Publicidade
Trilha de Letras recebe a escritora Socorro Acioli
PublishNews, Redação, 06/11/2024
Programa vai ao ar às 23h hoje (6) na TV Brasil; autora fala sobre seu romance mais recente 'Oração para desaparecer'

Autora paraense fala de seu livro mais recente no programa desta quarta (6) | © Divulgação
Autora paraense fala de seu livro mais recente no programa desta quarta (6) | © Divulgação
A escritora, jornalista e professora Socorro Acioli é recebida por Eliana Alves Cruz no Trilha de Letras desta quarta-feira (6). Durante o programa inédito, que vai ao ar às 23h, na TV Brasil, a autora cearense fala sobre seu romance mais recente, Oração para desaparecer (Companhia das Letras). A trama do livro se desenrola a partir da história de uma mulher que perde a memória e decide reconstruir sua vida em outro lugar. A obra cria conexões entre a cidade de Almofala, em Portugal, e o distrito de Almofala, no interior do Ceará - um local onde uma igreja ficou soterrada por anos, até que os ventos a fizeram ressurgir após 45 anos. O romance é o primeiro escrito após o sucesso de A cabeça do santo (Companhia das Letras), lançado em 2014. Em Oração para desaparecer, Socorro Acioli segue a mesma linha do realismo mágico.

Ainda durante a entrevista exibida pela emissora pública, a convidada lembra do curso que fez com um dos principais nomes desta escola literária, o colombiano Gabriel García Márquez, o Gabo, em Cuba. Socorro destaca também sua experiência como professora, que a fez descobrir novos talentos literários, como o escritor Stênio Gardel, autor de A palavra que resta.

Autora de mais de vinte livros publicados, Socorro Acioli é professora da Universidade de Fortaleza, onde coordena a especialização em Escrita e Criação. Em 2013, foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria infantil com Ela tem olhos de céu. No ano seguinte, lançou A cabeça do santo, que ganhou edições em países como Inglaterra, Estados Unidos, França, México e Itália e foi escolhido como um dos 50 melhores livros para jovens da Biblioteca Pública de Nova Iorque. Em 2023, estreou na poesia com Takimadalar, as ilhas invisíveis e publicou Oração para desaparecer, seu segundo romance. Neste ano, o infantil Tudo que existe é palavra, lançado em 2024, foi destaque na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

[06/11/2024 10:00:00]
Matérias relacionadas
Espetáculo é dirigido por Marina Vianna e Caio Blat e tem 13 artistas no elenco
A comemoração começa às 18h e se estende até meia noite, com a presença do autor, o jornalista e escritor Pedro de Luna
Em 2025, foram mais de 100 apresentações e 55 mil espectadores
Leia também
Publicado cinco anos após a morte do poeta mineiro, o livro revelou ao público 40 poemas em que ele abandona o lirismo habitual para tratar o desejo e a sexualidade de maneira explícita
Publicado originalmente em 1958 e lançado no Brasil em 2025 pela Todavia, com tradução de Jefferson José Teixeira, o romance é considerado um marco do policial japonês
Espetáculo é dirigido por Marina Vianna e Caio Blat e tem 13 artistas no elenco