Editora Global comemora aniversário de Bartolomeu Campos de Queirós com novas edições
PublishNews, Redação, 18/03/2024
Em comemoração aos 80 anos do autor, Grupo Editorial insere três novas edições do autor em seu catálogo

Retrato Bartolomeu Campos de Queirós © Spacca
Retrato Bartolomeu Campos de Queirós © Spacca
O autor Bartolomeu Campos de Queirós, figura de grande importância na literatura infantil e infantojuvenil brasileira, completaria 80 anos em 25 de agosto. Ao longo da carreira, o autor mineiro escreveu mais de sessenta obras. Bartolomeu faleceu em 2012. Em 2024, por conta de seu aniversário, a Editora Global lança três novas edições do autor em seu catálogo.

Os novos títulos da Global são Sei por ouvir dizer, livro originalmente lançado em 2008 e que recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil. O segundo livro, Ararinha-azul, é publicado pela primeira vez como livro individual. E, em abril, a Global lança Correspondência, publicado originalmente em 1986. Na obra, o Bartolomeu apresenta uma série de cartas trocadas entre amigos, e que têm como grande tema um manifesto à favor da Democracia e da Constituição de 1988.

Bartolomeu nasceu em 1944 no centro-oeste mineiro e passou sua infância em Papagaio, “cidade com gosto de laranja-serra-d’água”, antes de se instalar em Belo Horizonte, onde dedicou seu tempo a ler e escrever prosa, poesia e ensaios sobre literatura, educação e filosofia. Considerava-se um andarilho, conhecendo e apreciando cores, cheiros, sabores e sentidos por onde passava. “Um dia faço-me cigano, no outro voo com os pássaros, no terceiro sou cavaleiro das sete luas para num quarto desejar-me marinheiro”, comenta.

Traduzido em diversas línguas, Bartolomeu recebeu significativos prêmios, nacionais e internacionais, tendo feito parte do Movimento por um Brasil Literário. Faleceu em 2012, deixando sua obra com mais de 60 títulos publicados como maior legado. Sua obra completa passou a ser publicada pela Global Editora.

[18/03/2024 10:00:00]