Publicidade
Livraria Cultura fecha loja no Conjunto Nacional em São Paulo
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/04/2024
Rede fechou a loja icônica na Avenida Paulista e diz que pretende encontrar novo local para funcionar; STJ deve definir situação sobre a falência em breve

Livraria Cultura fechou definitivamente a loja no Conjunto Nacional | © Guilherme Sobota
Livraria Cultura fechou definitivamente a loja no Conjunto Nacional | © Guilherme Sobota
A Livraria Cultura fechou sua loja no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, nesta segunda-feira (1º). A loja já havia sido fechada e depois reaberta em junho de 2023, mas agora a decisão é definitiva. O fato ocorre poucas semanas após o STJ autorizar o prosseguimento da ordem de despejo do imóvel. A movimentação mais recente do processo de falência no Tribunal ocorreu no dia 20 de março, em situação de "concluso para decisão", ou seja, pronto para o julgamento.

Segundo os jornais, um aviso na frente da loja no Conjunto Nacional informa que a loja passa a operar apenas no site. Em nota, a Cultura informou que não conseguiu chegar a um acordo com a proprietária do espaço e vai procurar um novo local para operar. A dívida do aluguel com a Bombonieres Riberão Preto, ainda em 2021, era de R$ 15 milhões.

"Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes. O cenário atual do mercado, especialmente acentuado pelas mudanças no comportamento do consumidor, consolidadas durante a pandemia, tornou a manutenção de uma livraria de grande porte como a nossa neste local desafiadora", diz a nota da Cultura.

O fechamento da loja ocorre também duas semanas após a morte de Pedro Herz, sócio fundador da Livraria, aos 83 anos.

Qual a situação atual da Livraria Cultura?

Em junho de 2023, a Livraria Cultura conseguiu uma liminar no STJ para reverter a decisão de falência proferida antes pelo TJ-SP, e reabriu a loja no Conjunto Nacional, em São Paulo, que havia sido fechada por alguns dias. No dia 17 de maio, a Justiça do Estado havia declarado a falência da empresa, e no dia 23 de junho os recursos se esgotaram no TJ-SP, fato que motivou o fechamento da loja.

Desde junho passado, portanto, a Livraria aguarda o julgamento do STJ que deve dar a decisão final sobre a sua falência.

Confira a nota da Livraria Cultura na íntegra:

"Durante os últimos três anos, estivemos em discussões construtivas com o proprietário sobre o valor do aluguel, buscando um acordo que nos permitisse continuar operando nesse local icônico.

Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes. O cenário atual do mercado, especialmente acentuado pelas mudanças no comportamento do consumidor, consolidadas durante a pandemia, tornou a manutenção de uma livraria de grande porte como a nossa neste local desafiadora.

Como resultado, e com vistas à sustentabilidade de nossas operações, foi inevitável tomar a difícil decisão de procurar um novo espaço que se adapte melhor às demandas e realidades atuais do mercado editorial e varejista.

É importante ressaltar que a Livraria Cultura está comprometida em continuar servindo à comunidade de leitores de São Paulo e do Brasil como um todo. Estamos trabalhando em novas estratégias e oportunidades que em breve anunciaremos, visando continuar nossa missão de promover a cultura e o acesso ao conhecimento."

[02/04/2024 09:00:00]
Matérias relacionadas
E mais: Thalita Rebouças será curadora da Bienal em 2025 e mais sobre o livro que discute escala de trabalho 6x1 para crianças
Veja também: Silvia Federici vem ao Brasil para lançamento de livro e a lista de melhores títulos de 2024, de acordo com o Publishers Weekly
E mais: a partir de setembro, Folha terá formato berliner; veja também detalhes de livro sobre história da bancada evangélica
Leia também
Primeira estudante de Estudos Literários iniciou estágio no time editorial da casa
Nova loja está localizada no Shopping Park Sul e contará com uma área total de 425m²
Três livros inauguram a parceria, e dois deles estão em pré-venda; reimpressões de obras de negócios da Globo passarão a integrar o catálogo do selo