Feira do Livro de Bogotá terá mais de 500 convidados e presença do presidente Lula na abertura
PublishNews, Redação, 15/03/2024
Brasil é o país homenageado do evento colombiano, que será realizado de de 17 de abril a 2 de maio

Feira Internacional do Livro de Bogotá tem em 2024 o Brasil como país convidado de honra | © Filbo
Feira Internacional do Livro de Bogotá tem em 2024 o Brasil como país convidado de honra | © Filbo

A Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) – organizada pela Câmara Colombiana do Livro e pela Corferias – anunciou nesta quinta-feira (14), juntamente com o Brasil, País Convidado de Honra, a programação literária, cultural e profissional para sua 36ª edição, que ocorrerá de 17 de abril a 2 de maio. A programação da FILBo terá mais de duas mil atividades culturais e profissionais, com cerca de 500 convidados nacionais e internacionais de 25 países, 18 salas de programação cultural e uma grande oferta editorial que ocupará 53 mil metros quadrados. Além de diversos escritores e escritoras e profissionais do setor do livro, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua presença na inauguração da FILBo, em 17 de abril.

Em relação às Jornadas Profissionais, destaca-se a realização do Salão Internacional de Negócios, que acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, com 90 mesas disponíveis para empresas do setor editorial. Durante esses dois dias, espera-se concretizar mais de 700 reuniões de negócios com visitantes de mais de 10 países. Além disso, serão realizadas 14 jornadas especializadas em formação e negócios para os diferentes atores da cadeia do livro. No âmbito da FILBo Ciudad, serão realizados mais de 120 eventos em Bogotá e 15 eventos de programação cultural e literária em Barranquilla, Ibagué, Marsella, Medellín, Neiva, Pasto, Pereira e Quibdó.

Por sua vez, o Pavilhão Colômbia - Jardim de Saberes concentrará a oferta cultural e editorial do país, com representação das instituições públicas e uma identidade gráfica dedicada às flores colombianas para os expositores. Este pavilhão abrigará diversas mostras culturais e uma livraria que exibirá, para venda, livros de diferentes regiões. Este ano, Huila será o departamento convidado e Neiva o Destino Literário.

A FILBo receberá a exposição Centenario Vorágine, uma mostra liderada pelo Ministério das Culturas, das Artes e dos Saberes e pela Biblioteca Nacional da Colômbia, com curadoria de Erna von der Walde e Ximena Gama, além de museografia de Piedra Tijera Papel. Serão exibidos documentos históricos e arquivos fotográficos da Biblioteca Nacional da Colômbia e de outras instituições internacionais, que retratam a vasta região descrita por José Eustasio Rivera em A Vorágine, sua obra-prima.

A programação do Brasil

O País Convidado de Honra também anunciou sua programação literária e cultural, organizada pelo Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Cultura. Vale ressaltar que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua presença na abertura da FILBo, em 17 de abril.

Autores, editores, ilustradores, literatos, jornalistas e artistas de diferentes regiões do Brasil estarão presentes na FILBo como parte da delegação do país. A lista de autores se destaca pela sua diversidade e pela ênfase em temas relacionados à Amazônia (território comum com a Colômbia) e à Natureza, o principal eixo conceitual da feira este ano.

Entre eles, destacam-se, em ordem alfabética, nomes como Luciany Aparecida, doutora em Literatura com pesquisas sobre nação, imigração, memória e identidades e Amílcar Bettega, escritor, tradutor, professor de escrita criativa e autor de O voo da trapezista (Prêmio Açorianos 1995), Os lados do círculo (Prêmio Portugal Telecom 2005).

Outros convidados destacados incluem Rita Carelli, escritora, atriz, ilustradora, diretora de cinema e teatro, autora de diversos livros; Daniel Munduruku, filho do povo indígena Munduruku, autor de contos e livros infantis como Kabá Darebu, Coisas de Onça, As Peripécias do Jabuti, Histórias que eu vivi e gosto de contar, O sinal do Pajé, entre outros; Marcello Quintanilha, nascido em Niterói e radicado em Barcelona há mais de 20 anos. Ele é considerado o autor de quadrinhos brasileiro mais internacional da atualidade, e suas obras foram traduzidas para vários idiomas.

Ciclo Afro chega à sua terceira edição

Outro evento principal da programação do Brasil na FILBo será o Ciclo Internacional de Conferências Poéticas da Diáspora Africana, também conhecido como Ciclo Afro, que realizará sua terceira edição entre 22 e 26 de abril, dentro da feira. Trata-se de um fórum acadêmico que reúne reconhecidos pesquisadores das diásporas africanas e renomados intelectuais e artistas brasileiros e colombianos, em torno de diferentes perspectivas, conhecimentos e experiências afro-diaspóricas.

