5ª Bienal do Livro de Volta Redonda terá poetas e artistas de São Paulo na programação
PublishNews, Redação, 25/03/2024
Evento com entrada gratuita acontece entre 4 e 7 de abril; poetas Sérgio Vaz e Nivaldo Brito, além do Coletivo Xemalami estão confirmados

5ª Bienal do Livro de Volta Redonda acontece entre os dias 4 e 7 de abril © Divulgação
5ª Bienal do Livro de Volta Redonda acontece entre os dias 4 e 7 de abril © Divulgação
O tema da 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda é "Gentileza gera gentileza". O evento ocorre entre os dias 4 e 7 de abril na cidade fluminense, na Ilha de São João. O evento é uma realização do Instituto Dagaz, associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2009. Durante o evento, haverá 40 expositores vendendo livros a preços populares; mais de 45 contadores de histórias, além de 80 escritores e poetas que participarão de atividades variadas. “Também teremos apresentações musicais de estilos variados, a apresentação de grupos infantis, além de um espaço gourmet para a comodidade de todos”, acrescenta Marinez Fernandes, coordenadora da Bienal do Livro de Volta Redonda.

Entre os destaques da programação estão a atriz Elisa Lucinda, que recentemente viveu a personagem Marlene, na novela Vai na fé; As Pretinhas Leitoras, irmãs que promovem a leitura antirracista e a diversidade cultural; Lucia Tucuju, que falará sobre literatura indígena; o grupo musical Violúdico, que entretém as crianças com versões inusitadas de músicas, paródias e rimas; e Vagner Datrino, neto do Profeta Gentileza, um pregador urbano que ficou famoso no Rio de Janeiro na década de 80 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto – mensagens sobre o capitalismo, a gentileza, natureza, amor e espiritualidade, entre outras.

“Num momento em que o mundo está passando por guerras, falar de gentileza, pregar as palavras do Profeta Gentileza é acreditar em dias melhores”, disse a coordenadora do evento. Haverá uma escultura em homenagem a ele em tamanho real, que está sendo criada e assinada pela artista plástica Dilma de Carvalho.

Estarão presentes na 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda Nivaldo Brito e Sérgio Vaz, além do Xemalami. Nivaldo é escritor e ilustrador. É autor de dez livros, muitos deles presentes em países como a Argentina, Uruguai, Cuba, México e Chile. Entre os mais recentes, está ‘Nome das Nuvens – Uma História para Continuar’, uma prosa poética inspirada na antiga tradição de contar histórias, que resgata questões como migração, pertencimento, resistência, homoafetividade, memória e sonho.

Sérgio Vaz, chamado de ‘poeta da periferia”. Ele mora em Taboão da Serra, cidade da zona metropolitana de São Paulo e, além de escrever, criou a Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). É autor do Projeto Poesia Contra a Violência, que percorre as escolas da periferia incentivando a leitura e criação poética como instrumento de arte e cidadania. Já recebeu vários reconhecimentos, entre eles, um da revista Época em 2009 que o elegeu uma das cem pessoas mais influentes do Brasil.

Já o Xemalami nasceu no Grajaú, bairro periférico da zona sul de São Paulo. O nome é a abreviação de "Xeque-Mate La Missión", que representa uma das principais bandeira de luta do grupo: a junção entre a cultura hip-hop e a prática do jogo de xadrez. O grupo promove oficinas de xadrez, grafite, DJ e MC pela cidade.

SERVIÇO

  • 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda (RJ)
  • Data: 4, 5, 6 e 7 de abril
  • Horário: das 9h às 22h
  • Local: Ilha São João
  • Para consultar a programação completa


[25/03/2024 09:00:00]