Alejandro Zambra é uma das atrações do Festival serrote, no IMS em São Paulo
PublishNews, Redação, 02/05/2024
Sétima edição do evento será na sexta (03) e no sábado (04), com a presença de escritores, artistas e ativistas; entrada é gratuita

Evento reune escritores, pesquisadores, jornalistas e artistas para apresentações e debates | © Divulgação
Evento reune escritores, pesquisadores, jornalistas e artistas para apresentações e debates | © Divulgação
Nesta sexta-feira (03) e sábado (04) ocorre a sétima edição do Festival serrote, organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. Realizado no IMS Paulista (Av. Paulista, 2424 – São Paulo / SP), o evento reunirá escritores, pesquisadores, jornalistas e artistas para apresentações e debates sobre temas como as literaturas periféricas e as narrativas de experiências negras. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e contam com interpretação em Libras. Entre os convidados, está o escritor chileno Alejandro Zambra, um dos principais nomes da literatura latino-americana contemporânea. Presente nos dois dias de programação, o autor abordará sua produção literária, em especial o ensaio Um conto de Natal, sobre a relação de amizade com o seu editor, publicado na 46ª edição da serrote, e seu novo livro Literatura infantil, editado pela Companhia das Letras, cujo lançamento será no dia 6 de maio, às 19h, na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 53 – São Paulo / SP), também com a presença do autor.

Participam ainda do festival o escritor Mário Augusto Medeiros da Silva, professor de sociologia da Unicamp, a roteirista e ativista Triscila Oliveira, coautora das HQs Confinada e Os Santos, a crítica literária e tradutora Fernanda Silva e Sousa e a jornalista e ensaísta Thaís Regina, entre outros convidados.

A programação começa na sexta-feira (03), às 20h, com a serrote ao vivo, uma edição especial da revista concebida para o palco, com leituras, música, performances e artes visuais. Esta edição terá apresentações de Zambra, Triscila Oliveira, da artista transdisciplinar e crítica de arte Padmateo, uma das vencedoras da última edição do Concurso de Ensaísmo serrote, da escritora e editora Yasmin Santos e dos artistas Thiago Rocha Pitta, Vivian Caccuri e Thiago Lanis. A banda Hurtmold é responsável pelo acompanhamento musical.

No sábado (04), o evento inclui três debates. Às 15h, Fernanda Silva e Sousa e Thaís Regina, também contempladas na última edição do concurso de ensaísmo serrote, conversam com a jornalista Bianca Santana sobre o desafio de narrar o passado e o presente das populações negras no Brasil sem se limitar às marcas da violência e da dor.

Em seguida, às 17h, será a vez de Mário Augusto Medeiros da Silva e Triscila Oliveira discutirem a representação de personagens e cenários periféricos na literatura brasileira. O bate-papo será mediado pela escritora, ensaísta e livreira Juliana Borges.

A programação encerra às 19h, com um encontro do público com Alejandro Zambra. O escritor chileno fará um passeio por sua obra, celebrada por livros como Poeta chileno e Formas de voltar para casa, em uma conversa mediada pela editora Ana Lima Cecilio, curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

SERVIÇO

  • Festival serrote
  • Data: 3 e 4 de maio
  • Local: Cineteatro do IMS Paulista
  • 145 lugares
[02/05/2024 09:00:00]