Publicidade
Global Book Crawl quer atrair livrarias brasileiras independentes
PublishNews, Redação, 27/11/2024
Evento global planejado para 2025 tem participantes já confirmados nos EUA, Espanha, México, Quênia, Irlanda, Austrália, Suécia, Itália e Suíça

Global Book Crawl quer atrair livrarias brasileiras para o evento | © Global Book Crawl
Global Book Crawl quer atrair livrarias brasileiras para o evento | © Global Book Crawl
O Global Book Crawl, um evento voltado para a comunidade global de livreiros, vai ocorrer na última semana de abril de 2025. A iniciativa sem precedentes convida livrarias independentes ao redor do mundo para se unirem localmente, criando "book crawls" (uma espécie de turnê guiada) em seus bairros, cidades e regiões. Os leitores serão encorajados a vistar diversas livrarias em uma área, celebrando a cultura de cada comunidade enquanto se conectam a um movimento global.

Com participantes já confirmados nos EUA, Espanha, México, Quênia, Irlanda, Austrália, Suécia, Itália e Suíça, o Global Book Crawl vai tomando forma para ser uma celebração global dos livros e das culturas literárias locais. Usando a hashtag #globalbookcrawl, cada evento local vai amplificar as vozes das livrarias independentes e atrair novos leitores. A produção do evento agora abre o convite também a lojas brasileiras.

Segundo a organização, fazer parte do evento não se trata apenas de visitar livrarias – mas de criar novas memórias e experiências para os leitores. Entre passaportes para coletar selos e carimbos a cada parada e descontos exclusivos nas lojas, eventos especiais e até caças ao tesouro, cada "crawl" pode oferecer algo único.

Para os livreiros, os eventos podem contribuir na visibilidade, ajudar as lojas a alcançar novos leitores e atrair potenciais clientes que de outras formas poderiam comprar nas varejistas online. O evento também fortalece os laços com as comunidades locais e incentiva a colaboração entre livrarias vizinhas.

Nos EUA, o DC Bookstore Crawl se tornou um evento anual querido para leitores e livrarias na capital americana. "É maravilhoso ver amigos aproveitando enquanto visitam livrarias independentes e procuram juntos por livros. Ouço dizer de vários livreiros participantes que essa é a melhor época do ano para eles", comenta a livreira da Bookstore Vagabond, Anna Thorn.

O Global Book Crawl é liderado por Jessica Stockton-Bagnulo (Greenlight Bookstore, EUA), Brid Conroy (Tertulia Bookshop, Irlanda), e Federico Lang (Librería Luces, Espanha), e representa um esforço para criar novas conexões por meio dos livros.

Para mais informações sobre como participar do evento, é possível visitar o site www.globalbookcrawl.org.

[27/11/2024 10:30:00]
Leia também
É necessário ter experiência em editoração ou áreas relacionadas
Levantamento conduzido pela Nielsen BookScan ainda registra crescimento mesmo sem considerar as vendas dos livros de colorir, que encabeçaram listas de mais vendidos
O Radar desta semana traz editais visando a aquisição de livros didáticos e literários