Publicidade
Bienal do Livro Rio 2025 inicia venda de espaços para expositores
PublishNews, Redação, 1º/07/2024
Lançamento comercial do evento ocorre nesta terça-feira (2) em evento on-line

Bienal do Livro Rio 2023 recebeu 600 mil pessoas e vendeu 5,5 milhões de livros | © Filmart
Bienal do Livro Rio 2023 recebeu 600 mil pessoas e vendeu 5,5 milhões de livros | © Filmart

A Bienal do Livro Rio inicia, nesta terça-feira (2), a venda de espaços aos expositores interessados em participar da sua próxima edição, marcada para ocorrer de 13 a 22 de junho de 2025, no Riocentro. Uma reunião online será realizada às 11h e interessados podem acessar clicando aqui.

Realizada pela GL Events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal do Livro Rio 2025, um dos maiores festivais de literatura, cultura e entretenimento do país, marcará um ano dedicado à leitura na cidade e será a principal atração do calendário do Rio Capital Mundial do Livro, título formalizado após a candidatura vencedora da cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO e pelo Comitê Consultivo da Capital Mundial do Livro, em abril.

O sorteio de área dos espaços também já tem mês definido: fevereiro. Como de costume, as editoras associadas ao SNEL terão preferência na escolha da área dentro de cada faixa e grupo de metragem. Durante o lançamento, a organização do festival estará disponível também para esclarecer dúvidas.

Diretora da GL Exhibitions, Tatiana Zaccaro adianta que a Bienal do Livro Rio 2025 vai trazer mais experiências de entretenimento, inovação e imersão no universo dos livros. “A experiência leitora que complementa e ratifica o protagonismo do livro permanecerá trazendo encantamento ao festival, que já está sendo desenhado com muito cuidado e dedicação”.

O Presidente do Sindicato, Dante Cid, reforça. “Viveremos um ano extremamente especial como Capital Mundial do Livro. Além disso, pela primeira vez, o evento será realizado no feriado prolongado de Corpus Christi, permitindo que os amantes da literatura se planejem e aproveitem melhor a programação”, conta Dante.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título e um dos principais diferenciais para esta conquista foi justamente a realização da Bienal, declarada pela prefeitura como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, em 2023, em comemoração à edição histórica de 40 anos do festival.

Bienal 40 anos

Ano passado, a Bienal Rio apostou na interação com o público em palcos inéditos e trazendo relevantes discussões contemporâneas que acompanham as mudanças do mundo. Houve também sessões pensadas para explorar a transversalidade dos livros, trazendo novas narrativas. Foram mais de 600 mil visitantes, além de 300 autores e personalidades, unindo pessoas apaixonadas por contar e ouvir histórias em mais de 200 horas de programação e mais de 1.300 atividades culturais.

Com o apoio de secretarias municipais e estadual de Educação, a Bienal recebeu ainda mais de 120 mil alunos da rede pública, além de professores. Para muitos estudantes, o evento marca o primeiro contato com o universo literário. O projeto de visitação escolar, que recebeu alunos das cidades do Rio, Queimados e Angra dos Reis teve investimento de R$ 13,5 milhões para a aquisição de livros. Profissionais da rede de Educação do município do Rio também receberam vouchers para compra de exemplares, o que contribuiu para o recorde histórico de vendas das editoras.

O título de Capital Mundial do Livro é válido de 23 de abril de 2025 a 23 de abril de 2026 - data em que se comemora o Dia Mundial do Livro. Para ser coroado, o Rio apresentou projetos via sua secretaria municipal de Cultura comprovando a importância do seu patrimônio literário e apresentando um plano de ação para promover suas iniciativas literárias, a sustentabilidade do mercado editorial e o estímulo à leitura entre os jovens, aproveitando as novas tecnologias e o ambiente digital.

[01/07/2024 17:00:00]
Matérias relacionadas
Números fazem parte de uma pesquisa inédita realizada pelo Ibmec
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
Alunos tiveram seis meses de aulas e produziram duas obras que foram lançadas no evento no Riocentro
Leia também
Entre os convidados estão nomes como Milton Hatoum, Marcelino Freire, Giovana Madalosso e Jarid Arraes; uma das atrações internacionais é a escritora argentina Luciana De Luca
A obra se junta à coleção Clássicos em HQ, da Peirópolis, que aproxima grandes textos literários de novos leitores por meio da linguagem dos quadrinhos
Autor encontra palavras que rabiscam e buscam preencher inquietações demasiadamente humanas; evento acontece no dia 16 de setembro