O principal objetivo do Ciclo Afro é promover diálogos que fortaleçam as relações entre pesquisadores focados na construção de democracias mais inclusivas, representativas e eficazes. O evento é patrocinado pelos ministérios da Igualdade Racial e das Relações Exteriores do Brasil.

Algumas das mesas temáticas do Ciclo Afro abordarão aspectos relacionados às culturas afro como elemento civilizatório; a literatura e a produção de novos imaginários políticos; os vínculos entre escola básica, ensino de história, currículo e relações étnico-raciais; cinema e diáspora africana; e desafios da educação antirracista, entre outros.

A magia do Pavilhão do Brasil

A presença do Brasil na FILBo dialoga sobre este encontro de cultura e natureza em uma existência única, com o poder de abrir conversas ancestrais, diversas e contemporâneas, lembrando-nos das heranças dos biomas culturais. Além disso, o programa cultural incluirá exposições, conteúdos audiovisuais e homenagens a nomes representativos da literatura brasileira contemporânea.

Através da literatura, os visitantes do pavilhão do Brasil, que contará com três mil metros quadrados, poderão se imergir nas páginas de autores consagrados e emergentes, e se aproximar da complexidade desse país através de suas obras.

O pavilhão oferecerá uma imersão nos biomas e na cultura brasileira, explorando suas peculiaridades naturais, especialmente na Amazônia. O Brasil na FILBo é uma contribuição aos debates sobre cultura e natureza em sua bibliodiversidade; e uma contribuição ao pensamento de confluência, destacando, por exemplo, as narrativas e cosmovisões indígenas e afro-brasileiras como percepções que reconectam e compõem.

Principais apoiadores

A FILBo é possível graças ao apoio de várias entidades públicas e privadas, como o Ministério das Culturas, das Artes e dos Saberes, através do Programa Nacional de Concertação Cultural; a Prefeitura de Bogotá, através da Secretaria de Cultura, Recreação e Esporte, da Secretaria de Educação, do Instituto Distrital de Artes, Idartes, e da Rede Distrital de Bibliotecas Públicas, Biblored; a Câmara de Comércio de Bogotá e o McDonald's, através do seu programa Cajita Feliz Livros. Além disso, a FILBo conta com o patrocínio do Banco Itaú.

Para consultar toda a programação da FILBo, acesse o site oficial www.feriadellibro.com

DECLARAÇÕES DOS PORTA-VOZES DO ENCONTRO DE LÍDERES:

Paulo Estivallet de Mesquita, embaixador do Brasil na Colômbia: “Além da honra e do orgulho que nos dá, esta participação representa, de fato, o Ano do Brasil na Colômbia, então será uma oportunidade única para estreitar os laços literários e culturais entre nossas duas nações irmãs”.

Adriana Martínez-Villalba, diretora da Biblioteca Nacional da Colômbia: “A FILBo é um espaço de empatia e confiança. Sempre será emocionante nos encontrarmos e nos reencontrarmos em leituras como 'A Vorágine', um romance que celebramos este ano por seus cem anos”.

Santiago Trujillo, secretário de Cultura de Bogotá: "Bogotá respira e bebe da Amazônia. Quando se lê sobre as sinergias da natureza, sabe-se que uma cidade como esta depende da Amazônia. Isso nos leva a perguntar: como se pode ler o rio Bogotá? Qual é a relação da fauna e da flora com a urbe?”

Beatriz Miranda, diretora do IBRACO: “A língua portuguesa é esse idioma que nos une, uma coluna de encontro, tanto na terra quanto no mar. Que maravilha saber que milhões de pessoas sonham em português. Convidamos vocês a ler a natureza, a visitar a FILBo e a aprender português”.

Andrés López Valderrama, presidente executivo da Corferias: “Convido a todos a desfrutarem desta edição da FILBo, a se imergirem no universo da literatura, a refletirem sobre a importância da natureza e a fazerem parte deste grande encontro que nos convida a construir um futuro mais sustentável e harmonioso para o planeta”.

Emiro Aristizábal, presidente da Câmara Colombiana do Livro: "Ter o presidente Lula na Feira demonstra o interesse do Brasil pela cultura e pelos livros. Esta é a oportunidade para que os colombianos nos aproximemos da literatura brasileira".

Adriana Ángel, diretora da FILBo: “A Feira Internacional do Livro de Bogotá tem como um de seus principais objetivos se posicionar como epicentro de negócios da indústria editorial na América Latina durante o primeiro semestre do ano. A participação do Brasil, como País Convidado de Honra, nos permitirá enriquecer o setor com a presença de editores, distribuidores e outros agentes da cadeia do livro”. Pilar Londoño, diretora de Programação da FILBo: “Vamos falar sobre a natureza através da poesia. Além disso, queremos destacar uma visão mais solidária do natural, porque estamos dentro dele, não por fora”.

[15/03/2024 09:43:14]