Publicidade
Rede social para escritores e leitores busca expandir seu público com concursos literários
PublishNews, Guilherme Sobota, 29/02/2024
Entre agosto e novembro de 2023​, quando a plataforma Universo realizou seu primeiro concurso, a taxa de crescimento de usuários foi de 350%

Rede social Universo é voltada para escritores e autores | © Universo
Rede social Universo é voltada para escritores e autores | © Universo
A rede social Universo – criada em 2022 pelo médico e entusiasta da literatura William Costa Rocha – pretende continuar em 2024 uma trajetória de crescimento, promover mais concursos culturais e expandir recursos para monetização por meio da venda de e-books. Entre agosto e novembro de 2023, quando a rede realizou seu primeiro concurso literário, a taxa de crescimento de usuários foi de 350% – foram cerca de 150 inscrições e R$ 5 mil em prêmios. O endereço da rede, que se define como a primeira social reading brasileira, é Vemseuniraouniverso.com.

O aplicativo funciona como uma plataforma de publicação, onde autores e autoras podem compartilhar seus textos, como poemas, crônicas e ficção. É possível seguir os seus autores favoritos, favoritar e compartilhar os textos, postar imagens, enviar documentos em PDF ou mesmo utilizar o feed como em outras redes, como o X (ou antigo Twitter). Um ranking dentro da plataforma lista os conteúdos mais acessados.

“Essa foi uma estratégia desenvolvida para viabilizar a troca com editores que buscam material para fazer uma publicação, por exemplo. Ou de um diretor que queira filmar/reproduzir aquela cena”, explica William Costa Rocha, criador do App Universo.

Ele explica que um dos objetivos é se aproximar do mercado editorial. "Pretendemos avançar mais no mercado literário através de parcerias com editoras e autores, que podem usar o Universo como vitrine para suas publicações. A certeza que este nicho pode ter é que nosso público é altamente segmentado, são verdadeiros amantes da literatura", comenta, em entrevista ao PublishNews.

O fotógrafo e autor goiano Thiago Maroca conta que usa o aplicativo para compartilhar suas crônicas e fotos, e indica o ranking, a ideia de um concurso cultural e e interface de fácil acesso como motivos para utilizar a rede.

"Descobri o app na internet, quando eu tentava utilizar outro app para escrever, e vi que esse era brasileiro, acabei instalando e achando prático de usar. A interação não é famosa igual a redes sociais mais consolidadas, mas tenho gostado muito dos comentários sinceros a respeito do meu texto. Estou há pouco tempo nesse caminho da escrita, mas sou um entusiasta de tecnologias voltadas a leitura e escrita", explica.

Segundo o fundador da plataforma, neste mês de fevereiro o Universo começou a passar por uma renovação visual, adotando novos ícones e elementos que favoreçam a experiência dos usuários. Outros recursos estão sendo planejados, bem como um novo concurso cultural para os próximos meses.

O 1º concurso

Com o tema “Como a Leitura mudou meu Universo”, a ação do ano passado recebeu mais de 150 inscrições e consagrou três vencedores. Em primeiro lugar, José Felipe Pereira Correia (R$ 3 mil); 2º lugar – Djailson da Silva Lima (R$ 1,5 mil) e 3º lugar – Sabrina Veras de Melo (R$ 500).

Para definir o resultado, os usuários do Universo votaram nos textos preferidos, os 15 mais votados chegaram à final e um comitê formado por parceiros do projeto definiu os três melhores trabalhos. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores também ganharam um troféu e certificado.

[29/02/2024 09:00:00]
Matérias relacionadas
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Editora conquista seu terceiro prêmio na categoria e se torna a líder nacional em publicações Disney
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Leia também
Projeto idealizado e gerido por Afonso Borges promoveu eventos em quatro estados e se prepara para celebrar 40 anos em 2026
Proximidade com a Copa do Mundo em 2026 trouxe interesse em tratar das simbologias do futebol
Notas de Rodapé atingiu mais de 300 mil visualizações em cinco meses, tempo para exibir doze episódios que unem literatura e atualidade