Psicoterapeuta Marcos Giácomo lança obra que revisita Livro Vermelho de Jung
PublishNews, Redação, 15/03/2024
'Espiritualidade Inconsciente' é um desdobramento da tese de doutorado de Giácomo e intersecciona elementos do espiritismo e da psicologia analítica

O psicoterapeuta Marcos Giácomo lança pela Haikai Editora seu primeiro livro A espiritualidade inconsciente, no qual propõe um exame do processo de individuação junguiano, relacionando-o com a psicologia de Joanna de Ângelis e a aplicação dos conceitos de Allan Kardec à prática da psicoterapia. O lançamento oficial ocorre no dia 17 de março na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – São Paulo / SP), das 15h às 18h.

Conforme explica o psicoterapeuta, o livro funciona como uma espécie de “negativo fotográfico” do Livro Vermelho - obra do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung, revelada ao público somente em 2009, 48 anos após a morte do autor. Isso porque o livro de Giácomo revisita conceitos trazidos por Jung em sua mais enigmática obra e apresenta novos caminhos para encontrar respostas para as dores da alma, defendendo o autoconhecimento como condição indispensável para o processo de regeneração física, mental e espiritual.

O autor narra sua trajetória pessoal e profissional, desde sua carreira como executivo até tornar-se psicoterapeuta. O autor propõe uma intersecção entre a psicologia analítica de Jung, em conjunto com os preceitos do espiritismo, de modo que ambas as áreas do conhecimento funcionem como ferramentas capazes de revelar o potencial das virtudes que, segundo Giácomo, devem ser colocadas à serviço da coletividade.

Como tange a qualquer obra que se destina a ser universal, o psicoterapeuta investiga questões basilares - e essenciais - que povoam as mentes de seres humanos de todos os lugares do planeta, como “quem sou eu? e o que eu vim fazer aqui?”. De acordo com o autor, se a psicologia é uma ótima ferramenta que a humanidade dispõe para dar conta de responder a primeira pergunta, o espiritismo propicia explicações filosóficas, racionais e religiosas para a segunda.

“Talvez pudéssemos considerar que, em essência e síntese, a grande proposta da Psicologia Analítica, em conjunto com os preceitos do Espiritismo seja para cada um debruçar sobre o desvelamento do sentido de sua vida, o que implica tentar responder às perguntas de quem somos e o que viemos fazer nesta vida. Individualmente e em processo de individuação”, explica.

SERVIÇO

  • Lançamento A espiritualidade inconsciente (Haikai Editora, 230 pp, R$ 70)
  • Data: 17 de março
  • Horário: 15h às 18h
  • Local: Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – São Paulo / SP)
[15/03/2024 11:00:00]