Temos mais de uma década de relacionamento. E atingimos a maturidade necessária para almejar uma expansão tanto em quantidade de projetos como em faturamento”, pontua.

Mateus Colombo Mendes é bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), escritor, editor, redator e ghostwriter. Foi secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República e diretor de Canais Digitais do Governo Federal. Como editor, acumula mais de 100 livros produzidos. Já foi editor da Editora Unisinos e do Grupo A.

[24/02/2025 10:00:00]
Matérias relacionadas
Plataforma 'Bookinfo Hub' processou mais de mil pedidos em 15 dias de funcionamento
Evento trata sobre livro 'O tempo do cão' nesta terça (29), em Laranjeiras
Números fazem parte de uma pesquisa inédita realizada pelo Ibmec
Leia também
Ex-CEO da Maple Bear, André Quintela é o novo diretor de negócios da FTD Educação para o setor privado; Carolina Bessa é a nova gerente de marketing do Grupo IBEP
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias
Pessoa contratada terá entre principais atribuições atuar como guardião da experiência do usuário (UX), analisar comportamento do usuário e realizar testes e gerar relatórios