Vencedora do Prêmio SP de Literatura, Morgana Kretzmann participa do Sempre um Papo
PublishNews, Redação, 20/05/2024
Escritora vai debater o seu segundo romance, 'Água turva', lançado pela Companhia das Letras

Encontro com Morgana Kretzmann acontece no dia 21 de maio, terça-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira | © Fernanda Rabelo
Encontro com Morgana Kretzmann acontece no dia 21 de maio, terça-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira | © Fernanda Rabelo
O Sempre um Papo recebe a escritora Morgana Kretzmann, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2021, para o debate e o lançamento de seu segundo romance, Água turva (Companhia das Letras), um thriller que brinca com os limites entre a verdade e a ficção. O encontro ocorre nesta terça-feira, dia 21 de maio, terça-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira (Praça da Liberdade, 21 – Belo Horizonte / MG), com entrada gratuita.

Água turva (Companhia das Letras) retrata elementos da história recente do Brasil e denuncia a ambição de homens poderosos diante de um dos mais valiosos tesouros nacionais: o meio ambiente. O cenário do livro é o Parque Estadual do Turvo, Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina. A guarda-florestal Chaya é a responsável por combater a caça exploratória de animais silvestres no parque. Preta, sua prima, separada da família ainda na infância, é a líder de um temido grupo de caçadores e contrabandistas que vive no lado argentino da fronteira, os Pies Rubros.

Olga, assessora parlamentar de um ganancioso deputado, é forçada a voltar à cidade onde cresceu para ser porta-voz da tragédia ambiental que se anuncia – até perceber que está nas mãos dela a chance de mudar o curso da história. De inimigas a aliadas, as três acabam obrigadas a vencer um passado turbulento para enfim construir uma possibilidade de futuro para todos. Mas elas não estão sozinhas: Sarampião, a figura mítica de um guarda-florestal e protetor da mata, parece acompanhá-las e ajudá-las na batalha.

Morgana Kretzmann nasceu em Tenente Portela, na região noroeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, e vive em São Paulo. É escritora e roteirista. Trabalhou como atriz de teatro e cinema por 14 anos. Em 2021, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com seu romance de estreia, Ao pó (Patuá, 2020). É autora do thriller político-ecológico Água turva, lançado pela Companhia das Letras em 2024, livro já vendido para Alemanha e França. Trabalhou como roteirista na série Tarã para a Disney+, que estreia no segundo semestre de 2024.

[20/05/2024 10:40:00]