Ria Livraria promove bate-papo entre Fernando Rinaldi e Morgana Kretzmann
PublishNews, Redação, 09/04/2024
O evento gratuito tem como tema as personagens do universo literário de ‘Dueto dos Ausentes’ e ‘Água Turva’

Evento acontece na Ria Livraria, às 19h © Divulgação
Evento acontece na Ria Livraria, às 19h © Divulgação
A Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58 – São Paulo / SP) realiza nesta terça-feira (9), um bate-papo com os autores Fernando Rinaldi e Morgana Kretzmann, sob mediação de Bruno Barbosa. O evento gratuito tem como tema As personagens e seus espelhamentos: O universo literário de Dueto dos ausentes (Reformatório) e Água turva (Companhia das Letras), e começa às 19h.

Fernando Rinaldi nasceu em São Paulo (SP), é formado em Relações Internacionais (PUC-SP) e Letras (USP), e desde 2016, trabalha na editora Companhia das Letras com o licenciamento de obras nacionais para tradução e para adaptação a outros formatos. Já Morgana Kretzmann nasceu na região noroeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina. É escritora e roteirista. Em 2021, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com seu romance de estreia Ao pó (Patuá).

Em seu segundo romance Água Turva, a premiada escritora escreve o enredo do Parque Estadual do Turvo, Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina. O livro acompanha a guarda-florestal Chaya, responsável por combater a caça exploratória de animais silvestres no parque. Preta, sua prima, separada da família ainda na infância, é a líder de um temido grupo de caçadores e contrabandistas que vive no lado argentino da fronteira, os Pies Rubros. Olga, assessora parlamentar de um ganancioso deputado, é forçada a voltar à cidade onde cresceu para ser porta-voz da tragédia ambiental que se anuncia – até perceber que está nas mãos dela a chance de mudar o curso da história.

Já na obra Dueto dos ausentes, Fernando Rinaldi rege um coro de vozes com maestria, os gestos precisos construindo a linguagem (im)possível da ausência com palavras que atravessam os personagens para tocar na dor que os constitui e expor as fraturas de perdas irremediáveis. Nas camadas que se aprofundam ao longo do livro, mergulhamos no fluxo vertiginoso de histórias sobrepostas, onde já não importa saber o que é ou não verdade.

[09/04/2024 10:00:00]