Publicidade
Feira de Bolonha divulga os vencedores dos Prêmios de Licenciamento e Melhores Editoras Infantis do Ano
PublishNews, Redação, 09/04/2024
Cerimônias foram realizadas na segunda (8), primeiro dia da Feira italiana; no Prêmio Melhores Editoras Infantis, na categoria Caribe, América Central e do Sul, a vencedora foi a colombiana Cataplum Libros

A 61ª Feira do Livro Infantil de Bolonha anunciou nesta segunda-feira (8) os vencedores do Prêmio Melhores Editoras Infantis do Ano (BOP), que tinha a brasileira Solisluna Editora entre as finalistas; e do Bologna Licencing Awards 2024. Na categoria Caribe, América Central e do Sul, quem levou foi a Cataplum Libros (Colômbia).

Criado pela Feira de Bolonha em colaboração com a Associação Italiana de Editores (AIE) e a Associação Internacional de Editores (IPA), o BOP – Prêmio Melhores Editoras Infantis do Ano reconheceu seis editoras de diferentes regiões do mundo:

  • África: Yanbow Al Kitab (Marrocos)
  • Ásia: Poplar Publishing Co. (Japão)
  • Europa: Mosquito Books Barcelona (Espanha)
  • Caribe, América Central e do Sul: Cataplum Libros (Colômbia)
  • América do Norte: Greystone Kids (Canadá)
  • Oceania: Huia Publishers (Nova Zelândia)

As vencedoras são escolhidas pelas próprias editoras, que votam nas casas que se destacaram no último ano pela inovação, criatividade e qualidade das suas escolhas editoriais.

Já a cerimônia da 7ª edição do Bologna Licencing Awards 2024, que reconhece iniciativas relacionadas ao licenciamento de propriedades de livros e editoras voltadas ao público infantojuvenil, contou com 13 categorias, incluindo as novas Melhor Projeto Licenciado Sustentável e Melhores Novas Estrelas de Licenciamento 2023.

O prêmio recebeu quase 190 inscrições de todo o mundo e os vencedores são:

  • Melhor projeto de licenciamento pré-escola
    Universal Products & Experiences em parceria com a Spin Master para o projeto Gabby's Dollshouse
    “O produto é tão brilhante, colorido e divertido quanto a série em que se baseia e permite uma ótima narrativa em casa”, justificou o júri.
  • Melhor projeto de licenciamento infantil
    The Pokémon Company International para o projeto Pokémon x Van Gogh Museum, com o Museu Van Gogh
    “Manter-se relevante e continuar a impulsionar uma conversa cultural é fundamental para a relevância de uma marca no mercado. Esta é uma maneira genial de inspirar as crianças à arte, aproximando-as de um dos maiores artistas já conhecidos”.
  • Melhor projeto de licenciamento para adolescentes
    Rai Com para o programa de licenciamento Mare Fuori (O Mar Além), em parceria com vários parceiros
    “A conquista vai para o que o conteúdo local pode fazer para se tornar relevante em sua região e internacionalmente, juntamente com uma impressionante variedade de produtos inspirados em uma série de TV de grande sucesso com um público-alvo bem focado em produtos de consumo”.
  • Melhor projeto de varejo
    Mattel Europe com o projeto Barbie x Zara, em colaboração com a Zara
    “Uma verdadeira ativação de marca, com a Zara que criou o mundo da Barbie na vida real. Uma grande extensão do filme da Barbie que inspira os clientes a se vestirem como seus ídolos”.
  • Melhor projeto de moda
    The Pokémon Company International e Dolly Noire para o projeto Dolly Noire x Pokémon
    “Pokémon pode ser relevante para seu público com ativações criativas, produzindo uma coleção original com uso sofisticado de personagens e sua aplicação nos produtos”.
  • Melhor projeto de publicação licenciada
    Andersen Press com os livros ilustrados Goodnight Elmer e Elmer, search and find numbers
    “Um trabalho contínuo para inovar através do jogo e da publicação. Um livro de brincadeiras/brinquedos de alta qualidade com o fantoche Elmer ajudando as crianças a dormir mais facilmente”.
  • Melhor projeto de brinquedo licenciado
    Universal Products & Experiences em parceria com a Spin Master para o playset Gabby's Dollshouse
    “Spin Master capturou a essência desta marca envolvente e deu-lhe vida através do jogo”.
  • Melhor campanha de promoção/fidelidade
    Studio 100 Media com a campanha Vegesaurs x Lidl, em colaboração com o Lidl
  • Promoção: melhor produto de quiosque licenciado
    Mondadori Media com a coleção Peanuts 3D, junto com a CPLG WildBrain e Peanuts Worldwide
  • Melhor projeto sustentável licenciado
    Studio 100 Media para o projeto Maya – License Factory em Tingimento Natural, em parceria com a License Factory
  • Novas estrelas de licenciamento de 2023
    Nerd Agency (FILM.UA Group) para Mavka. The Forest Song
  • Melhor propriedade do ano
    Mattel com Barbie

Os produtos de todos os projetos vencedores estarão expostos durante toda a feira nas vitrines do BLTF/K Awards.

[09/04/2024 10:00:00]
Matérias relacionadas
Editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers movimentam mais de USD 14 milhões em negócios internacionais em seis meses
Inscrições para o BolognaRagazzi Crossmedia 2026 também estão abertas; Feira de Bolonha está marcada para ocorrer de 13 a 16 de abril de 2026
Evento recebeu 33 mil visitantes profissionais, que participaram de mais de 500 eventos organizados pela BCBF e por seus expositores
Leia também
Vencedores da 11ª edição da premiação concedida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias foram conhecidos em cerimônia realizada em São Paulo
Três obras premiadas delineiam um panorama vibrante da literatura queer brasileira em 2025: múltipla, insurgente, inventiva, capaz de reinventar tradições, ampliar imaginários e recentrar vidas silenciadas
Obras finalistas foram publicadas por doze selos editoriais: Editora 34, Aboio, Alfaguara, Autêntica Contemporânea, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, Fósforo, Maralto, Patuá, Record, Reformatório e Todavia