Publicidade
Paulo Coelho, Manuel Bandeira e Clarice Lispector no centro da análise
PublishNews, Redação, 17/04/2024
'O mago, o santo, a esfinge' analisa a trajetória literária dos três grandes escritores brasileiros

O mago, o santo, a esfinge (Todavia, 248 pp, R$ 89,90) é um compilado de ensaios que traz três conhecidos escritores para o centro da análise: Paulo Coelho, Manuel Bandeira e Clarice Lispector. Tendo por referência, entre outros, Pierre Bourdieu e Erving Goffman, e uma forte tradição local de sociologia da cultura, o autor Fernando Pinheiro examina não apenas a obra publicada dos três, mas também seus depoimentos, suas memórias e sua trajetória concreta. Seu foco é indagar como se construiu, em cada uma das trajetórias, a figura de escritor(a), e como cada um(a) lidou com a imagem pública que lhe tocou viver. Trata-se de três casos bastante diversos, que não se conectam nem por geração, nem por um mesmo gênero textual dominante, nem mesmo na relação que cada um estabeleceu com sua imagem pública, resultante tanto de sua deliberada ação quanto das expectativas e demandas em torno de si. Mas que se avizinham, porque, para além dessas diferenças, os três representam casos notáveis de relação entre o plano das convicções, expresso em textos e entrevistas, e o fundo social em que repousa o valor atribuído à literatura, ao autor, aos livros.

Tags: Ensaios, Todavia
[17/04/2024 07:00:00]
Matérias relacionadas
Serão selecionados três textos inéditos de autores iniciantes. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e terão seus trabalhos publicados na próxima edição da revista. As inscrições vão até 12 de julho
Lançado em 2025, livro ultrapassou a marca de 160 mil exemplares vendidos ao investigar os códigos de comportamento e os símbolos de status que ajudam a definir quem é rico
Yuan Yang analisa histórias individuais para entender como as transformações rápidas da China impactaram a vida de quatro mulheres
Leia também
Ao deslizar pelas ruas com seu skate em uma manhã de sábado, Ágata decide trocar os passeios pelo asfalto por uma ida ao museu
Livro conta a história dos habitantes do Planetinha Azul, que gostam muito de cantar, brincar ao ar livre, dançar, se divertir e contar histórias
Livro é para crianças que amam criar histórias sem pé nem cabeça, bolar planos malucos e pular aqui e acolá e para adultos que buscam respostas para o dia que um sapo pular do brejo direto para sua casa