Publicidade
Feira de Frankfurt 2024 fecha dias comerciais com resultados positivos: 9% mais visitantes
PublishNews, Talita Facchini, 21/10/2024
Maior evento do setor editorial contou com mais de 4,3 mil expositores e 114 mil visitantes comerciais vindos de 131 países

© Frankfurter Buchmesse
© Frankfurter Buchmesse
A Feira do Livro de Frankfurt se mantém como o maior e mais importante evento para profissionais do setor editorial mundial. Em seu relatório oficial, referente aos três primeiros dias de evento (16 a 18 de outubro) – voltados para profissionais do setor – a organização da Feira reportou um aumento de 9% em relação aos visitantes profissionais, vindos de 131 países. A expectativa era que até domingo (21) o número total de visitantes profissionais chegasse a 114 mil. Em 2023 foram 105 mil, vindos de 130 países.

Essa 76ª edição contou com mais de 4,3 mil expositores que apresentaram seus livros, produtos e serviços na feira, o que representa um aumento de 7,5% em comparação a 2023 (4 mil expositores). Além disso, o sábado da feira (19) teve os ingressos esgotados.

Já o Literary Agents & Scouts Centre (LitAg) – que meses antes do início da feira já estava com ingressos esgotados – recebeu 320 agências de 31 países; no LitAg e no Publishers Rights Centre, 593 mesas foram vendidas no total (2023: 588 mesas). Alguns dos acordos de direitos significativos na feira foram um livro de memórias do repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, que já foi preso; a aquisição global de três romances históricos de Philippa Gregory; e a trilogia de fantasia The Rainshadow Orphans, da escritora britânica Naomi Ishiguro.

Em um breve resumo, a feira iniciou na terça com uma coletiva para jornalistas na qual a escritora turca Elif Shafak frisou que a “literatura pode e deve ser um ato de esperança”.

Na abertura oficial, a Feira como um lugar diverso e democrático foi o tema frisado na maioria dos discursos. Juergen Boos, presidente do evento, destacou que o evento não é apenas um lugar para fazer negócios, mas também uma plataforma para o discurso democrático: “Não se trata de quem levanta a voz mais alto. Trata-se de ouvir uns aos outros. Trata-se de discussões e conversas que levam à abertura, troca e percepção respeitosa de diferentes perspectivas. Esta é a ideia de Frankfurt. A feira do livro como uma plataforma para o discurso pacífico e democrático. Para autores, pensadores, ilustradores, tradutores, editores, jornalistas e fãs de cultura de todo o mundo.”

Em uma mesa na sexta, sobre o poder de contar histórias e os direitos humanos, organizado pelas Nações Unidas em cooperação com a Feira, a autora Corinna Kulenkamp disse: “Contar histórias é um direito humano, sim, mas nestes tempos contar histórias se torna uma obrigação humana.”

A Itália, país convidado de honra, transformou seu pavilhão em uma grande praça italiana e trouxe para a feira mais de 90 autores, incluindo nomes como Roberto Saviano, Donatella di Pietrantonio, Antonio Scurati, Francesca Melandri, e outros.

Outros tópicos quentes discutidos nos palcos da feira do livro incluíram sustentabilidade – principalmente em relação à inteligência artificial –, acessibilidade, tradução e áudio.

*A jornalista viajou com o apoio do CreativeSP, e do Publishing Perspectives, veículo de comunicação ligado à Feira de Frankfurt.

[21/10/2024 08:00:00]
Matérias relacionadas
Acordo foi assinado em Bucareste para a 80ª edição do evento, que será realizada de 11 a 15 de outubro de 2028; Autores como Gabriela Adameșteanu e Mircea Cărtărescu podem ser lidos em português
Executivo alemão de 53 anos é CEO da Carlsen Verlag desde 2006 e entra no lugar de Juergen Boos, que vai se aposentar
Um dos apoios do programa é voltado a empresas paulistas que querem participar da Feira do Livro de Frankfurt
Leia também
Casa editorial fundada em 2001, em São Paulo, se consolidou no mercado com obras de negócios, carreira, inovação, marketing e desenvolvimento pessoal
Paper Republic e Singing Grass anunciam o Prêmio de Tradução Literária 'The Voices of Today', que aceita inscrições até meados de abril. Veja como se candidatar!
Milhares de títulos autopublicados da Draft2Digital estarão disponíveis na nova plataforma de e-books da Bookshop.org, lançada há cerca de um ano