Publicidade
5ª Jornada Profissional da Bienal do Livro de São Paulo promove US$ 800 mil em negócios
PublishNews, Redação, 08/11/2024
Resultado representa um crescimento de mais de 11% em negócios quando comparado com o ano anterior

Em 2024, a Jornada Profissional, realizada na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo durante os dias 4 e 5 de setembro, gerou bons resultados para o setor. Entre as reuniões de negócios que aconteceram, o evento chegou ao marco de US$ 800 mil em negócios fechados e prospectados para os próximos 12 meses pelas editoras brasileiras e players internacionais participantes dessa edição, a 5ª do evento.

Organizada pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) —, a Jornada promove a internacionalização das editoras brasileiras e fomenta novas oportunidades de negócios.

Foram mais de 363 reuniões das 70 participantes, entre editoras, agentes literários e outros profissionais do mercado editorial – sendo 40 nacionais e 30 globais, formando, assim, um bom cenário para o desenvolvimento de parcerias e outros acordos. A 5ª edição da Jornada registrou, ainda, um crescimento de mais de 11% em negócios quando comparado com o ano anterior.

A programação mais uma vez foi além da parte de negócios, e contou com mesas redondas e apresentações, que discutiram temas importantes como venda de direitos autorais, coproduções editoriais, e os desafios e oportunidades dos mercados latino-americanos.

“A Jornada Profissional é essencial para fomentar novos negócios no mercado editorial, criando uma plataforma dinâmica na qual editoras brasileiras e internacionais podem se conectar e fechar acordos estratégicos. Esses encontros são fundamentais para impulsionar a exportação de conteúdo e fortalecer nossa posição no cenário global”, destacou Sevani Matos, presidente da CBL.

Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, ressaltou o papel da Bienal do Livro para esse encontro. “A Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem um papel vital em consolidar a Jornada Profissional como o principal ponto de encontro para editores do ano. É com muito orgulho que divulgamos os ótimos resultados desta, que é a 5ª edição do evento”, finaliza.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.

Para participar do BP é só entrar em contato com Ana Claudia Paiva por meio do e-mail: anaclaudia@cbl.org.br.

[08/11/2024 09:00:00]
Matérias relacionadas
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos​, organizado pela Câmara Brasileira do Livro e realizado em um hotel no Guarujá (SP), começou nesta quarta-feira (20)
PublishNews vai cobrir o evento, cuja programação foi construída em conjunto entre comissão da CBL e gestores de conteúdo
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação