'Um defeito de cor' assume a ponta da Lista de Mais Vendidos da Amazon após desfile da Portela
PublishNews, Guilherme Sobota, 15/02/2024
Livro de Ana Maria Gonçalves aborda a história de uma africana idosa, Kehinde, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas; obra foi publicada pela Record em 2006

Portela no Sambódromo da Marquês de Sapucaí – 12/02/2024 | © Marco Terranova | Riotur
Portela no Sambódromo da Marquês de Sapucaí – 12/02/2024 | © Marco Terranova | Riotur
O livro Um defeito de cor (Record), de Ana Maria Gonçalves, assumiu a ponta da Lista de Mais Vendidos no site da Amazon após a Portela levar o enredo do romance para a avenida na madrugada de terça-feira (13). Até a quarta-feira (14) – dia da apuração dos resultados do Carnaval carioca –, o livro permanecia no topo da Lista, a frente de Café com Deus pai (Vélos), e na manhã desta quinta-feira os livros trocaram de posição.

O livro se esgotou no estoque da Estante Virtual, segundo comunicado da empresa no fim da tarde de quarta-feira (14). As vendas cresceram 3.300% desde a segunda-feira (12). Na quarta, os últimos exemplares disponíveis foram vendidos no site.

Segundo a Record, a venda do livro subiu 10 vezes nesta semana pós-desfile em relação à semana anterior – crescimento que a editora esperava e para o qual se preparou. Houve uma ampla distribuição antes do Carnaval e na quarta-feira mais exemplares saíram para distribuição. Uma nova impressão será realizada na próxima terça, e será distribuída logo em seguida. O livro vai para a 37ª edição.

"De 2017 pra cá, o livro vem numa crescente, acompanhando uma mobilização maior do Brasil em torno das questões raciais, em busca da história não oficial de nosso país colonizado", comenta a editora-executiva da Record, Livia Vianna. "O lançamento da edição especial do livro no final de 2022, com artes de Rosana Paulino, trouxe um novo impulsionamento ao ser lançado junto da inauguração da exposição Um defeito de cor no Museu de Arte do Rio (MAR)".

Ela explica que ao longo do ano de 2023 houve muitas conversas com a Portela, e a autora Ana Maria Gonçalves se aproximou muito da Escola. "Tivemos um evento de autógrafos na Quadra onde o livro esgotou. Foi muito bonito ver essa adesão de Ana Maria à comunidade da Portela e vice-versa. Ela se tornou uma pessoa querida da Escola, muito presente, participando de oficinas e clubes de leitura. A Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela, lançou o curso Quem foi Kehinde, com participação da autora, que foi muito bonito. Havia muita gente inscrita no curso on-line. Houve também encontros presenciais em Madureira também intermediados por Bianca, que foi uma entusiasta de fazer a comunidade ler o livro".

O enredo

A Portela ficou em quinto lugar com a adaptação do livro para o seu enredo do Carnaval. O livro aborda a história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, Kehinde, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Este é pelo menos o quinto enredo da Portela inspirado diretamente em um livro nas últimas décadas – Mário de Andrade e José Alencar foram outros nomes na mesma situação.

Um defeito de cor é um livro épico que tinha mesmo tudo para ser enredo de Escola de Samba", comentou a editora-executiva Livia Vianna, da Record, ao PublishNews em janeiro. "É repleto de história, mitologia e emoção. A primeira pessoa que eu vi cantar essa pedra foi outro autor da casa, Luiz Antonio Simas, anos atrás durante um jantar em que estávamos com a autora Ana Maria Gonçalves em uma Flip, ele disse: 'Um defeito de cor ainda vai ser tema de Escola de Samba, não tenho dúvida'. Por mais que tenha sido uma vontade antiga nossa fomentada por esse comentário de Simas, a concretização veio por escolha dos carnavalescos da Portela, que leram o livro e se encantaram”, comenta a editora-executiva.

Este é o primeiro trabalho dos carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues à frente do carnaval da Portela. Como indica a sinopse do enredo, o sonho da Portela “está baseado no principal fator simbólico que dá consistência para ela ser o que é e chegar aonde chegou: o afeto”. A história do livro, invocando ancestralidades, serve de inspiração para este caminho.

“Somos dois artistas negros fazendo a centenária Portela", disse Gonzaga à Agência Brasil. "A escolha do Um defeito de cor foi exatamente esse encontro de trajetórias. É um enredo que nós dois já tínhamos vontade de desenvolver, mas que só fomos descobrir isso quando nos juntamos na Portela”.

Segundo o jornal O Globo, a editora Record não descarta uma nova reimpressão da obra com a repercussão do carnaval. Desde o lançamento em 2006, segundo a editora, já foram mais de 100 mil livros vendidos.

Ainda na terça-feira (13), o livro Meu destino é ser onça (Record), de Alberto Mussa, também aparecia em alta entre os mais vendidos da Amazon. O livro inspirou o carnaval da Grande Rio.

[14/02/2024 15:20:00]