Publicidade
Elas Publicam prepara sua 5ª edição, dessa vez no Rio de Janeiro
PublishNews, Redação, 19/07/2024
O 5º Encontro de Mulheres do Mercado Editorial será de 2 a 4 de agosto, com bate-papo na Livraria Janela e programação principal no Espaço Leblon (AABB Rio)

Evento já passou por Brasília (DF), Campinas (SP), Salvador (BA) e São Paulo (SP) | © Divulgação
Evento já passou por Brasília (DF), Campinas (SP), Salvador (BA) e São Paulo (SP) | © Divulgação
Sob curadoria e produção de Lella Malta, a quinta edição do Elas Publicam: Encontro de Mulheres do Mercado Editorial chega ao Rio de Janeiro no próximo final de semana (2 a 4 de agosto). O projeto, que já passou por Brasília (DF), Campinas (SP), Salvador (BA) e São Paulo (SP), busca ser um espaço de networking e capacitação para profissionais que participam da cadeia produtiva do livro. O público – composto por autoras, editoras, revisoras, tradutoras, agentes literárias – já será o maior entre todas as edições.

O evento ocorre de 2 a 4 de agosto, e as ações são exclusivas para profissionais do setor que adquirirem seus ingressos (limitados e vendidos exclusivamente no site do evento).

"Chegamos à Cidade Maravilhosa com público recorde e a certeza de que o Elas Publicam já é um dos principais eventos para profissionais do mercado editorial brasileiro. Reafirmando nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero em toda a cadeia produtiva do livro, celebrando o profissionalismo e a competência de cada uma dessas mulheres que carregam a missão de fomentar e valorizar a leitura no Brasil", comemora Lella.

Na sexta-feira (dia 2), um bate-papo na Livraria Janela (Rua Maria Angélica, 171 – loja B – Jardim Botânico) abrirá oficialmente o evento. A escritora Dia Nobre, que lança o livro Incêndios da alma (Planeta), receberá a crítica literária Luciana Araujo Marques para o bate-papo “Discutindo o apagamento das mulheres na literatura e na história”. Em seguida, haverá sessão de autógrafos.

A programação oficial, no dia 3, será no Espaço Leblon, na AABB Rio (Av. Borges de Medeiros, 829 – AABB). Com uma vista para o Cristo Redentor, as profissionais participarão de painéis, oficinas e palestras das 8h30 às 18h.

Nesta edição, as temáticas envolvem inovação e o futuro digital, metadados, compras públicas no mercado editorial, marketing literário e muito mais. Grandes nomes do mercado editorial brasileiro já estão confirmados: Joana de Conti (Bookwire Brasil), Cristiane Martins (MVB Brasil), Natália Vieira (Radar de Licitações), Camila Cabete (Árvore), Lilian Cardoso (LC – Agência de Comunicação), Cláudia Machado (Catavento Distribuidora), Cinthya Müller (Grupo Planeta de Livros), Ana Cecilia Impellizieri Martins (Bazar do Tempo), Rafaella Machado (Grupo Editorial Record), Lara Berruezo (HarperCollins Brasil) e Agatha Machado (Globo Livros).

As autoras Clara Alves, Taylane Cruz e Eliana Alves Cruz também estarão presentes, assim como as criadoras de conteúdo Mariana Mortani, Louie Ponto e Ana Paula Barbosa; as roteiristas Clara Deák e Gautier Lee; e as tradutoras Regiane Winarski, Natalie Gerhardt e Wélida Muniz.

Além disso, haverá uma loja pop-up da Livraria Janela e marcas parceiras expondo e vendendo livros, serviços e produtos literários. As participantes também poderão garantir autógrafos das autoras componentes da programação oficial do evento.

Lella explica que o Elas Publicam pretende ser cada vez mais plural, diverso e inclusivo. "Temos uma preocupação crescente com o público que recebemos. Nosso projeto não deve ser exclusivo para aquelas profissionais que podem arcar com o valor do ingresso, sabemos que ele não é acessível para todas. Nesta edição, fizemos nosso primeiro processo seletivo para bolsas de ações afirmativas, visando aumentar a participação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, discriminadas e vitimadas pela exclusão socioeconômica. Priorizamos mulheres não-brancas, mães solos e vítimas de violência doméstica. Pretendemos aumentar o número de bolsas para a próxima edição".

Fechando o fim de semana, no dia 4 (domingo), a festa está garantida com um sambão de mulheres do mercado editorial a partir das 12h, em local a ser divulgado apenas às participantes.

O evento tem apoio da Livraria Janela, LC - Agência de Comunicação, Hanna Malta, MVB Brasil, Bookwire Brasil, Instituto Adélia Glycerio, Editora Bazar do Tempo, Fer Canelas, Kindle Direct Publishing Brasil (Amazon), EBK Projetos Editoriais e Catavento Distribuidora.

[19/07/2024 10:00:00]
Matérias relacionadas
Criada por Lella Malta, iniciativa passa a atuar em três frentes: encontro presencial, premiação e plataforma de informação
Programação terá cinco rodas de conversa que abordam maternidade, memória, corpo e futuro da escrita feminina com autoras, slammers e profissionais do livro
Evento volta à cidade onde nasceu com mais de 50 palestrantes, incluindo as autoras Fabiane Guimarães, Iana Villela, Taylane Cruz e Dia Bárbara Nobre
Leia também
Poeta que criou um caminho original em meio às correntes poéticas dominantes da segunda metade do século 20 tem sua obra publicada pela Editora Hedra
Autobiográfica, obra costura três gerações de mulheres na vida da autora, e usa a metáfora das antigas costureiras capazes de reparar tecidos de forma tão delicada que quase não deixavam marcas
Evento propõe um bate-papo musical no qual o autor intercala leitura de trechos da obra com a interpretação de marchinhas